7 lugares preservados no Brasil imperdíveis para quem ama natureza

7 lugares preservados no Brasil que quem ama natureza precisa conhecer
14 minutos para ler

Ama natureza e quer se inspirar com os lugares mais bonitos do mundo no Brasil? Se sim, esta lista com os 7 lugares preservados no Brasil é para você! Conheça aqui o melhor do turismo de natureza e onde você vai encontrar as mais lindas paisagens. Leia até o final e confira atrações imperdíveis em meio aos destinos mais belos e preservados em território nacional!

Quais são os lugares preservados no Brasil?

O Brasil é o quinto maior país do mundo e preserva riquezas naturais surpreendentes. Com dimensão continental, nosso território passa pela Bacia Amazônica, no norte, estendendo-se às Cataratas do Iguaçu, ao sul.

Assim, nosso país é diversificado não apenas em fauna e flora, mas também em cultura. Dividido em 5 regiões e 27 unidades federativas, a diversidade brasileira atrai viajantes de todo o mundo.

Dessa forma, temos lugares preservados no Brasil em várias regiões. Além de contemplar cenários paradisíacos, visitar estes destinos é também uma oportunidade incrível de conhecer a variedade cultural de nossa nação. Quer saber quais são esses lugares e o que visitar? Fique conosco e anote aí os destinos imperdíveis para seu próximo roteiro!

7 lugares para quem gosta de natureza

Alguns dizem que 7 é o número da perfeição, não é? Pois bem… Nesta lista, você vai conhecer destinos realmente perfeitos. Olha só!

1. Bonito

Bonito é uma cidade localizada no estado do Mato Grosso do Sul. O lugar já foi eleito dezenas de vezes como o melhor destino do ecoturismo do Brasil. Esse título foi conquistado, sobretudo, devido à preservação ambiental. A cidade possui um rígido controle de visitantes a fim de manter seu paraíso natural. Em Bonito, você encontra uma variedade incrível de:

Bonito MS - um dos principais lugares preservados no Brasil

Assim, o turismo é um dos principais braços da economia local. 90% da população bonitense está direta ou indiretamente ligada ao segmento turístico. Dessa forma, os moradores aprendem desde cedo a cuidar de seu principal patrimônio. A saber, o seu rico ecossistema. Esse cuidado é transmitido a cada visitante. Dessa forma, todas as atividades turísticas possuem um viés ecológico, sustentável e inclusivo.

Esse esforço tornou Bonito um dos principais lugares preservados no Brasil. Com paisagens surpreendentemente belas e variedade de atrações em meio a formações naturais incríveis, a cidade é invicta como melhor do ecoturismo brasileiro. Então, se você ama natureza e deseja viver altas emoções na sua próxima viagem, coloque Bonito MS no topo de sua lista!

Exemplo de recuperação ambiental

Falando sobre preservação ecológica, não poderíamos deixar de mencionar o trabalho da Nascente Azul de resgatedo espaço que hoje engloba todas as nossas atrações.

Durante mais de 10 anos, realizamos aqui na Nascente Azul um esforço contínuo de recuperação da fauna e flora nativa ao nosso redor. Algumas ações nesse sentido foram:

  • Reflorestamento da vegetação ciliar, com plantação de mais de 10 mil mudas de árvores nativas.
  • Recuperação e conservação do solo e da água, com a implantação de curvas de nível em toda a área, terraços e caixas de retenção de águas pluviais.
  • Isolamento de uma faixa de preservação permanente ininterrupta, de 100 metros do curso d’água.
  • Recuperação das cachoeiras de tufas calcárias e restabelecimento do canal do rio.
  • Ampliação das áreas de reserva legal da propriedade, visando a conectividade dos remanescentes florestais para, assim, formar corredores de circulação e proteção da fauna silvestre.
  • União dos tanques e desativação de todos os desvios, a fim de criar um curso de água contínuo.

Viu como a gente ama a natureza assim como você? Então, venha compartilhar da nossa energia e desfrutar dessas maravilhas!

Referência em sustentabilidade

Em 1995, foi criado na cidade o Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR). Ele se tornou referência nacional para a implantação de Conselhos em outros destinos turísticos no Brasil.

Afinal, desde a mesma época, Bonito MS possui o sistema de Voucher Único, pelo qual é possível manter um rígido controle de visitantes para preservar o meio ambiente. Assim, o voucher é vendido exclusivamente por agências de turismo locais. Desse modo, os turistas podem entrar no atrativo e realizar os passeios na cidade somente com a apresentação desse documento.

Em 2010, o sistema foi digitalizado, modernizando todo o processo. Dessa maneira, regula de forma assertiva a capacidade de visitação máxima diária de cada atrativo ecológico de Bonito. Esse limite de visitantes é estipulado a partir de rigorosos estudos de impacto ambiental.

Acessibilidade

Bonito MS está entre os destinos mais bem avaliados por turistas com algum tipo de necessidade especial e pouca mobilidade. De fato, o cuidado com o meio ambiente deve incluir as pessoas.

Então, atrativos de Bonito MS, como a Nascente Azul, possuem equipamentos adaptados, estrutura diferenciada, como piso tátil, por exemplo, além de guias preparados para incluir a todos aos passeios.

Assim, as atrações em Bonito estão sendo gradativamente desburocratizadas. Isso significa que pessoas de todas as mobilidades e condições físicas podem desfrutar de experiências em meio à exuberante natureza local.

Segurança

Como o ecoturismo está muito relacionado ao turismo de aventura, os atrativos locais contam com certificações de segurança que asseguram suas atividades.

Só para exemplificar, aqui na Nascente Azul, as atrações de aventura possuem a certificação ISO-21101, no Sistema de Gestão da Segurança para a prática das atividades de turismo de aventura. Isso garante a qualidade de nossos equipamentos, monitores e nosso comprometimento com o bem-estar de todos os visitantes.

Além disso, durante a pandemia, tanto Bonito quanto atrativos como a Nascente Azul tomaram providências para proporcionar um ambiente responsável, limpo e seguro para o turismo.

Nesse meio tempo, criamos protocolos de biossegurança próprios para nossas atividades. E também medidas gerais de saneamento, seguindo orientações da OMS. Assim surgiu uma iniciativa regional internacionalmente reconhecida, o selo Bonito Seguro.

Selos de segurança e credibilidade de Bonito MS

A partir das práticas adotadas pela certificação, Bonito MS foi premiado com o selo Safe Travels. O novo selo internacional, emitido pela World Travel & Tourism Council (WTTC), comprova o comprometimento do turismo na prevenção contra coronavírus. Assim, além de melhor em ecoturismo, Bonito é também é considerado internacionalmente seguro nesse momento de pandemia.

Agora que você já sabe por que Bonito MS é o grande destaque da nossa lista, confira agora mais 6 dias de lugares preservados no Brasil.

2. Fernando de Noronha

Em segundo lugar, o arquipélago de Fernando de Noronha é também um dos mais procurados por quem ama natureza. Localizado no litoral do estado de Pernambuco, seu maior atrativo são praias de águas cristalinas e mornas.

Fernando de Noronha - PE

De forma semelhante a Bonito MS, Fernando de Noronha também possui um olhar para a acessibilidade. Algumas praias do local contam com mecanismos para facilitar a locomoção de pessoas com pouca mobilidade.

Sendo um atrativo natural, o arquipélago também recebe sua devida preservação. Assim, é dividido em Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental. Essa organização visa assegurar a preservação das espécies, fauna e flora. Desse modo, 70% da região é área de proteção ambiental. Igual a Bonito, o controle de visitantes também é limitado a fim de preservação ambiental.

Assim sendo, em Fernando de Noronha você encontra paisagens lindas, repletas de verde, vida e água. Sem dúvida, é um dos destinos mais encantadores do país. Por isso, não poderia faltar em nossa lista de lugares preservados no Brasil.

3. Jalapão

O Jalapão, no Tocantins, é considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil. Trata-se de uma unidade de conservação e proteção integral à natureza. Por isso, não poderíamos deixar de mencioná-lo. São mais de 158 970 hactares, distribuídos entre os municípios de Mateiros e São Félix. No Jalapão, você se surpreenderá com uma paisagem de:

  • Chapadões e serras com clima de savana
  • Cerrado e dunas alaranjadas
  • Rios, cachoeiras e nascentes
  • Formações rochosas impressionantes
Jalapão - TO

Dessa forma, esse cenário peculiar atrai apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura. Além de paisagens únicas, existe a conexão com a história regional. Um dos principais atrativos são os Povoados do Mumbuca e Prata, que são comunidades remanescentes de quilombos. Assim, durante a visita, o turista vivencia a cultura local.

Para preservar essa cultura e riqueza natural, a região conta com vários instrumentos de conservação. Entre eles:

  • Parque Estadual do Jalapão
  • Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba;
  • Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins
  • Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga
  • Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

Portanto, é um dos destaques em lugares preservados no Brasil.

4. Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina, na Bahia, é uma região de serras protegida dentro da categoria parque nacional. A região fica no coração do estado baiano e contempla 24 cidades. É também considerada um dos melhores lugares de ecoturismo do Brasil. Afinal, nela encontramos:

  • Os principais rios da bacia hidrográfica da Bahia.
  • Montanhas e vales
  • Desfiladeiros
  • Cavernas
  • Serras
  • Rios, nascentes, piscinas naturais e cachoeiras
  • Canyons
  • Grutas
  • Paredões rochosos em meio à mata atlântica, cerrado e caatinga
  • Fauna abundante
Chapada Diamantina - BA

Dessa forma, é um lugar com beleza natural única. Por isso, é também mantido com alta conservação ambiental. A população possui alta conscientização ambiental. Além disso, o destino recebe forte fiscalização e normas de visitação a fim de preservar o meio ambiente.

5. Jericoacoara

Jericoacoara é uma vila localizada no Ceará, a 300 quilômetros de Fortaleza, só para ilustrar melhor. Além das praias mais bonitas do Brasil, o local também possui lagoas de águas limpas e azuis. O destino também possui dunas incríveis, bem como formações geológicas surpreendentes. Por exemplo, a Pedra Furada, um dos cartões postais de Jericoacoara.

Pedra Furada,  Jericoacoara - CE

Cercado por lindas paisagens, não poderia deixar de ser um dos lugares preservados no Brasil. Assim, possui unidades de conservação ambiental e controle de turistas a fim de reduzir os impactos ambientais e sociais.

Jericoacoara é, sobretudo, um lugar de praia, passeios aquáticos e cenários tropicais. Assim, se você é apaixonado por praia, vale a pena conhecer.

6. Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu estão entre as paisagens mais belas do mundo. 95% da região está situada no Paraná, região sul do Brasil. Dois terços das cataratas se encontram no território argentino.

Cataratas do Iguaçu - PR

Na totalidade, estão localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina. O cenário é considerado Patrimônio Natural da Humanidade, só para se ter uma ideia de sua importância.

Elas são formadas por 275 cachoeiras ao longo de 2,7 quilômetros do Rio Iguaçu. A queda com maior fluxo das Cataratas do Iguaçu é a da Garganta do Diabo. Com cerca de 275 quedas d’água, possui uma altura com mais de 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. Sem dúvida, um lugar único e inesquecível.

7. Cambará do Sul

Não poderíamos deixar de destacar a região da Serra Gaúcha, uma das mais belas do Brasil. Nesse sentido, uma cidade que tem se destacado no roteiro da Serra Gaúcha é Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Nela, você encontra uma formação rochosa incrível, conhecida como Terra dos Cânions. Assim, atrai apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. É característico do local:

  • Cachoeiras
  • Florestas de Mata Atlântica e araucária
  • Cânions de aproximadamente 900 metros de altura e 8 quilômetros
  • Fauna e flora exuberantes
Terra dos Cânions, Cambará do Sul - RS

Os Cânions do Cambará do Sul são tão espetaculares que foram cenários de produções audiovisuais brasileiras. Parecem imagens internacionais, mas estão bem aqui, em solo brasileiro! Uma delas foi a mini série “A Casa das Sete Mulheres” e também a novela “Esplendor”.

Tamanha riqueza natural precisa de conservação, não é verdade? Por isso, este é um dos lugares preservados no Brasil. A Serra Gaúcha também possui limite de visitantes e normas de turismo para proteção da fauna e flora. Por isso, consegue manter seu esplendor e encanto.

Ecoturismo Brasil

Não é à toa que esses 7 lugares preservados no Brasil sejam também os mais procurados para ecoturismo. Ou seja, o turismo praticado em meio à natureza e com uma forte conscientização ambiental.

Por outro lado, o que destaca lugares como Bonito MS, por exemplo, é sua variedade de lazer em meio às maravilhas naturais. Ao mesmo tempo em que cuida do seu ecossistema, a cidade também investe em estrutura de alta qualidade. Assim, se você busca diversas atrações para viajar com toda família, Bonito MS tem mais chance de agradar a todos.

Complexo de ecoturismo - Nascente Azul, Bonito - MS

Só para exemplificar, a Nascente Azul, em Bonito MS, é um dos parques de ecoturismo mais completos da região. Conosco, você encontra os principais passeios do ecoturismo, além de toda infraestrutura para maior comodidade de sua família e grupo de viagem.

Complexo de ecoturismo: atrativo tudo em um

Na Nascente Azul, você vai poder experimentar:

  • Flutuação: começa pela trilha, onde você vai contemplar a mais linda vista da Serra da Bodoquena. Depois, seu corpo será conduzido pela correnteza leve da nascente de água cristalina.
  • Mergulho com cilindro: imersão total no mundo subaquático, onde você vai ter contato direto com vários peixes, plantas aquáticas e lindos cenários debaixo d’água.
  • Balneário com várias atrações para todas as idades: multiplataformas para você se divertir em meio ao nosso lago, como o Aqualokko e a Tirolesa Aquática. Trilha acessível que dá acesso a nossa magnífica Cachoeira de Tufas, Cascata, Capela Ecumênica e muito mais. E, claro, uma Praia de Água Doce com restaurante e bar, rodeado por uma linda paisagem natural, com tudo o que você precisa para relaxar. Enquanto isso, os pequeninos podem brincar com toda segurança nas águas rasinhas do nosso lago.
  • A maior Tirolesa do estado e mais uma plataforma incrível de aventura, o Pêndulo Humano: aventure-se com toda segurança! Desperte o aventureiro que há em você!

Assim, conosco você vive vários passeios no mesmo atrativo: contemplação da natureza, aventuras, descanso e relaxamento. Se você colocou Bonito MS na sua lista, venha conhecer também nosso complexo de ecoturismo. Sem dúvida, aqui, seu ingresso vale muito mais a pena!

Valorize os lugares preservados no Brasil!

Quando falamos de viagem, geralmente pensamos em lugares famosos no mundo, como Paris, Londres e Nova York. Mas, nosso país reserva verdadeiros tesouros que são abertamente compartilhados ao público. Deixar de conhecê-los é perder uma grande oportunidade de se surpreender. Sendo que eles podem estar mais perto do que você imagina!

Os lugares preservados no Brasil são destinos imperdíveis, que precisam entrar no seu roteiro de viagem. É claro que podemos encontrar belezas em todo mundo. Porém, algumas das mais belas estão bem aqui no nosso país. Vamos valorizar nosso patrimônio? Comece por Bonito MS e venha conhecer as maravilhas de nossa região. A Nascente Azul é um dos principais atrativos da cidade. Aqui, você vive uma experiência completa e seu ingresso vale muito mais. Agende sua viagem e prepare-se para se surpreender com nossas emoções!

Você também pode gostar
0Shares
Tire suas dúvidas aqui!
Fale pelo WhatsApp
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FALAR SOBRE PREÇO
FALAR SOBRE MINHAS FOTOS
Utilize apenas números e vírgula. Ex: 5,8
VOLTAR
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)