5 Lugares para se Conectar com a Natureza

5 lugares para se conectar com a natureza – confira o melhor do MS
12 minutos para ler

Se você gosta de viajar, temos uma dica para tornar seu passeio mais emocionante, saudável e revigorante. O turismo de natureza oferece belezas surpreendentes e está mais perto do que você imagina. Neste artigo, vamos apresentar 5 lugares para se conectar com a natureza. Prossiga com a leitura e conheça cidades com diversas atrações em cenários paradisíacos.

Por que escolher um destino de natureza?

Antes de mais nada, você já conhece os benefícios de mesclar viagem com atividades ao ar livre?

O turismo de natureza é uma das tendências do segmento por proporcionar melhorias na saúde do corpo, alma e mente. Ainda mais depois de um período de isolamento social e quarentena, como ocorreu durante a pandemia. Assim, confira a seguir alguns benefícios do contato com a natureza:

Reduz o estresse

Segundo um estudo divulgado pela revista Galileu, ficar apenas 20 minutos por dia em lugares em contato com a natureza reduz significantemente os níveis de hormônio do estresse.

Chamada na reportagem como “pílula da natureza”, o estudo aponta o contato com o meio ambiente como solução acessível para reduzir os impactos negativos da urbanização e do estilo de vida corrido na nossa saúde mental, física e emocional.

Reduz o sedentarismo

Passeios em meio à natureza estimulam a movimentação do corpo. São diversas opções que incluem contemplação de lindas paisagens e ao mesmo tempo esportes de baixo, médio e alto impacto. Tudo conforme a sua disposição e condicionamento físico. Mas, existem alternativas para todas as idades e condições de mobilidade. Basta saber escolher seu destino, bem como os atrativos.

Assim, optando por lugares para se conectar com a natureza, você consegue reduzir um dos grandes vilões do século XXI: o sedentarismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país mais sedentário do mundo. Isso inclui adultos e crianças. Segundo os especialistas, quanto mais sedentário, mais risco se tem de adquirir doenças, como diabetes, problemas articulares, respiratórios, cardíacos, vasculares e etc.

Portanto, é fundamental aliar lazer com a possibilidade de variar o ambiente e exercitar o corpo. Dessa forma, você garante maior qualidade de vida enquanto se diverte.

Melhora a pressão sanguínea e a respiração

Caminhar, correr, nadar, tudo isso ajuda a combater ou evitar problemas de pressão sanguínea, bem como respiratórios.

Essas questões podem também estar ligadas ao sedentarismo, mas não são exclusivas dessa condição. Desse modo, se direcionar para lugares em contato com a natureza, é uma forma de melhorar problemas como asma e alergias respiratórias, por exemplo.

Aumenta os níveis de vitamina D

O contato com o sol é a principal fonte de vitamina D. O mundo contemporâneo vive uma espécie de epidemia de deficiência de vitamina D. Pois, ficamos mais tempo dentro de locais fechados, trabalhando ou estudando. 

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do corpo. Atua na saúde dos ossos, sistema imunológico, metabolismo e diversas outras funções do corpo. Além disso, baixos níveis de vitamina D também estão associados à depressão, bem como doenças neurológicas. 

Porém, muito além de ingerir vitamina D por remédios, mais revigorante para a saúde corporal e mental é se reconectar com a natureza, por todos os motivos já citados anteriormente.

Ajuda na concentração e memória

Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan mostrou que a memória e a concentração também são beneficiadas pelo contato com a natureza.

Quando comparados à cidade, os índices de concentração e memória podem aumentar em 20% de eficácia quando estamos em ambientes arborizados e abertos. Assim, trata-se de mais um benefício à mente escolher um destino com passeios integrados ao meio ambiente. 

Proporciona diversão e lazer para todas as idades

Por fim, mas não menos importante, temos o benefício da diversão e variedade de lazer. Sem dúvida, existe uma atividade ao ar livre ideal para o seu perfil de viajante. Isso permite ainda mais um benefício: incluir as pessoas que você mais ama no passeio.

Assim, atividades do ecoturismo, por exemplo, integram melhor todos os membros da família ou grupos de amigos. Só para ilustrar, você pode combinar passeios de:

  • Contemplação
  • Aventura
  • Descanso
  • Diversão
  • E muito mais!

Basta saber escolher o destino, que é o nosso próximo assunto dentro deste conteúdo. Acompanhe!

5 lugares para se conectar com a natureza: maravilhas do Mato Grosso do Sul

Depois de entender os benefícios de escolher lugares para se conectar com a natureza, chegou a hora de conferir nossa lista de destinos

Concentramos todos eles no estado do Mato Grosso do Sul, pois assim você pode misturar mais cidades na mesma viagem. Sobretudo, se você programar uma estadia mais longa, como férias, por exemplo.

Então, sem mais delongas, conheça os 5 melhores destinos de natureza nesta região repleta de biodiversidade.

1. Bonito MS

Bonito MS é destaque em toda região como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. A estrutura da cidade é completamente voltada à sustentabilidade e ecologia. Nesse sentido, os passeios são focados na segurança e excelente experiência dos turistas.

Assim, Bonito MS reúne uma variedade incomparável de atividades integradas ao ecossistema composto por 6 mil espécies de aves, mamíferos, peixes e plantas. Só para ter uma ideia, 65% das aves catalogadas no estado estão em Bonito MS. São mais de 300 espécies de aves. Plantas, são 4 mil diferentes. Os peixes e mamíferos ultrapassam 200 e podem até mesmo chegar a 2 mil. 

Fauna Bonito MS - Nascente Azul

Assim, além de várias atividades em contato direto com esta biodiversidade incrível, as belezas naturais da cidade também proporcionam uma experiência única. Por isso, é um dos melhores lugares para se conectar com a natureza.

Atrativo de ecoturismo em Bonito MS

Nesse cenário paradisíaco você encontra verdadeiros complexos de ecoturismo, como é o caso da Nascente Azul. Preservando a fauna e flora da nossa localização, oferecemos os passeios mais procurados em Bonito. Com o diferencial de integrar tudo em um espaço de fácil acessibilidade e alta preservação ambiental.

Protegemos nossos mananciais, ampliamos nossa área de vegetação e recuperamos biomas fenomenais, como a Cachoeira de Tufas. Assim, na Nascente Azul, você vive o melhor do ecoturismo de Bonito no mesmo lugar.

Experiência completa de ecoturismo

  • Flutuação: um dos benefícios terapêuticos da flutuação é a redução do estresse e fadiga mental. Dentro d’água, em contato com a fauna e flora aquática, a tensão é aliviada, eliminando também a fadiga muscular. A Nascente Azul oferece a flutuação com maior aproveitamento da cidade, uma vez que integra tudo no mesmo lugar, sem a necessidade de transfer.
  • Mergulho: de forma semelhante à flutuação, o mergulho ajuda a exercitar a musculatura do corpo, contribui positivamente para a capacidade respiratória e alivia o estresse, a ansiedade e a fadiga mental. É uma atividade que gera prazer e diversão, tão fácil e segura que até crianças a partir de 10 anos podem praticar. E nem precisa saber nadar.
  • Balneário: aqui o que não falta é ar puro e contato com a natureza. Por isso, é o espaço perfeito para relaxar, nadar junto com os peixes em um lago de águas cristalinas, oxigenar o corpo e a mente e ainda se divertir com toda família!
  • A maior tirolesa de Bonito: descida emocionante de 450 metros. Você vai se sentir sobrevoando nossas belezas naturais. O esporte é leve, mas permite viver uma experiência incrível de liberdade ao passar por cima de uma cachoeira e de nossas áreas de reflorestamento. Assim, a atividade estimula a liberação de endorfina e outros hormônios associados ao prazer, como a serotonina, dopamina e ocitocina. Além de muita adrenalina!  
  • Pêndulo Humano: é mais uma forma de aventura capaz de ajudar no equilíbrio corporal e agilidade. Além disso, é uma forma de extravasar o estresse e eliminar a fadiga mental. Desafie a gravidade e desfrute de altas emoções curtindo uma vista privilegiada do nosso espaço!
Aventura Nascente Azul - Pêndulo Humano

Então, se você está gostando da ideia de se refugiar em lugares para se conectar a natureza, Bonito MS é uma das melhores opções do país. E a Nascente Azul é um dos atrativos mais completos que você vai encontrar em Bonito. Portanto, não deixe de nos fazer uma visita!

2. Bodoquena MS

Bodoquena, também no Mato Grosso do Sul, é um dos municípios que integram o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Este é um dos atrativos mais procurados por suas variedades de cachoeiras com águas cristalinas.

Bodoquena - MS - lugares para se conectar com a natureza

Situada na região da Serra da Bodoquena, possui vegetação ampla, com muitas árvores e remanescentes da Mata Atlântica e transição para Cerrado/Floresta estacional decidual.

A fauna também é abundante, contendo várias espécies de aves, como: 

  • Arara azul e vermelha
  • Canindé
  • Gavião real
  • E muito mais

Na região, encontram-se mamíferos como: raposa, lobinho, lobo guará, jaguatirica, suçuarana e onça pintada. Além de paca, capivara, cutia, anta, queixada, cateto e entre outras espécies de animais.

