fbpx
Início » Guia completo das Grutas em Bonito MS

Guia completo das Grutas em Bonito MS

por Nascente Azul

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um lugar conhecido por suas águas cristalinas. De fato, temos muitos passeios aquáticos, como flutuação e mergulho. Mas, nosso destino pode oferecer muito mais! Um exemplo disso são as grutas em Bonito MS

A expedição em cavernas é uma alternativa para quem busca uma atividade seca em Bonito. Além disso, é também uma opção mais econômica de atrativo na cidade. Por isso, é um ótimo custo-benefício, uma vez que a experiência é surreal! 

As belezas encontradas nessas formações rochosas surpreendem a todos os visitantes. É um passeio que vale a pena fazer com seu grupo e em família também. Nesse sentido, a atividade proporciona comunhão, integração com a natureza, uma boa dose de aventura e muita emoção. 

Então, quer ter um guia completo para experimentar o melhor das grutas em Bonito MS? Continue lendo e confira nossas dicas de roteiro no melhor destino do ecoturismo do Brasil!

Quais são os melhores lugares para quem busca cavernas e grutas em Bonito?

Bonito tem principalmente 3 grutas. Todas elas são incríveis e vale a pena visitar cada uma das opções que vamos abordar aqui.

Seja como for, o grande diferencial de Bonito é sua estrutura de excelência. Os atrativos incluem os equipamentos para a realização das atividades. Enquanto que os guias são atentos e passam todas as informações necessárias para o turista aproveitar ao máximo sua experiência. 

Além disso, a biodiversidade bonitense é incomparável. Somente em Bonito MS você vai encontrar variedades incríveis de passeios integrados a fauna e flora altamente preservada.

Portanto, se você é amante de natureza e quer uma viagem completa na pegada do turismo ecológico, as grutas em Bonito MS são apenas as primeiras opções para o seu roteiro! Temos muito mais, conforme você verá ainda neste conteúdo. Confira!

Gruta do Lago Azul

Em primeiro lugar, vamos começar por um dos cartões de visita de Bonito: a Gruta do Lago Azul.

O lugar é tido como Monumento Natural de Bonito. É também área protegida desde 1978, o que garante sua preservação. Afinal, a gruta é composta por duas cavernas com formações calcárias impressionantes. Tal tesouro natural merece de fato ser preservado, não é mesmo?

Gruta do Lago Azul - Bonito MS

Assim como as rochas incríveis, a Gruta do Lago Azul também guarda fósseis da pré-história. Entre os animais pré-históricos, a caverna possui fósseis da preguiça gigante e do tigre dente de sabre, por exemplo. 

Finalmente, a Gruta do Lago Azul recebe este nome pelo lago no seu interior. As suas águas são de fato cristalinas. Mas, quando a luz do sol incide sobre a lagoa, ela toma uma forma azulada. Isso ocorre devido a um fenômeno natural conhecido como espalhamento. Aqui na Nascente Azul, você pode ver esse fenômeno e ainda mergulhar nestas águas sensacionais (continue lendo para conferir nossa dica de roteiro).

Efeito de espalhamento - Nascente Azul

O passeio pela Gruta no Lago Azul

Antes de mais nada, vale ressaltar que não é permitido visitar a gruta por conta própria. O passeio é feito exclusivamente por guias credenciados. Por outro lado, capacete, guia e taxas de seguro já estão inclusos no valor do ingresso.

A gruta fica a 20 km do centro de Bonito. A visitação à Gruta do Lago Azul começa por uma trilha leve e vai conhecendo diversos espeleotemas — as formações rochosas da gruta.  Depois, adentrando mais pela gruta, sobe-se uma escadaria de 300 degraus. Durante o percurso, o guia faz paradas para que o visitante possa tirar fotos. Até que chega a famosa lagoa azulada pela incidência do sol.

Gruta de São Miguel

Outras das grutas em Bonito MS é a Gruta de São Miguel, que fica aproximadamente a 5 quilômetros da Gruta do Lago Azul. Este é mais um local de contemplação da natureza e imersão a uma formação geológica incrível.

A gruta possui formações calcárias subterrâneas e também trilha nas copas das árvores. A estrutura conta ainda com um mirante, onde é possível observar várias árvores.

Gruta de São Miguel - Bonito MS

De forma semelhante à Gruta do Lago Azul, a Gruta de São Miguel é preservada dentro de uma reserva. Neste caso, trata-se da Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas.

Assim, a estrutura é muito bem preservada e a visitação também só pode ser feita com a companhia dos guias.

O Passeio pelas Grutas de São Miguel

O passeio começa por uma trilha na copa das árvores. É uma experiência única de caminhar na altura de árvores e ir observando aves, como araras!

Um pouco antes de chegar à entrada da gruta, ainda tem um paredão formado pelas raízes espessas das árvores. Uma formação incrível da natureza!

Depois, o visitante passa pela entrada principal da gruta. Lá, tem contato com formações milenares, como estalactites e estalagmites. Sem dúvida, um percurso impressionante e com uma energia incomparável.

Gruta de São Mateus

Este é mais um grande passeio guiado pelas grutas em Bonito MS. A Gruta de São Mateus é a gruta mais próxima do centro de Bonito, a apenas 4 quilômetros.

Além disso, e formações propriamente espetaculares, essa gruta tem ainda um museu em seu receptivo

Gruta de São Mateus - Bonito MS

Chamado de Kadiwéu, este museu reúne um acervo maravilhoso de objetos antigos. Assim, o visitante tem contato com a história da região.

Passeio pela Gruta de São Mateus

Da mesma forma que as demais grutas, o passeio começa com uma trilha suave. Semelhantemente à Gruta de São Miguel, o visitante passa por uma trilha suspensa, de 5 metros de altura e 15 metros de comprimento. 

Este percurso é feito em meio à mata incrível, onde você vai observando os animais e a rica vegetação. Adentrando pela gruta, percorre-se 60 degraus com iluminação artificial e lanternas. Desse modo, é possível observar e tirar fotos de estalactites, estalagmites, colunas e coraloides.

[Bônus] O que fazer em Bonito em três dias?

Agora que você conhece as 3 principais grutas em Bonito MS, vamos ajudar a montar seu roteiro de viagem, que tal?

Mesmo que seja uma viagem rápida, você pode viver muita emoção em Bonito em apenas 3 dias. Dá só uma olhada:

Dia 1

Chegada a Bonito, check-in na hospedagem e agência de viagens para pegar os Vouchers dos passeios.

Dia 2 – Manhã

Visitação à Gruta do Lago Azul. Contemple as maravilhas da gruta mais famosa de Bonito!

Dia 2 – Tarde

Flutuação na Nascente Azul. Veja mais de perto o efeito do espalhamento e nade junto com os peixes da nossa nascente. 

Flutuação - Nascente Azul

Nossa estrutura conta com restaurante e bar. Então, pode passar o restante do dia na Nascente Azul com toda tranquilidade. 

Aliás, comprando flutuação da Nascente Azul, você ganha acesso free ao nosso balneário com dezenas de atrações para todas as idades: Tirolesa Aquática, Aqualokko, Praia de Água Doce, Cascata e muito mais!

Dia 3

Check-out e preparativos finais.

“E se eu quiser fazer mais?” Sem dúvida, ainda tem muito mais para você fazer em Bonito. Por isso, o ideal é separar pelo menos cinco dias para ficar na cidade. Assim, é possível ter três dias de atividades e os outros dois ficam para check-in e check-out. Ainda mais se você vier de outras regiões. Quer se planejar melhor e se preparar para viver mais emoções na Nascente Azul e nas grutas em Bonito MS? Se sim, clique aqui e confira nossas dicas sobre como aproveitar mais sua visita a nossa cidade!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais