Em toda viagem aprendemos coisas novas, seja pela cultura local, seja pelas novas práticas passadas por outras pessoas. Por conta disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, com objetivo de promover o entendimento entre os povos e conscientizar sobre os ricos patrimônios e os valores das diferentes culturas. Logo, você precisa conhecer destinos de ecoturismo no Brasil.

Mas, o que é o ecoturismo? Também conhecido como eco friendly, são locais que estão comprometidos em construir um mundo melhor por meio de cuidados com os recursos e belezas naturais.

No Brasil já existem diversas cidades e locais que são considerados eco friendly. Além de serem lindos e envoltos em natureza, atendem a todos os gostos! Assim, criamos uma lista com destinos de ecoturismo no Brasil para lhe ajudar a decidir onde pode ser as suas próximas férias. Confira!

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

1. Bonito (MS)

O Mato grosso do Sul é um dos estados com maior quantidade de destinos de ecoturismo n Brasil. Com grande parte do pantanal localizado em seu território, podemos encontrar no local diversas opções de passeio que agradam a todos os gostos.

Bonito, por exemplo, tem inúmeras paisagens naturais. A cidade dispõe de uma estrutura turística bem planejada e desenvolvida, com parques e complexos voltados para visitação, como a Nascente Azul. A diversão fica por conta das várias trilhas, áreas para mergulho, flutuação, cachoeiras e lagos encontrados na região.

Além disso, Bonito foi eleito 15 vezes o melhor destino de Ecoturismo no Brasil. Um dos passeios que mais chama atenção é a Gruta Azul, que tem um lago de água azul e cristalina, com profundidade de 90 metros. Considerada uma das maiores cavidades do mundo, para chegar até lá é necessário caminhar 300 metros e depois descer mais 200 metros de escadas. Um passeio com experiências únicas!

6-destinos-de-ecoturismo-para-voce-conhecer

2.  Fernando de Noronha (PE)

Quando se trata de ecoturismo no Brasil e preservação ambiental, Fernando de Noronha é um dos principais. O arquipélago localizado em Pernambuco é Patrimônio Mundial da UNESCO. É o destino indicado para quem procura sol, mar, um lugar para relaxar, lindas paisagens e muita natureza.

O local tem regras rígidas quanto ao acesso a diversas áreas de preservação e recebe um número limitado de turistas durante a alta temporada. Seus moradores ainda incentivam a preservação e o cuidado com a natureza de todas as 21 ilhas.

3. Gramado e Canela (RS)

Muito visitado, especialmente no inverno, as cidades localizadas no interior do Rio Grande do Sul são muito conhecidas por seus passeios e atrações. Vizinhas, Gramado e Canela são famosas pelo incentivo às práticas sustentáveis e reciclagem.

Alguns dos passeios mais conhecidos de Gramado são as fábricas de chocolate, a Aldeia do Papai Noel, o Lago Negro e o parque temático Mini Mundo. Já em Canela a diversão fica por conta dos diversos parques temáticos, como o Castelinho Caracol e o Parque do Caracol, onde ficam localizados os bondinhos aéreos.

Caso tenha mais tempo, aproveite e visite a mini estação de ski Snowland e, na época do Natal, não se esqueça de dar uma passadinha e conhecer de perto o Natal Luz em Gramado.

4. Vale do Ribeira (SP)

Com um roteiro novo, instituído em 2016, o Circuito Quilombola Paulista compõe sete comunidades. O passeio oferece a oportunidade de conhecer e vivenciar o modo tradicional da vida quilombola, além de aprofundar nas raízes do país.

O roteiro conta com visitas a igrejas, passeios por trilhas, cavernas, casas de farinha, cachoeiras e viveiros de ostras. Além disso, oferece a oportunidade de experimentar a culinária local e tradicional quilombola.

As comunidades que integram o circuito são: Mandira, em Cananéia; André Lopes, Pedro Cubas de Cima, São Pedro e Pedro Cubas, localizadas em Eldorado; e Fazenda Picinguaba e Caçandoca, em Ubatuba.

5. Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca (MG)

É nesses dois municípios vizinhos que fica localizado o Parque Estadual do Ibitipoca. Para proteger a natureza o local tem algumas medidas restritivas com o intuito de controlar o acesso dos visitantes. Para isso, o parque tem suas trilhas já demarcadas, área de camping e estacionamento separados.

O local dispõe de diversas trilhas, grutas, lagos e cachoeiras. As trilhas mais conhecidas são a Janela do Céu, com 16 km de caminhada e uma vista incrível no final; Circuito das águas, uma trilha considerada mais leve com 5 km de caminhada e diversas cachoeiras e lagos no caminho; e o Pico do Pião, com seus 11 km, que dispõe de vistas maravilhosas, e as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, construída em 1932.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

6. Chapada dos Veadeiros (GO)

Para aqueles que amam uma boa aventura, a Chapada dos Veadeiros é o local ideal para passar as férias. O local é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem diversas trilhas, cavernas, lagos, cachoeiras escondidas, poços, rios cristalinos e cânions com vistas maravilhosas. Toda a região das chapadas fica localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, o que entusiasma os visitantes a atmosfera mágica do lugar.

Considerada a principal atração do parque, Saltos do Rio Preto tem quedas d’água com alturas de 80 m e 120 m, onde uma pode ser observada do mirante e a outra contém área reservada para banho. Outro passeio muito conhecido é o Vale da Lua que conta com diversas rochas esculpidas há milhares de anos pelo Rio São Miguel, e lembram paisagens lunares.

Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades (Salvador, BA), Chapada Diamantina (BA), Amazônia (Região Norte), Delta do Paranaíba (PB) e Miranda (MS) são mais alguns destinos de ecoturismo no Brasil para você conhecer.

Vale lembrar que existem algumas atitudes que podem ajudá-lo a se tornar um turista eco friendly, como não desperdiçar água e energia, investir na cultura local, respeitar as pessoas e aprender palavras do idioma local.

Outra dica importante é, antes de viajar, reservar todos os detalhes, como a hospedagem, passeios, alimentação e se informar sobre o local para não correr o risco de nenhum imprevisto.

Agora que você já conheceu mais sobre alguns destinos de ecoturismo no Brasil dá para entender o porquê esse tipo de lugar está ganhando cada vez mais adeptos, não é mesmo? É uma oportunidade incrível que proporciona experiências maravilhosas e únicas.

E aí, gostou dos 6 destinos de ecoturismo no Brasil para você conhecer? Pretende visitar algum deles? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a encontrar o melhor para você.