O município de Bodoquena fica a 70 quilômetros de Bonito MS. Logo, o turismo entre as duas cidades é bem comum. Desse modo, é possível aproveitar os passeios bonitenses e ainda curtir as belezas deslumbrantes da região da Serra da Bodoquena.

3. Miranda MS

Outra cidade próxima e repleta de verde e vida é Miranda MS. Este é o município mais antigo do Mato Grosso do Sul. Portanto, reserva riquezas surpreendentes da nossa história e cultura.

Miranda MS

O turismo rural é o grande destaque de Miranda. Assim, o destino conta com várias fazendas turísticas, abertas para visitação. Desse modo, você e sua família se divertem e ainda vivenciam hábitos da fazenda, aprendem nossos costumes e ainda desfrutam da culinária sul-mato-grossense.

Se você visitar a região, vai adorar repousar em uma rede em meio às montanhas e se refrescar com um tereré. Ou ainda saborear um arroz com feijão-tropeiro, preparados em fogão à lenha. É de dar água na boca só de imaginar, não é?

De Bonito MS a Miranda MS são um pouco mais de 130 quilômetros. Dessa maneira, a viagem pela MS-339 e MS-178 dura, em média, 1 hora e 40 minutos. Assim, é possível visitar as duas cidades durante sua estadia e incluir um ótimo passeio cultural nos seus planos.

4. Aquidauana MS

Seguindo o roteiro de Bonito a Pantanal, temos Aquidauana. A cidade é mais conhecida como porta de entrada para o cenário pantaneiro sul-mato-grossense. Porém, tem suas próprias belezas naturais. 

Aquidauana MS

Em meio a Serra de Maracaju, o município possui um conjunto de montanhas que divide o estado. Ao leste, encontram-se campos de cerrado. Ao oeste, forma-se uma planície pantaneira, com cachoeiras, cavernas e até praias de areia branca às margens do Rio Aquidauana.

De Bonito MS a Aquidauana são um pouco mais de 200 quilômetros. Logo, trata-se de uma viagem mais longa. Algo em torno de 2 horas e 30 minutos. Assim, é uma das opções de lugares para se conectar com a natureza pensando em fazer um tour por Bonito e Pantanal. Se for o caso, Aquidauana é parada obrigatória! 

5. Pantanal

Finalmente, o tour por estes lugares para se conectar com a natureza não pode dispensar uma imersão completa no Pantanal.

Pantanal MS

O estado Mato Grosso do Sul integra grande parte desta região que é a maior planície inundável do planeta. Assim, é um verdadeiro espetáculo de beleza natural! 

Repleto de biodiversidade, o Pantanal combina harmoniosamente água, fauna e flora. São 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis. Dessa forma, são diversas atrações em contato direto com mata, água e animais incríveis.

Na região, você pode pescar, fazer passeios de barco, de canoa, de trem, observar animais exóticos, como jacarés e onça-pintada, além de visitar diversos atrativos integrados a este rico ecossistema.

Visite nossa região!

Como você viu, o Mato Grosso do Sul reúne grandes riquezas naturais. Com preservação ambiental acima da média, MS tem os melhores destinos do ecoturismo brasileiro. 

O primeiro deles é Bonito MS. As cidades vizinhas também têm seu próprio charme. Assim, em um roteiro mais completo, inclua Bodoquena, Miranda, Aquidauana e Pantanal em sua lista de destinos para conhecer.

Então, começando por Bonito MS, visite a Nascente Azul para não perder um minuto da sua viagem. Aqui, você economiza em termos de tempo e deslocamento, uma vez que é possível fazer os melhores passeios da cidade no mesmo lugar. E pode trazer toda família, pois temos atrações para todas as idades.

Em seguida, contemple os demais lugares para se conectar com a natureza e deixe as maravilhas do Mato Grosso do Sul renovarem suas energias. A biodiversidade da nossa região proporcionará todos os benefícios de uma viagem de natureza. Aqui, não tem lugar para estresse, apenas serenidade e memórias inesquecíveis. Faça-nos uma visita e venha viver dias repletos de emoção com a gente.

#NascenteAzul

#BonitoMS

#MatoGrossoDoSul

#Pantanal

Você também pode gostar

Deixe um comentário

0Shares
Tire suas dúvidas aqui!
Fale pelo WhatsApp
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FALAR SOBRE PREÇO
FALAR SOBRE MINHAS FOTOS
Utilize apenas números e vírgula. Ex: 5,8
VOLTAR
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)