Viajar é uma das melhores coisas já inventadas. Afinal, ter a oportunidade de conhecer novas culinárias e culturas, relaxar, descansar e aproveitar alguns dias é realmente algo muito bom. Viagens de ecoturismo são ótimas opções para quem está à procura de um lugar tranquilo com muitas atividades ao ar livre e algumas aventuras.

Passar o dia fazendo trilhas, conhecendo cachoeiras, mergulhando e se aventurando pode ser uma experiência e tanto. Por conta disso, lugares como Bonito (MS) têm se tornado um destino muito procurado tanto por quem quer relaxar quanto pelos amantes de aventura.

Mas, saber o que levar em uma viagem desse tipo acaba gerando dúvidas em muitas pessoas. Afinal, não podemos montar uma mala igual a que levamos quando vamos à praia ou visitar uma cidade histórica. Antes da viagem, questionamentos como qual mala levar e tipos de roupas e itens necessários podem surgir.

Pensando nisso, criamos este post com dicas valiosas de como fazer as malas para viagem de ecoturismo a fim de ajudar você a resolver de vez esse empecilho. Confira!

Leve uma mala que consiga carregar

Quando vamos viajar, é bastante comum escolhermos a mala pelo tamanho. Com isso, muitas vezes, acabamos com uma bagagem que nem mesmo nós conseguimos levantar. Essa não é uma boa opção para uma viagem de ecoturismo.

Lugares de ecoturismo costumam apresentar um acesso um pouco mais difícil, com matas e poeira, por exemplo, o que dificulta o caminho. Para que a bagagem não seja um transtorno, escolha o equipamento pelo material.

Alguns modelos de bagagem, como mochilas e malas de mão, costumam ser feitos de lonas e materiais mais leves. Dessa maneira, há a opção de levar bastante coisa e não pesar tanto quanto um tipo convencional. Nesses casos, malas de rodinha costumam atrapalhar, por isso fique longe. Uma ótima indicação são os mochilões, que vêm em diversos tamanhos e opções de modelos para atender as suas necessidades.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Informe-se sobre a previsão do tempo

Independentemente do lugar para o qual vamos viajar, procurar informações sobre a previsão do tempo para os dias de passeio pode ser de grande valia na hora de arrumar as malas. Assim, você pode escolher as peças e pertences de acordo com o clima.

Essa dica pode ajudar também na seleção de atividades e passeios, na medida em que o tempo com sol ou com chuva pode interferir na programação. Os tipos de roupas usadas podem mudar, e saber com antecedência facilita na hora de organizar a bagagem.

Escolha as roupas de acordo com os dias

Na maioria das vezes, montar malas pode ser cansativo. Escolher as roupas que pretende levar pode tomar tempo e paciência. Na hora de fazer as malas para viagem de ecoturismo, separe as roupas por dias e de acordo com as atividades planejadas.

Caso vá fazer uma trilha, escolha peças confortáveis e que não atrapalhem durante o caminho. Por conta de alternativas como mergulhos ou idas a cachoeiras, roupas de banho devem ser adicionadas.

Lembre-se também de separar roupas para atividades noturnas, além de um conjunto de roupas de frio para o caso de o tempo virar de um dia para o outro.

Monte um checklist

Quem nunca montou uma mala de viagem e quando chegou ao destino percebeu que esqueceu de pegar alguma coisa? Por mais bobo que possa parecer, essa situação acontece com muita frequência.

Para evitar esse estresse, monte um checklist com todas as coisas que precisa pegar e fazer antes de viajar. Dessa forma, as chances de deixar alguma coisa para trás são mínimas. Se preferir, faça listas com diferentes assuntos, como o que precisa comprar, separar e guardar. Assim fica mais simples e rápido.

Não se esqueça dos acessórios

Durante uma viagem de ecoturismo, alguns acessórios não podem faltar para tornar tudo mais prazeroso. Itens como repelente, protetor solar, boné, óculos de sol e uma mochila pequena são alguns desses objetos considerados essenciais.

Antes de viajar, cheque com o local de hospedagem se ele disponibiliza toalhas e produtos de higiene, de modo a não correr o risco de só descobrir quando chegar lá. Caso vá fazer alguma atividade noturna, lembre-se de levar lanterna. Um kit de primeiro socorros é sempre primordial e, caso a previsão do tempo seja de chuva, não se esqueça da capa de chuva.

Se achar necessário, leve também comidas e bebidas. Alguns passeios não oferecem a opção de lanches, por isso pesquise antes e, se precisar, coloque na mala.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Organize de maneira que caiba tudo

Depois de identificar todos os itens necessários para montar a bagagem, a dúvida principal é como fazer tudo caber na mala. Por isso, comece colocando os sapatos e itens mais pesados no fundo, assim você consegue ter uma noção do espaço que sobra.

Peças como meias e roupas íntimas podem ser colocadas em saquinhos próprios e enfiados dentro dos calçados, economizando espaço. Atualmente, encontrar kits de viagem para produtos de higiene é muito fácil. Com eles, não existe a necessidade de levar embalagens grandes.

Dobre as roupas fazendo um rolinho com cada peça. Isso diminui o espaço ocupado e contribui para sobrar lugar para mais peças. Por último, coloque os itens de maior necessidade — e mais frágeis. Caso prefira, esses objetos podem ir em uma bolsa de mão à parte.

Leve dinheiro em espécie

Para muitos, essa dica pode parecer um pouco sem sentido, mas com as facilidades do cartão de crédito e débito, esquecer-se de levar dinheiro é muito comum. Porém, em uma viagem de ecoturismo, muitos lugares e atividades só aceitam dinheiro como pagamento. Assim sendo, separe uma quantia para essas ocasiões.

Dependendo do local e da emergência, achar a opção de pagar por meio de cartão ou da internet pode ser inviável. Por causa disso, levar uma quantia extra pode ajudar você a se precaver de surpresas desagradáveis.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de levar a sua animação na mala. Viagens devem ser divertidas e para relaxar, por isso deixe chateações e problemas em casa, colocando somente coisas boas na sua bagagem.

E aí, o que achou das nossas dicas de como fazer as malas para viagem? Aproveite que está por aqui e descubra um pouco mais sobre o que é ecoturismo.