fbpx
Início » Ecoturismo Brasileiro é Destaque no Mundo

Ecoturismo Brasileiro é Destaque no Mundo

por Nascente Azul

Ecoturismo é um tipo de turismo com atividades que aproveitam o patrimônio natural de forma sustentável. Assim, como o território nacional possui destinos com fauna e flora privilegiadas, o ecoturismo brasileiro é destaque em todo mundo. Confira aqui quais os melhores lugares do ecoturismo no Brasil e se prepare para realizar uma viagem incrível!

Por dentro das atividades do ecoturismo

Antes de tudo, vamos conhecer um pouco mais esta modalidade de turismo?

O Brasil é lindo e isso contribui para o crescimento do turismo de natureza. E mais especificamente o ecoturismo.

Ambos têm o foco de reconectar o viajante ao meio ambiente. Porém, o ecoturismo abrange um conceito mais focado na ecologia, sustentabilidade e preservação ambiental.

Desse modo, os destinos de ecoturismo brasileiro são aqueles que conseguem preservar o cenário ideal para a prática das atividades. Assim, são lugares com variedade de:

  • Cachoeiras
  • Lagos e rios caudalosos
  • Vegetação nativa
  • Espécies de animais nativos
  • Formações geológicas
  • E entre outros recursos naturais que proporcionam um cenário incrível para as atividades.

Falando mais expressivamente nelas, o ecoturismo brasileiro oferece dezenas de atrações. As principais delas são:

Trilha

Também chamada de trekking, consiste em caminhadas leves por percursos repletos de mata nativa, paisagens de montanhas e contato com animais.

Embora exija certo condicionamento físico, as trilhas podem ser atividades acessíveis a todas as idades e condições de mobilidade. Afinal, o conceito de ecoturismo envolve a inclusão nos passeios, desburocratizando aventuras.

Nesse sentido, os atrativos tendem a criar uma estrutura que permita a visita de gestantes, idosos e cadeirantes, por exemplo. Só para exemplificar, a estrutura da trilha acessível da Nascente Azul possui equipamentos adaptados para cadeirantes.

Trilha Acessível - Nascente Azul - Bonito MS

Além disso, existem percursos mais curtos e que mesclam outros passeios, como a flutuação ao final do trajeto.

Flutuação

A flutuação é uma atividade simples, que consiste em deixar o corpo ser levado suavemente pela água. Existem dois tipos de flutuação mais comuns: a de nascente e a de rio. As de nascente são em águas mais mansas e com maior cristalinidade, pois não recebem outros afluentes, permitindo maior tranquilidade ao participante.

Outra característica fundamental para a atividade é a transparência da água. Além disso, a biodiversidade aquática.

Afinal, o objetivo do passeio é contemplar peixes e toda vida debaixo d’água. Assim, é essencial alta preservação dos mananciais e boas condições de visibilidade de água.

Dessa forma, é como se fosse boiar de barriga para baixo em uma piscina enorme repleta de peixes coloridos. Veja por exemplo uma experiência de flutuação aqui na Nascente Azul.

Flutuação - Nascente Azul - Bonito MS

Mergulho

Também chamado de mergulho com cilindro, mergulho autônomo ou mergulho subaquático, consiste em ir mais fundo em águas cristalinas e repletas de vida.

Muito além dos peixes, o participante passa por trilhas submersas, contemplando em mais detalhes o mundo subaquático. Só vendo e vivendo mesmo para entender a emoção.

Neste tipo de atividade, o participante veste aparatos externos para respirar e se locomover debaixo d’água. De maneira bem tranquila e segura, junto com os guias, o turista pode interagir com os animais aquáticos e registrar um momento único como este:

Mergulho Nascente Azul - Bonito MS

Vale ressaltar que esse passeio não necessariamente exige experiência prévia ou habilidades de natação. Aqui na Nascente Azul, por exemplo, oferecemos todo equipamento, suporte e toda preparação para que pessoas a partir de 10 anos de idade se sintam confiantes em mergulhar nas nossas águas cristalinas.

Passeio em Cachoeiras

Fechando nossas dicas de atividades em água do ecoturismo brasileiro, não poderíamos deixar de mencionar os passeios de cachoeira. Afinal, o Brasil tem as quedas d’águas mais bonitas do mundo!

Trata-se de uma atividade mais leve, que mescla caminhada, contemplação e banho nas águas refrescantes das cachoeiras.

O estado do Mato Grosso do Sul possui diversas opções de lindas cachoeiras, por exemplo. Nessa região, a maior delas é da Boca da Onça, na divisa da cidade de Bonito MS.

Balneário com Cascata

O passeio de cachoeira geralmente demanda um dia inteiro, considerando o transporte de ida e volta até elas. Porém, nós temos uma dica para você tirar mais proveito do seu dia e garantir mais variedade de lazer sem deixar de curtir uma queda d’água super bacana.

No balneário Nascente Azul em Bonito MS você encontra diversas atividades de ecoturismo em um só lugar. Inclusive uma cascata incrível! Nela, você pode deixar a água cair no corpo e curtir uma massagem relaxante das águas refrescantes desta maravilha natural.

Balneário com Cascata - Nascente Azul - Bonito MS

A Cascata Massagem, como chamamos, é formada pela saída da água do lago, onde nosso balneário está estruturado. É o cenário perfeito para se reconectar com a natureza, revigorar o corpo, a alma e a mente. Se você está curtindo o ecoturismo brasileiro, então, venha conhecer esta maravilha dentro da Nascente Azul!

Tirolesa

A tirolesa é uma das atividades mais populares do ecoturismo no Brasil e no mundo. O passeio tem origem na Áustria e surgiu para transportar objetos e pessoas de pontos mais altos aos mais baixos.

Com o tempo, esse percurso feito por cabos aéreos se tornou um esporte repleto de emoção! Na pegada do ecoturismo, quem desce por uma plataforma de tirolesa tem uma vista repleta de verde e vida, como esta aqui:

Tirolesa Nascente Azul - Bonito MS

Trata-se de uma atividade de baixo impacto, acessível a crianças e adultos de todas as idades. Porém, é preciso toda segurança. Além de capacetes e cintos específicos, é preciso contar com um estabelecimento certificado pela norma internacional ISO-21101, no Sistema de Gestão da Segurança para a prática das atividades de turismo de aventura, como a Nascente Azul.

E não poderíamos deixar de mencionar que temos por aqui a maior tirolesa de Bonito MS. O percurso é de 450 metros de distância! O participante “sobrevoa” pela Cachoeira de Tufas e árvores dentro do nosso cenário natural. Impossível não se emocionar!

Ecoturismo Brasil Melhores Destinos

Depois de selecionarmos as principais atividades do ecoturismo brasileiro, chegou o momento de indicarmos os melhores destinos para você visitar. Preparado? Confira agora onde encontrar essas maravilhas naturais!

Bonito (MS)

A cidade de Bonito está localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Foi eleita dezenas de vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. O prêmio é concedido pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. A eleição é feita segundo a opinião de turistas de todo mundo.

Ecoturismo Brasileiro - Bonito MS

Além de ser uma cidade com recursos naturais privilegiados, Bonito se destaca pelo seu compromisso ambiental. Por isso, é um dos destinos nacionais que mais faz jus ao conceito de turismo ecológico e sustentável.

Só para exemplificar, em Bonito MS os passeios só podem ser adquiridos por agências de turismo e viagens. Assim, só é permitido participar das atividades com o voucher emitido pelas agências. Desse modo, é feito um rígido controle de visitantes para preservar os mananciais, formações geológicas e todo ecossistema bonitense.

Como resultado, é o cenário perfeito para várias atividades em contato com a natureza. Além disso, o destino oferece estrutura diferenciada, incluindo: banheiros, vestiários, chuveiros aquecidos, equipamentos, instalações adaptadas, bar, restaurante e muito mais. Dessa maneira, você encontra em Bonito o que há de mais maravilhoso na natureza brasileira:

  • Vegetação em transição da Mata Atlântica e do cerrado
  • Animais nativos que podem ser observados durante os passeios
  • Cachoeiras caudalosas com piscinas naturais de águas cristalinas
  • Grutas, como o Monumento Natural Gruta do Lago Azul
  • Rios e lagos repletos de peixes
  • E muito mais

Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. O arquipélago está localizado no estado de Pernambuco, a cerca de 350 km do largo da costa nordeste do Brasil.

Ecoturismo Brasileiro: Fernando de Noronha - PE

De forma semelhante a Bonito MS, o local mantém um limite rígido de visitantes para preservação ambiental. Então, tem também um forte conceito de ecoturismo.

Nesse sentido, as atividades em Fernando de Noronha se resumem às praias de águas quentes e mornas, bem como trilhas ecológicas.

Socorro (SP)

Localizada no interior do estado de São Paulo, fazendo divisa com o estado de Minas Gerais, Socorro SP é uma pequena cidade, mas com grande charme e potencial para o ecoturismo.

Socorro SP

Situada no Circuito das Águas Paulista e na Serra Mantiqueira, a paisagem socorrense é vasta em montes verdejantes e recursos hídricos. Dessa maneira, é comum a prática de rapel, rafting, trilhas, banho de cachoeiras e etc. Assim, trata-se de um destino que mescla aventuras com o descanso do interior.

Gramado (RS)

Gramado, no Rio Grande do Sul, é a cidade mais famosa da Serra Gaúcha. Embora seja um destino de lindas paisagens, o grande forte local é o turismo gastronômico.

Gramado - RS

Assim, você até pode aproveitar um passeio incrível ao ar livre na cidade de Gramado. Mas, o conceito integral do ecoturismo é mais forte em Bonito MS, por exemplo.

Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, é a terra das Cataratas! Assim, o destino reúne atividades ao ar livre e de contemplação. Além disso, oferece passeios de barco, caiaque e visitação a minas, por exemplo.

Foz do Iguaçu - PR

É um destino lindo, emocionante e que permite a contemplação desta queda d’água incrível!

Paraty (RJ)

Paraty é uma pequena cidade localizada entre o estado do Rio de Janeiro e São Paulo. É composta por montanhas verdejantes e recursos hídricos lindos. Assim, é mais um cenário propício ao ecoturismo.

Paraty - RJ

Algumas atividades encontradas em Paraty são: trilhas, Stand Up Paddle, rafting, contemplação de pássaros e entre outras.

São Lourenço (MG)

É um município dentro do estado de Minas Gerais, sendo uma das estâncias hidrominerais mais conhecidas do Brasil. Você pode fazer passeios de pedalinho, caminhadas e diversos passeios históricos.

São Lourenço - MG

Aliás, os principais pontos turísticos da cidade incluem Maria Fumaça e a Igreja Matriz São Lourenço. Portanto, é um destino com um conceito forte de turismo histórico e cultural.

Ecoturismo Bonito Brasil

O grande diferencial de Bonito MS diante de tantos destinos do ecoturismo brasileiro é a imensa beleza natural e biodiversidade da região. Poucos destinos mesclam tão bem a fauna e flora com as atividades do ecoturismo.

Ecoturismo Brasileiro - Bonito MS - Nascente Azu

Além disso, Bonito MS é referência nacional no que se refere a turismo responsável e ecológico. Nesse sentido, o município também ganhou o prêmio internacional World Responsible Tourism Awards.

A qualidade do sistema de voucher é uma das características que surpreende organizações mundiais de turismo, o que fortalece a preservação ambiental na cidade. Não à toa, Bonito coleciona reconhecimento nacional e internacional.

Resguardando seu patrimônio natural, Bonito MS tem um cenário único que atrai viajantes de todo mundo. Portanto, é o Top #1 inquestionável desse segmento de turismo no Brasil.

Como aproveitar ao máximo um dia de ecoturismo brasileiro

O primeiro passo é definir seu próximo destino. Pensando em ecoturismo brasileiro, você já sabe que Bonito MS é o campeão, não é?

Então, a próxima dica é saber escolher seu passeio. Principalmente se você fizer uma viagem curta, de 2 a 3 dias. Pois, se você vem de outros estados, só de voo se perde um dia inteiro tanto para chegar quanto para ir. Como resultado, você terá apenas um dia inteiro para aproveitar as atividades citadas anteriormente.

Desse modo, é necessário ter um dia muito proveitoso. Para isso, uma maneira é passar o dia em um atrativo com vários passeios, sem a necessidade de transfer. Por exemplo, aqui na Nascente Azul você pode fazer no mesmo dia a flutuação e as diversas atividades do nosso balneário:

  • Aqualokko
  • Tirolesa Aquática
  • Praia de Água Doce
  • Piscina Ecológica
  • Cascata
  • E muito mais!

Ou, ainda, adicionar ao seu passeio (por exemplo, ao mergulho), as emoções de nossas atrações de aventura: Tirolesa e Pêndulo Humano.

Assim, na Nascente Azul você aproveita ao máximo seu dia em Bonito MS e vive as melhores experiências do ecoturismo brasileiro. É ou não é tudo de bom? Então, marque sua viagem e venha visitar nosso complexo de ecoturismo!

#NascenteAzul

#Ecoturismo

#BonitoMS

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais