fbpx
Início » Saiba tudo sobre as flutuações em Bonito!

Saiba tudo sobre as flutuações em Bonito!

por Nascente Azul

Se você é do tipo de pessoa que aprecia o contato com a natureza e busca relaxar em família, com os amigos ou ao lado daquela pessoa especial, certamente já pensou em conhecer a região da amazônia e o pantanal. Você já ouviu falar das flutuações em Bonito?

Esse tipo de passeio é o grande diferencial da região e atrai turistas de todo o mundo. O motivo está relacionado às águas impressionantemente cristalinas, que possibilitam uma visualização completa de todo o ecossistema subaquático — isso sem contar os incríveis tons de azul que colorem as águas das nascentes.

Ficou interessado em saber mais sobre as flutuações em Bonito? Então continue a leitura deste post para saber melhor do que se trata o passeio, quais são as opções de flutuação existentes na região e os cuidados que você precisa ter na sua primeira aventura!

flutuações em bonito ms

Por que viajar para Bonito?

Quando pensamos em uma imagem para representar o Brasil, logo vem à mente uma natureza exuberante, com incrível variedade de fauna e flora, certo? Qual lugar poderia representar melhor esse cenário que a cidade de Bonito?

Eleita 15 vezes o melhor destino de ecoturismo do país, Bonito conta com exuberantes paisagens, cachoeiras, grutas, rios e nascentes com a água mais cristalina do mundo. Isso se deve à alta concentração de calcário (carbonato de cálcio), que tem a propriedade de calcificar os sólidos presentes na água.

Assim, eles vão para o fundo do rio ou da nascente e o resultado é uma água totalmente transparente e colorida pela incidência dos raios solares.

Esse é um dos motivos que faz com que a região atraia visitantes de todos os tipos e dos quatro cantos do mundo, se tornando o destino ideal para um passeio em família, entre amigos ou uma viagem de casal.

As opções de diversão em meio à natureza são inúmeras em Bonito, e incluem visita a grutas, descidas de rapel, mergulhos em água doce, tirolesas, passeios em caiaques ou botes etc. No entanto, o ponto alto da região é a flutuação — um passeio inigualável!

Continue a leitura e confira em detalhes as principais opções de diversão em Bonito!

Quais são as opções de passeio de ecoturismo em Bonito?

O turismo em Bonito é bem diversificado e conta com opções para os mais variados gostos, desde os que procuram relaxar e ficar em paz em meio à natureza até aqueles que buscam adrenalina e aventura.

Confira a seguir algumas opções de passeio em ecoturismo da região.

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Descida em rapel

Se você tem vontade de experimentar uma descida em rapel e ainda apreciar um dos visuais mais impressionantes do mundo, não pode deixar de visitar o Abismo Anhumas — uma enorme caverna com acesso por uma fenda no chão.

Para acessar o interior da caverna é necessário descer 72 metros de rapel, e os mais aventureiros garantem que vale muito a pena, pois no fundo da caverna há um deslumbrante lago de águas cristalinas.

Para fazer o passeio é necessário ter uma certa preparação. A reserva deve ser feita antecipadamente e o turista precisa se submeter a um teste de esforço e preparação, que se consiste basicamente em um treinamento básico de rapel.

Fique tranquilo, pois não é necessário ser um atleta para desfrutar do passeio. Apesar disso, pessoas com alguma complicação de ordem cardíaca, assim como diabéticos ou portadores de problemas psíquicos, não são autorizadas a descer até a caverna.

Turismo pelas grutas

Poucas coisas no mundo despertam tanto o imaginário das pessoas quanto grutas e cavernas. A sensação de adentrar um lugar desconhecido e muitas vezes com atmosfera mágica intriga visitantes de todas as idades.

Se você também gosta desse tipo de passeio, não pode deixar de conhecer os seguintes pontos em Bonito.

Gruta do Lago Azul

Um dos principais cartões-postais de Bonito não ganhou fama à toa: o motivo é o deslumbrante lago azul-turquesa encontrado em meio às estalactites da gruta. O visual é realmente de tirar o fôlego!

O local fica a cerca de 20km do centro de Bonito, e para chegar ao Lago Azul é necessário fazer uma breve caminhada pela mata, que pode ter alguns trechos escorregadios. O trecho é percorrido na companhia de um guia e o passeio deve ser agendado com antecedência, pois fica sujeito à lotação.

tudo sobre flutuações em bonito ms

Gruta de São Miguel

Localizada na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas, a Gruta de São Miguel tem 3 mil metros quadrados de extensão e um visual inesquecível.

Para chegar ao local é necessário percorrer uma passarela suspensa entre as árvores — o que já é um passeio incrível devido ao contato com a natureza praticamente intocada e à enorme variedade de espécies tanto da fauna quanto da flora.

Todo o percurso é feito na companhia de um guia, e novamente o passeio deve ser agendado com antecedência.

Mergulho com cilindro

Se você nunca se aventurou em uma atividade de mergulho mas tem o sonho de interagir com o ecossistema subaquático de uma forma indescritível, pode se preparar, pois em Bonito isso também é possível!

Na Nascente Azul, um lago com 5 metros de profundidade é utilizado para essa prática, e é enorme a variedade de peixes.

A atividade dura de 40 minutos a 1 hora e não é necessário ter experiência ou saber nadar. Isso acontece porque monitores treinados e capacitados prestam as orientações e assistência a todos os participantes.

Tirolesa

Tem coisa mais irresistível do que pular na água refrescante após fazer uma deliciosa trilha, caminhada ou mesmo apenas para se refrescar em um dia de sol forte? Isso fica ainda mais imperdível quando se está em um lugar paradisíaco como Bonito!

Se você gosta de aventura e de ter momentos de descontração com a sua turma, não deixe de fazer uma descida de tirolesa e se esbaldar em uma deliciosa água de rio.

Na Nascente Azul está a maior tirolesa do estado do Mato Grosso do Sul, em uma torre com 20 metros de altura, na região da Serra da Bodoquena. Esse visual permite que o turista tire fotos incríveis e desfrute da paisagem com um sistema de segurança único.

O sistema de frenagem nessa tirolesa não requer intervenção humana, o que reduz drasticamente a chance de acidentes. Além disso, todos os cabos são periodicamente revisados, a fim de garantir a segurança e a diversão de todos.

A tirolesa da Nascente Azul também tem como diferencial permitir que até 3 pessoas desçam juntas, o que é perfeito para uma experiência em família ou em grupo de amigos. Também há uma opção mais radical, em que a descida na tirolesa é feita na posição de voo. 

A torre está instalada a 300 metros do receptivo e o acesso é feito por uma trilha pela mata. Não deixe de conferir mais essa opção de divertimento e torne a sua estadia em Bonito ainda mais emocionante e inesquecível!

O que são flutuações em Bonito?

Como você viu, existem diferentes opções de ecoturismo em Bonito e, com certeza, várias delas serão perfeitas para você e a sua turma. No entanto, a grande atração da cidade e que arrebata turistas de toda parte é a flutuação: um passeio imperdível e que não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo!

Você ainda tem dúvidas sobre o que é a flutuação? Como o próprio nome sugere, nesse passeio o visitante fica sobre a água, de barriga para baixo, de forma a apreciar tranquilamente toda a vida subaquática. A atividade se diferencia bastante do mergulho e proporciona uma inigualável sensação de harmonia com a natureza.

Para realizar as flutuações em Bonito o turista precisa passar por um breve treinamento, a fim de aprender a utilizar de forma correta a máscara e o snorkel (aquele tubo por onde é possível respirar durante a flutuação).

Nesse momento, os guias e instrutores também orientam o pequeno grupo — geralmente de até 9 pessoas — sobre os cuidados necessários na água e passam outras informações de segurança.

As flutuações em Bonito acontecem tanto em rio com correnteza quanto em nascentes — que se diferenciam pela transparência da água e tranquilidade para quem não tem familiaridade com esse tipo de atividade.

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Quais são as principais flutuações em Bonito?

A flutuação é o principal atrativo de Bonito e foi uma das responsáveis por colocar a região em destaque em se tratando de viagem de ecoturismo. Existem na região algumas opções de flutuação, todas localizadas em propriedades particulares com acesso aos rios e às nascentes. Confira!

Nascente Azul

Para quem nunca praticou a flutuação e está indo pela primeira vez a Bonito, a Nascente Azul é o passeio ideal. Afinal, além de aproveitar a incrível beleza natural, o visitante pode fazer em um só lugar um gama de atividades.

Ao iniciar a aventura, o turista recebe os equipamentos necessário para a flutuação: roupa de neoprene, snorkeling e uma sandália estilo papete ou crocks. Caso o visitante queira utilizar o próprio equipamento, também é permitido. No entanto, é preciso destacar que os acessórios fornecidos pela Nascente Azul são de excelente qualidade e das melhores marcas.

Em seguida é iniciada a trilha pela mata, na companhia do guia — que oferece explicações sobre a fauna e a flora. A caminhada não é muito longa e há alguns degraus, mas o percurso pode facilmente ser cumprido por crianças e pessoas de mais idade. No meio do caminho, uma linda cachoeira é o alento para prosseguir com a caminhada.

Chegando à nascente do Rio Bonito, não há quem não se surpreenda com os deslumbrantes tons de azul turquesa e a incrível água cristalina, repleta de peixes das mais variadas espécies.

O treinamento que antecede a flutuação é realizado em uma parte bem rasa do rio, e nos momentos seguintes os visitantes já estão aptos para se deixar levar pela delicada correnteza da nascente. O passeio dura de 30 a 40 minutos e é feito na companhia do guia.

A flutuação da Nascente Azul pode ser feita por crianças pequenas, devido à calmaria da água e à segurança do local, e não é necessário saber nadar ou ter qualquer experiência nesse tipo de atividade.

Outra grande vantagem de se optar por esse passeio é que o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul oferece várias outras opções de diversão, como tirolesa, mergulho, passeio de caiaque e banho de rio, além de vestiário, restaurante e Wi-Fi. Isso faz com que a viagem em família fique muito mais confortável e cheia de praticidade.

Um diferencial que precisa ser mencionado é que o espaço surgiu da recuperação de uma área degradada e hoje é um grande complexo com várias opções de diversão em meio à natureza. A infraestrutura é perfeita para uma viagem com crianças e com grupos diversos. Também há adaptação para quem tem algum problema de locomoção, inclusive para a própria flutuação.

O Complexo de Ecoturismo Nascente Azul fica a 29km do Centro de Bonito.

tudo sobre flutuacoes em bonito msAquário natural

Para essa flutuação é necessário fazer uma caminhada por aproximadamente 25 minutos e passar sobre uma passarela de madeira — é quando visitante encontra a nascente do rio Baía Bonita, que tem águas cristalinas e uma infinidade de peixes. Antes, porém, é preciso realizar o treinamento em uma piscina.

A flutuação acontece por 900 metros e conta com a presença de um barco de apoio. Por isso, é bem tranquila para crianças pequenas e para quem não sabe nadar.

A primeira etapa da flutuação também acontece em uma parte delimitada do rio, em que não há correnteza. Isso ajuda na familiarização com o equipamento e com a presença dos peixes. Como a vegetação embaixo da água é um destaque do Aquário Natural, vale a pena levar uma câmera subaquática.

Rio Sucuri

Esse é um passeio relaxante e que também pode ser contemplado por quem não gosta muito de entrar na água. Isso acontece porque o barco de apoio fica à disposição em todo o percurso de 1.900 metros de flutuação e pode levar a bordo quem não quer se aventurar pelo rio.

Para acessar a nascente do Rio Sucuri é preciso fazer uma breve caminhada. Já o treinamento ocorre na piscina da propriedade nos meses quentes e no próprio rio no período do inverno.

No Rio Sucuri há menos peixes do que nos demais rios e nascentes, então é recomendado incluir mais uma flutuação na sua viagem, se optar por esse passeio. Também vale ressaltar que é necessário ter uma habilidade intermediária na água para fazer essa flutuação, que é a segunda mais longa da região.

Em se tratando de Rio Sucuri, há a opção de dois passeios: um na Nascente do Rio Sucuri e o outro na Barra do Rio Sucuri. No entanto, é bom ter em mente que quando o assunto é a transparência da água, os passeios em nascentes ganham mais destaque.

Rio da Prata

Em Jardim, a 45km de Bonito, há a flutuação no Rio da Prata, com caráter mais radical — a começar pela trilha de 45 minutos pela mata, que leva até a nascente do Rio Olho d’Água, afluente do Rio da Prata.

Essa é a única flutuação que oferece aos visitantes a possibilidade de nadar o tempo todo sem o colete salva-vidas. No entanto, uma guia acompanha o grupo durante todo o trajeto.

Como essa flutuação é feita em uma corredeira um pouco mais forte, não é recomendada para crianças pequenas. Também é necessário fazer a reserva com muita antecedência, já que há risco de lotação.

O que você precisa saber sobre flutuações em Bonito antes de se arriscar?

Agora que você já conhece as principais flutuações em Bonito, é hora de aprender um pouco mais sobre essa inigualável opção de ecoturismo e partir para a sua aventura totalmente preparado. Confira!

Avalie com atenção a empresa escolhida

Apesar de as flutuações ocorrerem em locais de incrível beleza natural, é preciso ter em mente que todas elas estão localizadas em propriedades privadas — fazendas, estâncias ou complexos de ecoturismo. Por isso, é bom ter bastante atenção ao trabalho realizado por cada empresa, além de entender o valor cobrado e os benefícios incluídos.

Geralmente, no preço pago por cada passeio já está contemplado o aluguel do equipamento obrigatório, composto por macacão de neoprene, sapatilhas, máscara, snorkel e colete salva-vidas. No entanto, é bom levar outros itens, como toalhas e roupa de banho. Entre em contato com a empresa escolhida e receba mais informações.

Reserve o passeio com antecedência

Para que haja uma melhor organização e preservação do ambiente natural, as flutuações são realizadas em pequenos grupos, geralmente de até 9 pessoas. Por esse motivo, é preciso fazer a reserva com bastante antecedência.

Do contrário, você pode chegar em Bonito e não conseguir se divertir da maneira esperada.

flutuacoes em bonito brazilEscolha a melhor época para conhecer Bonito

Como a região tem alto apelo turístico, é natural que os preços fiquem mais elevados na alta temporada e que os hotéis fiquem mais cheios. Por isso, mais uma vez ressaltamos a importância de se programar com antecedência.

De modo geral, as flutuações ocorrem todos os dias do ano, independentemente de haver chuva ou sol. Isso acontece porque, mesmo com a chuva moderada, a visibilidade da água não é alterada — sobretudo quando se trata de nascente de rio.

As flutuações são canceladas apenas em caso de chuva muito forte e com raios, para a própria segurança dos turistas. No entanto, isso é muito difícil de acontecer na região. Geralmente, passada meia hora de chuva, as atividades já são retomadas normalmente.

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Quais são os cuidados para quem vai para a sua primeira flutuação?

A essa altura, certamente você já está ansioso para fazer as malas e aproveitar a natureza em Bonito, não é mesmo? Antes disso, confira algumas dicas e cuidados essenciais para quem vai fazer a sua primeira flutuação!

É proibido pisar no fundo do rio

Esse é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de experimentar a flutuação, principalmente se o passeio for feito com crianças. Por isso, avalie se os pequenos conseguirão cumprir essa regra de forma tranquila, para que não ocorram transtornos.

Não é permitido nadar

Se você pensa que ao fazer flutuação em um rio poderá também nadar livremente, é melhor se conter. Afinal, o passeio é chamado flutuação justamente por ser específico para esse tipo de contemplação.

Tenha em mente que, ao agitar a água, os sedimentos que ficam repousados no fundo da água são dispersados, e isso compromete a visibilidade. Ou seja, a sua própria experiência ficaria comprometida.

É preciso tomar cuidado com o sol

Em nenhum local de flutuação é permitido o uso de repelente, protetor solar ou de qualquer outro produto químico, já que a intenção é manter as atrações de Bonito totalmente preservadas. Se você ou a sua família tem a pele muito clara e não pode ficar desprotegida, entre em contato com a equipe de flutuação e pergunte qual é o tipo de roupa disponível.

Em alguns casos, pode ser que você precise providenciar macacão de neoprene com mangas e pernas compridas, para potencializar a proteção contra os raios solares.

É necessário ter atenção com a fauna e a flora

Por mais que os passeios de flutuação sejam muito seguros e realizados sob a supervisão de um guia de turismo experiente, é preciso levar em conta que Bonito está próximo à região do Pantanal. Ou seja, a biodiversidade é riquíssima, o que torna relativamente comum o avistamento de animais como jacarés e cobras.

Então, esclareça o seu grupo sobre essa questão e reforce com todos a importância de ter cuidado e, acima de tudo, de respeitar os animais.

É interessante usar uma câmera subaquática

Além de curtir toda a experiência da flutuação e relaxar durante a atividade, não dá para deixar de registrar toda a beleza descoberta sob águas, certo? Por esse motivo, vale a pena investir em uma câmera subaquática, para depois não haver decepção com a má qualidade das fotos.

Em alguns casos, também é possível alugar uma máquina apenas para o percurso da flutuação. Vale a pena verificar se essa opção está disponível na empresa escolhida por você.

Como você viu, existem várias opções interessantes de flutuações em Bonito, e com certeza uma será perfeita para você, sua família e seus amigos. Para fazer a melhor escolha, leve em conta a estrutura do local e as opções de ecoturismo disponíveis. Assim vocês conseguem se divertir de maneira completa e com muito mais conforto.

Quer continuar sua pesquisa sobre a região de Bonito? Então não deixe de conferir o nosso guia completo sobre ecoturismo em Bonito!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais