fbpx
Início » Por que Bonito se tornou um dos principais destinos no Brasil? 

Por que Bonito se tornou um dos principais destinos no Brasil? 

por Nascente Azul

Bonito – MS hoje em dia  não precisa de muitas explicações sobre o destino. Basta dizer o nome que quase todo mundo sabe que é um dos principais destinos de turismo ecológico no Brasil.

Seu nome faz jus a cidade e suas atrações, pois é um dos lugares mais belos no país, além de ter atrações para todos os gostos.

Mas porque, e como, Bonito – MS se tornou um dos principais destinos para férias no Brasil? Neste artigo vamos contar um pouco da história. Continue lendo e confira!

Um pouco da história de Bonito

Bonito é um cidade em que sua principal fonte econômica é o turismo. Sendo a maior parte vinda de recursos naturais, como cachoeiras, trilhas, opções para rapel e balneários.

Como consta no site da prefeitura ,  cidade se formou no entorno de uma propriedade privada, o que explica porque a maioria de seus atrativos são pagos.

Mas não é apenas por isso, outro motivo para que as atividades sejam pagas é o controle de acesso e para a sustentabilidade do local, como abordaremos mais adiante neste artigo.

Estão presentes na cidade diversas ONGs, associações e até mesmo órgãos governamentais que organizam e coordenam o ecoturismo local.  O objetivo é promover a conservação da natureza e a sustentabilidade no local.

Principais atrativos em Bonito

Um dos principais motivos para que Bonito – MS seja um destino muito procurado são os atrativos que existem na cidade. Inclusive foi eleito 15 vezes como o melhor destino para ecoturismo no Brasil, pela revista “Viagem & Turismo”.

Existem opções para todos, adultos, crianças, famílias com filhos pequenos, idosos e pessoas com deficiência. Entre os principais  mais procurados atrativos estão:

Flutuação

Uma das principais atividades em Bonito, e que é quase obrigatório para quem vai à cidade, é a Flutuação. Para contratar a atividade é necessário contato prévio com uma agência receptiva, que será o responsável para garantir sua vaga neste e em outros passeios que deseje fazer. Preenchendo este formulário em nosso site, em poucos minutosuma agência parceira fará contato para finalizar sua reserva e assim garantir os seus passeios, inclusive na Nascente Azul.

A flutuação na Nascente Azul acontece em um rio, de mesmo nome, de onde a água nasce do solo, através de uma fenda de 8 metros de profundidade. Esta atividade é ideal para todos, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

No local acontece um fenômeno natural conhecido como espalhamento, que provoca uma ilusão de ótica que emite uma coloração azul turquesa na água.

flutuação em Bonito

Mergulho com e sem cilindro

Outra atividade famosa para se fazer na cidade é o mergulho, que pode ser feito com ou sem cilindro. Existem opções para quem já pratica a atividade e também para quem é iniciantes e/ou nunca praticou.  Inclusive, quem não sabe nadar pode fazer mergulho, com o acompanhamento de um instrutor da Nascente Azul. 

Durante essa atividade é possível ver de perto diversos cardumes e interagir com a vida aquática, já que é realizada em um lago de águas correntes.

Descida de boia no Rio Formoso

Para quem curte fazer trilhas e ainda aproveitar para se banhar em rios ou cachoeiras, esse é o passeio.

Uma caminhada de  800 metros, mas que proporciona uma vista indescritível, antes mesmo de chegar ao destino principal.

Nesse local é possível fazer atividade de bóia cross, onde se desce o Rio Formoso com boias individuais por pouco mais de 1 quilômetro.

E para os mais receosos, existem também a opção de descer de bote em grupos. Todas as atividades são seguras e contam com monitores no percurso.

Sustentabilidade em primeiro lugar

Mais um fator importante para Bonito ter se tornado um importante destino de ecoturismo é a preocupação com a sustentabilidade local.

A região onde a cidade está situada praticamente acabou com o desmatamento ilegal da mata atlântica. Além de promover um turismo responsável e com foco maior na preservação do que na exploração da região. Por isso, existem fiscalizações constantes e também algumas medidas são tomadas como:

  • Controle de acesso de turismo

Apesar de ter mais de 50 opções de atrativos, todos eles são controlados e possuem um limite de visitantes por dia. Ao atingir esse número não é possível participar da atividade.

Por isso, que é necessário acertar todos os atrativos antes da viagem, inclusive, dependendo da época do ano com alguns meses de antecedência.

Mas esse limite também tem suas vantagens aos turistas, pois com esse controle é possível oferecer mais qualidade nos serviços ofertados.

  • Pesca proibida

Existem diversas espécies de peixes em Bonito, mas para fins de conservação ambiental a pesca é proibida.

Todos os atrativos em Bonito são tratados como Santuários, e com a aproximação dos peixes somente é possível a observação deles.

Essas restrições acontecem em outros atrativos também, inclusive na flutuação, pois não é recomendado pisar no fundo do rio por conta do ecossistema ali presente.

Os negócios são sustentáveis

Bonito atrai principalmente turistas que querem aproveitar a natureza e também a preservação local. Por isso, os negócios na cidade também são sustentáveis, afinal, é preciso dar o exemplo em todos os lugares.

Algumas pousadas, por exemplo, contam com o sistema de compostagem, tem captação de água da chuva e utilizam da energia solar para aquecimento do local.

Isso mostra como toda a cidade está envolvida em manter o título de melhor destino para ecoturismo e também estão preocupados com o meio ambiente em si, muito mais do que apenas em receber os turistas.

Bonito prova que é possível unir turismo e preservação ambiental

Em síntese, um dos motivos para o qual Bonito é hoje o melhor destino para ecoturismo no Brasil, e um dos principais destinos de turismo internacional no Brasil, é mostrar que é possível atrair milhares de turistas para a cidade e ainda assim investir na conservação da natureza.

Enquanto muitos destinos de turismo estão preocupados apenas em lucrar e atrair cada vez mais turistas, sem pensar nas consequências disso para o local.

Já Bonito vai ao contrário disso, o principal na região é a preservação e é exatamente nesse ponto que acaba atraindo cada vez mais turistas para a região.

Se você ficou interessado em saber mais sobre bonito veja neste artigo um pouco mais sobre os atrativos. Ou aproveite para adiantar sua viagem e faça um orçamento com uma agência de receptivo, clique aqui e preencha o formulário.

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais