fbpx
Início » Conheça as principais trilhas no Mato Grosso do Sul para caminhar

Conheça as principais trilhas no Mato Grosso do Sul para caminhar

por Nascente Azul

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino onde a natureza predomina. Por isso, o ecoturismo está em alta na região e vem crescendo cada vez mais no interesse dos turistas. Para quem busca esse tipo de viagem, caminhadas em meio à natureza são indispensáveis, por isso as trilhas no Mato Grosso do Sul são sempre um ótimo programa.

Esse tipo de turismo, também conhecido como turismo sustentável, é o segmento que tem como objetivo preservar e incentivar o patrimônio cultural e natural. Nesse tipo de destino, é comum encontrarmos atividades e passeios em meio à natureza, como mergulhos, flutuação, tirolesa e trilhas.

Durante as trilhas, é possível conhecer diferentes tipos de fauna e flora, além de praticar exercícios físicos e ter experiências únicas. Pensando nisso, criamos este post para falar um pouco mais sobre esse tipo de atividade e apresentar a você as principais trilhas no Mato Grosso do Sul. Confira!

Os benefícios de se fazer trilha

A prática da trilha vem conquistando cada vez mais adeptos com o passar do tempo. É que essa atividade, além de ser ótima para manter a saúde em dia, proporciona experiências incríveis em contato com a natureza.

Os adeptos do exercício amam e fazem sempre, e quem experimenta pela primeira vez quer fazer de novo. Além de ser um exercício físico, alguns dos outros benefícios são perder peso, controlar glicose e colesterol, aumento de resistência, relaxar e, como já falamos, explorar a natureza.

principais trilhas no mato grosso do sul para caminhar

Onde encontrar as melhores trilhas no Mato Grosso do Sul

A seguir, listamos algumas trilhas no Mato Grosso do Sul onde você pode caminhar e entrar em contato com a natureza:

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Trilha do Formoso

Para quem procura caminhada, belezas naturais e muita água, a trilha do formoso é ideal. O passeio começa na recepção do parque, onde são repassadas as orientações. Logo após todos recebem o colete salva-vidas e têm a opção de se trocar, caso desejem; quando todos estiverem prontos, começa o percurso. Os passeios são acompanhados por guias especializados e os grupos têm tamanho limitado.

O primeiro trecho do passeio conta com uma caminhada de 2 km até o deck do Paraíso. Em meio à mata ciliar, conta com árvores centenárias, e é nesse deck que é feita a primeira parada para banho no Rio Formoso. Seguindo o passeio, os visitantes ainda conhecem o deck da Tirolesa e da Chiquita, onde há mais uma parada para banho.

Durante a caminhada, os visitantes ainda conhecem mais 5 decks, dentre eles o do Boia Cross. Para finalizar, é feito o retorno até a área de lazer da Lagoa, onde os visitantes podem desfrutar do espaço pelo resto do dia.

Trilha da Nascente Azul

A trilha pode ser dividida em duas etapas. A primeira, com 300 metros de extensão, se inicia no receptivo e passa pelo bosque de bacuris, morada de vários animais, como quatis e macacos. Logo a seguir, passa por uma das mais belas paisagens da região e de Bonito, uma extensa cachoeira em forma de véu, um atrativo que rende lindas fotos.

No mesmo local se encontra uma MCE (Micro Central Elétrica), que gerou energia para a fazenda por anos e permanece em funcionamento pelo seu valor histórico para a região. Após subir alguns degraus, chega-se à grande torre onde são realizadas as atividades de aventura, com sua incrível tirolesa (a maior do estado).

A partir desse ponto, a trilha só pode ser feita com acompanhamento de guia. Nesse trajeto são percorridos aproximadamente 1000 metros, pelos quais pode ser contemplada a mata nativa de entorno do Rio Bonito, com toda sua fauna e flora exuberantes, além de seu ponto alto que é a área de contemplação da Nascente Azul, com seus incríveis e variados tons de azul. Vale ressaltar sua total acessibilidade a todos (ideal para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida).

O visitante retorna com veículo do atrativo até a recepção, onde poderá aproveitar todo o complexo de turismo Nascente Azul. Lá ele encontra uma estrutura para atender a toda a família com diversas atividades, como mergulho em água doce, flutuação e muitas aventuras, como tirolesa e pêndulo humano.

O balneário, com suas múltiplas atividades, é a escolha ideal para passar o dia se divertindo, com a opção de banho na piscina ecológica presente no local, a única da região. Conta também com bares e restaurantes para tornar a experiência inesquecível.

principais trilhas no mato grosso do sul para caminhar

Cachoeira Boca da Onça

Para quem tem pique e fôlego, o passeio até a cachoeira Boca da Onça é uma ótima opção. A atração começa com uma trilha de 4.000 metros de percurso, em meio a uma mata de preservação com as mais belas paisagens, além das diversas cachoeiras de águas cristalinas que se encontram no caminho. Os passeios são acompanhados por guias especializados e os grupos têm tamanho limitado.

A cachoeira Boca da Onça é a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. Lá também é encontrado o rapel de plataforma mais alto do Brasil. São 90 metros de descida pelo Cânion do Rio Salobra, com muita adrenalina e paisagens extraordinárias.

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Parque das Cachoeiras

A trilha ecológica localizada no Parque das Cachoeiras, no Rio Mimoso, conta com um percurso na mata ciliar em meio à flora e fauna locais. O trajeto conta com sete belas cachoeiras, piscinas naturais, com a opção de banho, além de pequenas cavernas. Os passeios são acompanhados por guias especializados e os grupos têm tamanho limitado.

Após a atividade, os visitantes retornam à sede, onde podem desfrutar de um almoço com pratos típicos e sobremesas regionais, feitos em fogão a lenha. O parque conta com diversas atividades para quem deseja relaxar, como redário, um mirante com vista para uma linda cachoeira e cavalgadas pelos campos da região.

Trilha da Vazante

A Trilha da Vazante possui 900 metros e tem duração de aproximadamente 2 horas. A trilha é em madeira sobreposta na área da vazante, que pode estar inundada ou seca, na área florestal da Fazenda San Francisco.

Durante o percurso, existem diversos capões de mata e área aberta, o que permite observar uma grande variedade de aves e mamíferos, como capivaras e cervo-do-pantanal – até onça-pintada já foi avistada na região. Ao final do passeio, chega-se ao mirante, que, com 10 metros de altura, tem uma bela vista para a paisagem pantaneira.

Serra da Bodoquena

O Parque Nacional de Serra da Bodoquena abrange uma área de 76.481 hectares e apresenta características geológicas especiais, com elementos como urânio, cobre, dolomito, minerais de calcário e chumbo na sua formação. Um dos trajetos mais conhecidos é o da Serra da Bodoquena, com uma trilha que possui 2,5 km de percurso a pé e mais 2 km no passeio de bote, no qual todas as idades são permitidas.

Durante o trajeto, o visitante poderá desfrutar de diversas cachoeiras e de oito paradas de banho nas maravilhosas piscinas naturais do Rio Betione. A região ainda possui uma estrutura com várias atrações e atividades para a família inteira, como quadra de vôlei, hospedagem, tirolesa, quiosque bar, piscinas adulto e infantil e almoço típico de fazenda, feito no fogão a lenha.

Agora que já conheceu um pouco mais sobre essa atividade tão benéfica e que proporciona tantas oportunidades incríveis, deu até vontade de conhecer as trilhas no Mato Grosso do Sul, não é mesmo? Antes de começar, preste atenção às roupas e sapatos indicados para cada trilha. Não se esqueça de levar alguns itens essenciais, como protetor solar, água, repelente e um lanchinho para o caminho.

E aí, gostou de conhecer as principais trilhas no Mato Grosso do Sul? Pretende percorrer algumas delas? Aproveite e leia também nosso artigo sobre as principais cachoeiras em Bonito para você curtir.

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais