fbpx
Início » Tudo o que você precisa saber sobre a Gruta do Lago Azul em Bonito MS

Tudo o que você precisa saber sobre a Gruta do Lago Azul em Bonito MS

por Nascente Azul

O Mato Grosso do Sul preserva belezas surpreendentes. Além de muita água, verde e biodiversidade, o estado também é privilegiado com grutas sensacionais. Uma das mais conhecidas é a Gruta do Lago Azul em Bonito MS. Se você procura um passeio repleto de emoção para combinar com as famosas atividades aquáticas da cidade, este atrativo está mais que indicado!

Bonito tem 3 grutas incríveis, sendo que a Gruta do Lago Azul é um dos seus cartões postais. De fato, a cidade é conhecida por suas flutuações e mergulhos incomparáveis. Porém, ainda tem muito mais para você conhecer nesta terra repleta de maravilhas! Continue lendo e confira. 

O que é a Gruta do Lago Azul em Bonito MS?

A Gruta do Lago Azul é um Monumento Natural da cidade de Bonito. Trata-se de uma caverna composta por formações calcárias, denominadas espeleotemas. Além disso, é uma das maiores cavidades inundadas do mundo!

Gruta do Lago Azul - uma das maiores cavidades inundadas do mundo

A visita à Gruta do Lago Azul é acima de tudo um passeio contemplativo. Antes de entrar na caverna, o participante faz uma breve trilha de 200 metros por um caminho lapidado em rocha. Assim, já vai entrando no clima da expedição!

Em seguida, o visitante percorre todo o interior da gruta. Sempre com a companhia e orientação de um guia credenciado. Aliás, vale ressaltar que todos os passeios de gruta em Bonito podem ser feitos apenas com um guia certificado.

Enfim, no interior da gruta você vai se surpreender com os variados espeleotemas de milhares de anos. Nesse meio tempo, tem a subida por uma escada de 300 degraus. Nesse percurso, o guia vai fazendo paradas para fotos. Então, você vai ter um ponto mágico para registrar este momento.

Gruta do Lago Azul - espeleotemas

Ao final da descida, tem a contemplação da grande atração do local: o lago azul que dá nome à gruta! Você terá a oportunidade de ver um dos fenômenos naturais mais lindos da região.

Lago Gruta do Lago Azul

Logo, este é um passeio contemplativo, mas que requer um pouco de preparo físico. Portanto, é essencial se preparar e planejar seu dia para fazer a combinação perfeita de outros passeios. Continue lendo para ver nossas dicas nesse sentido!

Por que Lago Azul?

Antes de mais nada, a Gruta do Lago Azul em Bonito MS ainda tem muitos segredos que você precisa conhecer. Só para exemplificar, tem o seu famoso tom azul.

Embora as águas do lago no interior da caverna sejam cristalinas, vemos a cor azul devido a um efeito natural chamado de espalhamento. Assim, quanto mais incidência da luz do sol, mais intensa a coloração azul. 

Espalhamento Gruta do Lago Azul em Bonito MS

Vale reforçar então que quanto maior a entrada da luz solar, maior a percepção desse efeito. Portanto, é essencial visitar a Gruta do Lago Azul em Bonito MS em períodos mais ensolarados para ver a formação deste tom azul.

Qual a melhor época para visitar a Gruta do Lago Azul em Bonito?

Nesse sentido, a melhor época para ir à gruta é entre setembro e fevereiro. Pois é nesta época que a caverna recebe maior luminosidade solar no seu interior. Assim, você terá um maior aproveitamento de toda essa beleza natural. 

Por outro lado, um lugar que você pode observar o fenômeno do espalhamento com mais facilidade é aqui na Nascente Azul. Durante a flutuação, você vai se sentir como um peixe em uma piscina natural azul!

Espalhamento Nascente Azul em Bonito MS

De forma semelhante ao lago no interior da gruta, nossas águas são cristalinas e mudam de vários tons de azul ao longo da nascente. Os visitantes amam a experiência também!

Qual a profundidade da Gruta do Lago Azul?

87 metros é o máximo que já foi possível medir até o momento. Mas, ainda não se sabe ao certo a profundidade exata do lago dentro da Gruta do Lago Azul.

Além disso, outro fato interessante é que ainda não se sabe de onde as águas vêm. Uma das hipóteses é a existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago. É ou não é muito mistério, gente? Por isso, este é um dos passeios mais emocionantes em Bonito. 

O guia vai comentando essas e outras curiosidades durante o caminho. Assim, você vai se contextualizando e vivenciando toda a experiência. Não é legal?

Pode mergulhar na Gruta do Lago Azul em Bonito?

Por questão de segurança, não é permitido mergulhar no lago da Gruta do Lago Azul em Bonito MS

Mas, se você quiser entrar em contato com águas semelhantemente azuis, uma alternativa é a flutuação na Nascente Azul.

Apneia na Nascente Azul

Aqui, além de observar a mudança de cor da água, você vai poder ver também vários peixes coloridos e toda a flora subaquática

Experiência de flutuação na Nascente Azul

Só para ilustrar, na flutuação, você faz apneia. Ou seja, imerge na água segurando uma corda, sem precisar de aparelhos de respiração. A atividade é tão simples que até crianças de 4 anos podem praticar

Durante a apneia, você pode ir ao fundo, onde a água brota do chão (isso mesmo!). Até voltar para a superfície com a ajuda da força da nascente. É uma experiência única e absolutamente incrível!

Como a Gruta do Lago Azul ficou durante a pandemia?

A Gruta do Lago Azul ficou fechada nos primeiros meses de pandemia. Mas, em março de 2021 a gruta foi reaberta. Porém, com maior limitação de visitantes e protocolos específicos anti-covid.

Afinal, como Monumento Natural, a gruta recebe proteção ambiental desde antes da pandemia. Isso significa que o limite de visitantes sempre existiu e continuará existindo. Contudo, na pandemia, ficou ainda mais rigoroso a fim de evitar aglomerações.

Não apenas a gruta é protegida como também todos os atrativos em Bonito possuem essa abordagem ecológica. Por isso, a cidade já foi dezenas de vezes premiada como a melhor do ecoturismo no Brasil. Porque usamos nossos recursos com responsabilidade e respeito para que possamos continuar vivendo experiências maravilhosas nesta natureza abençoada.

Assim, com todo empenho que o turismo já tem na cidade, os protocolos de prevenção contra coronavírus de Bonito foram reconhecidos internacionalmente. Nesse período, conquistamos o selo Bonito Seguro e Turismo Responsável. Em seguida, do sucesso dessas iniciativas, ganhamos o selo Safe Travels. Essa é uma premiação é emitida pela World Travel & Tourism Council (WTTC), somente a destinos seguros neste contexto de pandemia.

Selos de garantia de segurança

Desse modo, a Gruta do Lago Azul, bem como toda a cidade de Bonito, são destaques em ecoturismo e segurança.

O que mais tem na Gruta do Lago Azul em Bonito MS?

Se você achou que as surpresas da Gruta do Lago Azul em Bonito MS acabaram por aí, se enganou!

Além de todas essas maravilhas, também foram encontradas no seu lago vários fósseis de animais extintos. Só para exemplificar, da preguiça gigante, do tigre dente-de-sabre e mastodontes.

O guia vai comentando cada uma dessas curiosidades ao longo da visita. Dessa forma, você vai conhecendo tanto as curiosidades quanto a história da nossa região.

Como chegar à Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul fica próximo ao centro de Bonito. Dependendo da sua hospedagem, pode ser uma viagem tranquila de carro. Então, além dos passeios, programe também seus dias na cidade e aonde vai se hospedar. 

Afinal, a maioria das atividades em Bonito são ao ar livre e demandam bom condicionamento físico. Assim, você vai precisar de descanso e um lugar para recarregar as energias. Veja nossas dicas de hotéis na cidade para escolher as melhores hospedagens em Bonito MS.

Onde comprar os ingressos?

De forma idêntica a todos os passeios em Bonito, o ingresso à gruta é vendido por agências de viagens locais. Vale ressaltar que o número de visitantes é limitado visando a proteção ambiental. Assim, conseguimos manter as belezas de nossos rios, lagos, nascentes e formações como a Gruta do Lago Azul.

Desse modo, o visitante só consegue entrar com o voucher emitido pela agência. Qualquer agência credenciada pode vender pacotes e emitir os vouchers. Mas, você precisa estar com cada um deles, dos respectivos passeios, na entrada de cada atrativo.

Por exemplo, para visitar a Nascente Azul em Bonito MS, não é possível comprar ingressos diretamente conosco. Você deve solicitar a sua agência para que inclua nossos passeios no seu pacote. Da mesma forma, pode solicitar a inclusão da Gruta do Lago Azul no mesmo pacote. 

É assim que os passeios em Bonito funcionam. Dessa maneira, é essencial que você programe e defina seu roteiro com antecedência. Assim, você consegue garantir sua presença nas melhores atrações.

O que levar?

Agora que você conhece os detalhes da Gruta do Lago Azul, veja também o que colocar na mala:

  • Tênis (obrigatório)
  • Repelente
  • Protetor solar
  • Celular / câmera fotográfica
  • Carregador de celular

Quais passeios adicionar ao pacote?

Uma dica é tentar mesclar sua visita à Gruta do Lago Azul à Gruta de São Miguel. Pois as duas grutas estão na mesma região. Assim, você pode conhecer 2 das 3 principais grutas da cidade no mesmo dia.

Além disso, para experimentar mais de um tipo de passeio, vale a pena incluir a Nascente Azul no seu roteiro. No segundo dia, por exemplo, você pode fazer flutuação e ver de perto nossa fauna e flora exuberante. 

Aqui na Nascente Azul o dia inteiro é bem aproveitado, porque você consegue fazer vários passeios no mesmo lugar. Isso sem precisar de transporte de uma atividade a outra. 

Aliás, fazendo flutuação ou mergulho conosco, você ainda ganha acesso gratuito ao nosso balneário.

Balneário Nascente Azul

No balneário Nascente Azul, você encontra dezenas de atrações, entre elas:

  • Praia de Água Doce
  • Cascata
  • Capela ecumênica
  • Aqualokko
  • Tirolesa Aquática – Kids
  • Tirolesa Aquática – Adulto
  • Piscina Ecológica
  • Trilha das Cachoeiras
  • Trilha das Figueiras
  • Balanço das Cachoeiras
  • Mirante da Arara
  • Decks Aquáticos
  • E mais!

Desse modo, é um dos passeios com melhor custo-benefício da região! Então, se quiser curtir mais sua viagem a Bonito, solicite à sua agência tanto as grutas quanto a Nascente Azul!

Como chegar da Gruta do Lago Azul em Bonito MS à Nascente Azul?

O acesso à Nascente Azul é bem fácil e pode ser feito no mesmo dia da sua visita à Gruta do Lago Azul. A Nascente Azul está localizada na Rodovia Bonito Bodoquena Km 22, bem sinalizada e visível. Dessa forma, se você quiser fazer um passeio de gruta e depois passar o restante do dia no nosso espaço, é também super possível!

A flutuação e o mergulho são os passeios mais procurados em Bonito. Então, vindo a Bonito, não perca a chance de entrar em contato com essas maravilhas!

Como a viagem é tranquila, dá para mesclar perfeitamente cada uma das opções. Dessa maneira, você vive as maiores emoções do ecoturismo de Bonito em uma viagem de 3 dias, por exemplo. Gostou das dicas e de tudo o que você descobriu sobre a Gruta do Lago Azul em Bonito MS? Se sim, não perca mais tempo e fale agora com sua agência para agendar sua visita. Não se esqueça de incluir a Nascente Azul no seu pacote. Para saber mais sobre nossas atrações, é só nos enviar uma mensagem por aqui. Esperamos sua visita!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais