fbpx
Início » Reabertura da Gruta do Lago Azul: confira as novidades!

Reabertura da Gruta do Lago Azul: confira as novidades!

por Nascente Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos principais cartões postais de Bonito MS. Desde março de 2020, o atrativo estava fechado devido à pandemia. Em fevereiro de 2021, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) autorizou o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul. O passeio reabrirá para visitação a partir de março de 2021. Veja aqui a novidade e conheça mais sobre as maravilhas naturais do nosso destino!

O que é a Gruta do Lago Azul?

É um dos principais pontos turísticos de Bonito MS, localizado a 21 quilômetros do centro da cidade. Trata-se de um passeio contemplativo, dentro de uma caverna que consiste na gruta e é uma das maiores cavidades inundadas do mundo.

A atividade começa por uma trilha de aproximadamente 200 metros até a entrada da cavidade, rodeada por rochas incríveis. A partir daí, o visitante segue por uma escadaria com 302 degraus, observando formações geológicas impressionantes chamadas de espeleotemas.

Em seguida, chega-se a uma plataforma de observação do lago subterrâneo de aproximadamente 50 metros de extensão. Neste lago foram encontradas ossadas fósseis de mamíferos já extintos, os quais habitaram a região há mais de 12 mil anos. Representando o período Pleistoceno, os fósseis são de animais de grande porte, como preguiças gigantes, tatus e o tigre dente-de-sabre.

Sendo assim, a Gruta do Lago Azul tem sido alvo de estudos de alguns paleontólogos. Além de ser uma formação surpreendentemente bela, o passeio surpreende pela riqueza de aprendizados adquiridos durante a visitação.

Sendo um monumento natural da região, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978. Assim, representa uma riqueza histórica e também faz parte do patrimônio natural de Bonito.

Por que azul?

A entrada circular da Gruta do Lago Azul possui aproximadamente 40 metros de diâmetro. Isso permite a entrada dos raios solares até o lago. Com a incidência de luz, as águas tomam uma coloração azul intensa. Daí o nome da gruta.

Fenômeno da água azul - Gruta do Lago Azul
Fenômeno da água azul – Gruta do Lago Azul

A luz branca é uma somatória de várias cores. Porém, por ter menor comprimento de onda, a azul é a que se espalha mais ao atravessar as partículas em suspensão na água. Assim se dá a coloração azul, de forma semelhante ao céu, que fica azul durante o dia.

A água do lago é de fato incolor. A cor azul é um fenômeno óptico conhecido como espalhamento. Desse modo, a formação das águas de tonalidade azul depende da incidência da luz dentro da caverna. Assim, a melhor época para visitar o atrativo a fim de observar este fenômeno natural é entre os meses de setembro a fevereiro.

Onde mais este fenômeno natural acontece?

O fenômeno conhecido como espalhamento ocorre quando a luz se dispersa por sólidos e líquidos transparentes. Bonito MS é popularmente conhecido por suas águas cristalinas, que proporcionam passeios aquáticos incríveis, como a flutuação e o mergulho.

Assim, em outros atrativos com águas transparentes este fenômeno também pode ser observado. Por exemplo, aqui na Nascente Azul, durante a flutuação, você pode observar as águas assumirem a cor azul. No passeio de mergulho, você tem a oportunidade de contemplar as águas se transformarem de azul para um verde-esmeralda.

Desse modo, é o cenário perfeito para realizar os passeios mais procurados em Bonito MS. Nossa nascente proporciona o ambiente ideal para realizar a apneia, mergulhando até 7 metros para conhecer onde nascem suas águas, no passeio de flutuação.

Essa cristalinidade da água ainda permite a observação nítida de diversidade de peixes e variadas plantas aquáticas. Por ser realizada em um rio largo, a correnteza é quase imperceptível. Logo, o participante tem maior tranquilidade para apreciar essas maravilhas naturais.

Assim o fenômeno de espalhamento é tão comum no nosso espaço que deu nome ao nosso atrativo — Nascente Azul. As fotos de nossas águas nem precisam de filtro, olha só!

Fenômeno de espalhamento flutuação Nascente Azul
Fenômeno de espalhamento flutuação Nascente Azul

Diferentemente da Gruta do Lago Azul, que é um passeio estritamente contemplativo, na Nascente Azul você pode, além de observar, mergulhar nestas águas maravilhosas!

Por isso, uma dica de roteiro para Bonito MS é visitar a gruta, afinal, ela é o cartão postal da cidade, onde você poderá vivenciar este fenômeno em meio a um cenário de caverna e rochas. Depois, visite também a Nascente Azul para entrar neste paraíso azul.

Indo mais fundo nessa experiência

O mergulho com cilindro da Nascente Azul é uma forma de conhecer os detalhes do mundo subaquático. O passeio é acessível, simples e seguro. Sendo que não é preciso saber nadar e até crianças de 10 anos conseguem praticar tranquilamente.

Durante o passeio, você vai experimentar uma sensação de liberdade em meio a nossa imensidão azul. Vai ver também a coloração da água migrar para o verde-esmeralda, dependendo da incidência da luz.

Além de entrar em contato direto com diversos peixes, você contemplará decks submersos, a flora aquática e preciosidades escondidas no mundo subaquático. São lindas e emocionantes paisagens naturais que surpreendem todos os participantes e proporcionam momentos únicos como estes.

Experiência do mergulho Nascente Azul
Experiência do mergulho Nascente Azul

Bônus

Está gostando de conhecer os fenômenos naturais por trás da Gruta do Lago Azul e da Nascente Azul? Então, se segura, porque temos uma dica imperdível para sua viagem:

Fazendo flutuação ou mergulho na Nascente Azul, você ganha acesso gratuito ao nosso balneário!

Compre flutuação ou mergulho e ganhe acesso free ao balneário
Compre flutuação ou mergulho e ganhe acesso free ao balneário

É isso mesmo, depois de se emocionar com as belezas naturais da flutuação ou do mergulho, você pode passar restante do dia se divertindo com as atrações:

  • Aqualokko: um circuito multiaventura, composto por pontes suspensas em nosso lago. Você vai se divertir tentando se equilibrar e depois dar aquele salto na água refrescante do nosso lago!
  • Tirolesa Aquática: para adultos e crianças, você vai sobrevoar o nosso lago até cair em meio aos peixes que nadam nas suas águas!
  • Praia de Água Doce: perfeita para relaxar e aproveitar o cenário paradisíaco do nosso espaço!
  • Cascata: ponto de destaque do nosso balneário, onde você pode deixar a água cair no seu corpo e eliminar de vez sua tensão!
  • Capela ecumênica: local ideal para se reconectar com a natureza, alimentar o espírito e tirar aquela foto incrível!
  • Cachoeira de Tufas: uma das paisagens naturais mais belas e imperdíveis de Bonito, é uma formação de travertinos compostas por desníveis e degraus que compõem uma longa cachoeira que deságua em forma de véu. Incrível!
  • Micro Central Hidrelétrica (MCH): direto da nossa história de fazenda, aqui você vai conhecer nossas raízes e sentir de perto nossa história!
  • E mais!

Como tem sido a retomada das atividades em Bonito MS?

Durante a pandemia, a cidade de Bonito ficou fechada para visitas entre os meses de março e junho de 2020. A retomada das atividades só ocorreu em virtude da definição de protocolos de biossegurança.

Além das diretrizes do Ministério do Turismo, por meio do selo Turismo Responsável, os órgãos locais, como o Sebrae, também se mobilizaram para providenciar formas seguras de retomar os passeios. Nesse sentido, tivemos a criação do selo Bonito Seguro.

Selo Bonito Seguro
Selo Bonito Seguro

As medidas foram protocoladas tendo como base as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Entre elas, destacam-se:

  • Aferição de temperatura na entrada do atrativo
  • Uso obrigatório de máscaras por todos
  • Uso de películas protetoras nos balcões de atendimento
  • Higienização constante de superfícies, objetos e instrumentos de trabalho
  • Protocolos de desinfecção específicos para atividades como a flutuação
  • Faixas no piso para indicar o distanciamento social nas filas
  • Disponibilização de álcool em gel nas principais áreas do atrativo

Desse modo, os passeios mantiveram essas práticas, aderindo às certificações e seguindo atentos ao bem-estar de todos. Por consequência, a cidade de Bonito foi destaque internacional e as medidas de biossegurança foram reconhecidas pela World Travel & Tourism Council (WTTC).

Bonito MS: um dos destinos mais seguros para viajar em meio à pandemia

Em um cenário ainda de pandemia, viajar requer todos os cuidados citados acima. Mais do que economia, sair com segurança é essencial para outros aspectos da saúde. Por exemplo, aliviar o estresse, a ansiedade e até mesmo reduzir a depressão.

Nesse sentido, Bonito já recebeu diversos prêmios e é considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Agora, é também considerado um destino internacionalmente seguro.

A reabertura da Gruta do Lago Azul, seguindo as devidas medidas de seguranças para o momento de pandemia, é uma vitória para todos nós da região e também para todos os visitantes. Essas conquistas mostram que estamos no rumo certo para proporcionar uma visita memorável e segura.

Aqui na Nascente Azul, adotamos todas as medidas para o segmento de complexo de ecoturismo. Atuamos com os selos Turismo Responsável e Bonito Seguro. Assim, junto ao nosso destino, somos uma atração segura para você visitar com toda família.

Venha ver de perto estes encantos naturais!

A Gruta do Lago Azul é um patrimônio que todo bonitense tem orgulho de chamar de seu! Estamos muito felizes com a reabertura a partir de março deste ano. Afinal, Bonito é referência no Brasil em protocolos de biossegurança. Portanto, os passeios são seguros e proporcionam benefícios incomparáveis à saúde do corpo, mente e emocional.

Além de ver de perto a água adotar a coloração azul no lago da gruta, você também pode contemplar o fenômeno aqui na Nascente Azul. Além disso, aqui você vai poder nadar junto a vários peixes e flutuar em meio à paisagem incrível da Serra da Bodoquena. Gostou das novidades? Então agende sua viagem e venha conhecer este paraíso! Estamos cuidando de tudo para receber vocês com toda segurança.

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais