Quando o assunto é viajar, o que não faltam são locais, passeios, destinos e modalidades. Existem aquelas que são só para relaxar e descansar; outras que são para “turistar” e conhecer lugares novos; as que são ótimas para pegar uma cor e tantas outras.

No entanto, independentemente do destino, a certeza é que viajar pode proporcionar momentos maravilhosos e felizes, especialmente quando viajamos com pessoas de que gostamos para locais especiais e agradáveis.

Com vários destinos entre as opções, o ecoturismo é uma ótima alternativa para quem procura um lugar relaxante e com diversas atividades e aventuras. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um desses locais. Com opções para quem procura conforto e diversão, apresenta diversas escolhas de lazer para quem quer se divertir ou relaxar, além dos ótimos restaurantes e acomodações.

Por isso, quando pensamos em viagem, sempre nos lembramos das agências de turismo e da ampla gama de opções disponibilizadas por essas empresas, além do conforto e da praticidade que esse tipo de serviço proporciona. Entre tantas organizações disponíveis nesse mercado, fica difícil saber qual a melhor para você.

Pensando nisso, criamos este post com dicas do que considerar ao escolher uma agência de turismo e, com isso, fazer das suas férias inesquecíveis.

Procure referências

Você conhece alguém ou já ouviu falar de algum caso em que a empresa deu “calote” nos clientes? Infelizmente, essa situação acontece com frequência e não somente com agências de viagem. Para isso, procure indicações de familiares ou conhecidos, assim, as chances de insucesso são menores.

Existem algumas entidades focadas em agências de viagens, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Por isso, se ficar em dúvida ou preocupado, entre em contato e esclareça tudo antes de fechar a compra.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Opte por uma agência que tenha o que você está procurando

Uma das vantagens de se procurar uma agência de viagens para organizar o seu passeio é a comodidade que esse tipo de serviço oferece. Por isso, antes de escolher a primeira que encontrar, cheque se ela apresenta tudo o que você está procurando.

Alguns modelos de viagem, como as de ecoturismo, precisam ser programadas para locais que oferecem diversas atividades e programas de fácil acesso, com hotéis ou pousadas que tenham boas acomodações e atendam as necessidades dos clientes.

O transporte também deve ser levado em consideração, e as opções devem atender as preferências de quem viajará.

Pesquise opções de destino

Agências costumam ter diversas opções de viagens e destinos para atender a todos os gostos. Dessa maneira, o viajante pode optar pela melhor opção para ele e sua família.

Caso queira fazer uma viagem de ecoturismo, preste atenção às reservas e disponibilidades de passeios e atividades oferecidas por cada localidade. Alguns hotéis oferecem um pacote completo com tudo incluso, enquanto outros fazem vendas isoladas.

Atente aos detalhes, já que algumas opções podem parecer mais vantajosas por conta do preço, mas podem não oferecer todas as comodidades e, no final, sair mais caras.

Prefira hotéis completos

Algumas agências trabalham com locais que dispõem de todas as comodidades. Esses lugares oferecem o pacote completo, como acomodações, passeios e alimentação juntos, assim, fica mais fácil e confortável para os viajantes. Na hora de contratar, descubra se a empresa tem essa opção e avalie se vale a pena para você.

Converse com um funcionário

Tem dúvidas quanto a que agência escolher ou sobre qual opção de viagem é a melhor para você? Converse com um funcionário quanto às questões que estão o incomodando, já que ele é treinado para lidar com esse tipo de situação.

Alguns pacotes ou opções de viagens podem ser montados de acordo com as preferências dos clientes ou alterados para se ajustar às suas necessidades. Para que isso aconteça, informe suas expectativas ao colaborador que o atendeu e discuta uma melhor maneira de chegar ao objetivo.

Caso queira mais informações sobre o destino, pergunte sobre sites, blogs e acomodações. Dessa maneira, ao chegar ao local, não haverá dúvidas.

Leia o contrato

Pode parecer bobagem, mas muitos detalhes são informados no contrato de viagem e, por conta disso, acabam “passando batidos” por aqueles que preferem não ler. O contrato é o documento no qual ficam concentradas todas as informações da viagem, pagamentos, documentos e dados da empresa contratada, assim como as acomodações e o transporte.

Antes de fechá-lo, preste atenção a todos os detalhes ali contidos e, se alguma coisa o incomodar, informe a empresa. Observe também as opções de cancelamento ou mudanças de datas que são ofertadas pela agência, já que é muito comum ser cobrada uma taxa diante dessas opções. Fique atento!

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Peça dicas

O bom de se contratar uma agência de viagens é a possibilidade de pedir dicas, não só sobre destinos e passeios, mas sobre outras questões também. Pergunte sobre o tempo que levará até o destino, os melhores restaurantes e os pontos turísticos, por exemplo.

Outra dica é se informar sobre o que levar para determinados destinos. Em viagens de ecoturismo, por exemplo, ao montar a mala, devem ser escolhidos itens completamente diferentes daqueles selecionados para uma cidade histórica.

Algumas agências têm até panfletos e cards com dicas que vão desde como montar uma mala prática até as melhores opções de bagagens para cada tipo de viagem. Algumas empresas ainda oferecem um passeio como brinde, então, procure saber se isso acontece com determinado pacote.

Guardar o contrato e levá-lo com você, solicitar o voucher e a passagem com antecedência, checar o hotel e o transporte antes de fechar negócio, conferir se o destino atende aos seus desejos e informar-se sobre os documentos necessários são mais algumas dicas para o ajudar na hora de escolher uma agência de turismo.

O mais importante, no final, é que você curta e aproveite bastante a viagem, por isso, fique atento a todas as informações antes e depois de comprar seu pacote. Dessa maneira, você evita que problemas desagradáveis possam surgir.

E aí, gostou das nossas dicas do que considerar ao escolher uma agência de turismo? Acha que podem funcionar para você? Entre em contato conosco para que possamos o ajudar a encontrar a melhor opção!