Esta pequena cidade no Mato Grosso do Sul faz justiça ao nome que carrega: Bonito. Um dos principais destinos de ecoturismo de todo o mundo, as cachoeiras em Bonito são uma ótima opção para quem quer deixar o estresse do dia a dia corrido e recarregar as energias em meio a belas paisagens.

Conhecer Bonito é uma aventura, não importa qual seja a sua idade. O município é seguro, os moradores são simpáticos, o clima é agradável durante o ano todo e a natureza dispensa apresentações. Contudo, se você quer conhecer a região, principalmente em alta temporada, é importante reservar os passeios com antecedência, em uma agência especializada — algumas atrações têm limite de visitação diária, para preservar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre as principais cachoeiras em Bonito e anotar algumas dicas para viajar? Continue a leitura deste texto e descubra como a localidade pode te encantar nas suas próximas férias. Confira!

Conheça as principais cachoeiras em Bonito

Bonito oferece passeios que podem ser feitos por crianças e turistas que estão na terceira idade. Ou seja, diversão para toda a família. Ainda, a região é repleta de belezas naturais, e quem visita a cidade pode se banhar nas cachoeiras, fazer flutuação nos rios, arvorismo, explorar grutas, tirolesa e muito mais.

Dentre as cachoeiras, existem opções com águas cristalinas e outras com altas quedas d’água. Há, ainda, aquelas que têm cavernas inundadas e que surpreendem os turistas que as visitam. Algumas são de fácil acesso, para quem viaja com as crianças, e outras que somente podem ser fotografadas, por motivos de segurança ou preservação.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Nascente Azul

Se você está viajando para descansar com a família ou com amigos e para entrar em contato com a natureza, mas não sabe por onde começar, conheça mais sobre a Nascente Azul. O complexo de ecoturismo está em atividade desde 2012 e hoje oferece diferentes opções de passeios.

Na Nascente Azul, está localizada uma das mais belas cachoeiras de tufa calcária, formação que ocorre pela dissolução de calcário na água e que, aos poucos, se fixa nas pedras, troncos, musgos, folhas e o que mais encontrar pelo caminho. As camadas de calcário, portanto, se solidificam com o passar do tempo, e a cachoeira nunca para de crescer, formando um lindo véu — uma das visões mais encantadoras de Bonito.

O Complexo Nascente Azul também permite que os turistas façam flutuação, atração bastante procurada na cidade. Além disso, no balneário, há diversas outras atividades para curtir com toda a família, como a maior tirolesa do Mato Grosso do Sul e trilhas ecológicas que permitem o contato com animais da região.

Vale destacar que a Nascente Azul tem acessibilidade total, permitindo que pessoas com necessidades especiais se divirtam com total conforto e segurança. Quer montar um roteiro especial para a viagem dos seus sonhos? Entre em contato com quem conhece toda a região e pode te ajudar a viver momentos especiais.

Cachoeira Boca da Onça

Essa é a maior das cachoeiras em Bonito: sua queda d’água tem 156 metros! Se você está em dia com o condicionamento físico, não deixe de ver essa maravilha natural, que é acessada por meio de uma trilha de cerca de 4 km pela mata do Rio Salobra.

Cachoeiras do Rio Mimoso

O Parque das Cachoeiras, no Rio Mimoso, oferece diversas atrações em um único lugar. Ou seja, diversão garantida para toda a família! Esse passeio inclui uma trilha ecológica com sete paradas para banhos em cachoeiras ou piscinas naturais e dura, em média, três horas. Na Estância Mimosa, também há passeios que incluem almoço com comida caseira.

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

A 70 km de Bonito, essa atração explora o maior trecho de mata atlântica do interior do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena — patrimônio da Unesco. Ideal para quem viaja com crianças e quer fazer um bate e volta desde Bonito. O parque oferece caminhadas tranquilas pela mata, com paradas para banho e passeio de bote.

Cachoeira Ceita Corê

Dividido em duas partes, esse passeio permite que os turistas vejam cachoeiras e se banhem em seis pontos diferentes. Ainda, há a opção de praticar tirolesa e conhecer mais sobre a fauna e a flora da região. Ao visitar e mergulhar na nascente do Rio Chapena, você poderá conhecer uma caverna inundada com mais de 150 metros de profundidade!

Rio do Peixe

O complexo Rio do Peixe é formado por várias cachoeiras que podem ser visitadas. Ainda, os turistas podem conhecer uma caverna submersa ou pular das pedras para dentro do rio. Há, também, trilhas ecológicas para pessoas de todas as idades e um redário para quem quer descansar enquanto vislumbra a natureza.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Arrume sua mala para curtir o passeio

Quem viaja para um destino de ecoturismo precisa ter atenção na hora de se preparar. A primeira escolha deve ser sobre a mala: dê preferência para as mochilas resistentes. Além disso, nos dias de visitar as cachoeiras ou realizar outros passeios, como a flutuação, você precisa optar por poucos objetos, para não carregar peso sem necessidade.

Sendo assim, tenha uma outra mochila, pequena, para os passeios diários. Não se esqueça do filtro solar e do repelente, assim como de um boné ou chapéu, principalmente nos dias mais ensolarados. Além disso, leve uma sacola plástica, para proteger seus pertences ou guardar roupas molhadas.

Na hora de se vestir, opte por roupas leves e confortáveis e calce um par de tênis resistente ou botas próprias para caminhada — e não se esqueça de usar meias que não vão machucar seus pés durante as trilhas ecológicas. Ainda, leve uma troca de roupas e um par de chinelos na mochila quando o passeio incluir piscinas, por exemplo. Também vale a pena ter uma blusa leve, caso você vá voltar para o hotel somente à noite.

O município é o destino ideal para quem quer descansar em meio à natureza, fugir da correria dos dias atarefados ou se divertir com toda a família. Além das cachoeiras em Bonito, a flutuação nos rios de água doce é uma ótima experiência se você quer viver novas aventuras enquanto aprecia belezas naturais.

Agora você já conhece as principais cachoeiras em Bonito e quais atrações precisa visitar. Por isso, saiba mais sobre como arrumar as malas para um passeio de ecoturismo e boa viagem!