O dia em Bonito é marcado pela realização de muitas tarefas agradáveis: é possível flutuar, mergulhar, fazer trilhas, ir a cachoeiras e fazer muitas outras atividades, que são especialmente interessantes no município, considerado um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil. Com tantas atrações disponíveis durante o dia, o ideal é ir diminuindo o passo e se preparar para novas atividades a serem realizadas na manhã seguinte.

Ainda assim, em vez de ficar no hotel, é possível aproveitar o horário livre para desbravar ainda mais a cidade, conhecer a cultura local e fazer atividades bem interessantes. Com vontade de saber o que fazer em Bonito à noite para aproveitar ao máximo sua viagem e deixá-la ainda mais divertida? Continue a leitura deste post e confira abaixo algumas dicas de passeios noturnos que preparamos para você.

Aquário de Bonito

Com uma bela coletânea dos peixes presentes na região, o Aquário de Bonito oferece uma experiência agradável, divertida e didática. Lá, é possível encontrar descrições das espécies e admirar a beleza e a diferença entre os animais. Assim, dá para fazer um passeio agradável e que combine muito bem com as horas mais tranquilas do dia.

O aquário conta com cerca de 70 tipos de peixes, estando ali presentes algumas espécies raras e exóticas, como os albinos, e as arraias-de-água-doce, pouco conhecidas pela maioria das pessoas. O jaú, peixe com mais de um metro e vinte centímetros e com cerca de 40 quilos, também pode ser visto no local, bem como dourados, pintados, pacus e cacharas.

As visitas contam com monitores treinados para dar informações sobre as espécies e tirar dúvidas. Outro aspecto interessante é a possibilidade de interagir com os animais, já que os visitantes podem tocar e alimentar as arraias.

Quem quiser observar os hábitos alimentares de outros peixes pode ir ao local nos sábados, terças e quintas-feiras, sempre às 20 horas, para ver o comportamento das piranhas, das piraputangas e dos dourados.

Perfeito para todas as faixas etárias, das crianças aos idosos, o Aquário de Bonito tem localização central, a 150 metros da Praça da Liberdade, e fica aberto das 9 às 22 horas.

o-que-fazer-em-bonito-a-noite

Casa da Memória Raída

Que tal adicionar um pouco de conhecimento histórico a essa viagem repleta de atrações ecoturísticas? A casa da Memória Raída é um museu e espaço cultural que fica aberto de terça a domingo, das 18 às 22 horas. Nele, é possível conhecer um pouco mais da história de Bonito e região, bem como aprender sobre o passado dos índios locais, a exemplo da tribo de guerreiros Kadiwéu.

Outros personagens também aparecem na programação para ajudar a contar a história, a exemplo do bandoleiro Silvino Jacques; do dono da fazenda que deu origem a Bonito (chamada de Rincão Bonito), o Luiz da Costa Leite Falcão, e de Almerinda Falcão, a Raída, figura histórica também importante para a cultura local.

O espaço oferece igualmente informações sobre a culinária regional, além de contação de histórias, sempre às 19 horas. Há loja e cantina para quem quer comprar lembranças, conhecer o artesanato e se deliciar com comidas típicas, como a tapioca de pequi e castanha-de-baru. O endereço é rua 29 de maio, 913, no Centro.

Cavalgada Noturna

Que tal adicionar um pouco mais de emoção às noites em Bonito? Se a ideia é atraente para você, aposte na cavalgada noturna, opção dedicada a mostrar os costumes da vida no campo. O grupo sai em comitiva pela região e, depois da cavalgada, há roda de viola, contação de “causos” e arroz carreteiro para finalizar o passeio.

A trajetória tem 5 quilômetros e é feita em uma trilha em meio à mata com instrutores e guias capacitados. Crianças a partir de 5 anos já podem participar. A atividade, que também pode ser feita à tarde, conta com a beleza do céu interiorano e com o brilho das estrelas quando realizada no período noturno.

Ateliê Taboa

Na Fábrica de Encantos Taboa, o turista pode conhecer o processo de produção dessa famosa cachaça local, que vai da escolha das ervas aromáticas utilizadas ao revestimento da embalagem com a fibra de taboa, tudo feito de forma artesanal. Lá, o turista pode degustar os mais de 20 sabores dessa bebida, feita à base de cachaça, mel, guaraná em pó e canela.

O tour também mostra a confecção de trabalhos em cerâmica, feitos por jovens da comunidade. Além disso, o espaço conta com um bar popular entre os turistas da cidade. Assim, se você quiser finalizar a noite em um lugar movimentado e com música ao vivo, vale a pena conhecer o bar também.

O tempo da visita é de cerca de uma hora. As visitações acontecem de segunda a sábado, às 17h30, 18h30 e 19h30. O endereço é rua Filinto Müler, 1.125.

Projeto Jiboia

Outra opção que une diversão e conhecimento, o Projeto Jiboia incentiva o turismo consciente e esclarece qual é a importância das cobras para o ecossistema, além de dar aos visitantes muitas outras informações sobre esse tipo de animal. A parte mais aguardada da atividade é o final, quando os turistas podem tirar fotos com uma jiboia enrolada no corpo.

Gostou da ideia? A atividade é totalmente segura e promete ser um sucesso entre os visitantes, principalmente as crianças, que vão se divertir e ainda aproveitar para ter uma aula sobre a importância de respeitar e conhecer o animal.

Há ainda 12 outras jiboias e uma píton para observação. O tempo da atividade é de cerca de 2 horas, e ela acontece todos os dias, às 19 horas. O espaço fica na rua Nestor Fernandes, 610.

Viu só como há muito o que fazer em Bonito à noite? O ideal é realizar passeios durante o dia, como flutuações e mergulhos, parar para o almoço e depois dar continuidade às atividades até a hora de ir para o hotel. Após descansar um pouco, pode-se continuar a aventura e aproveitar as opções noturnas que a cidade tem a oferecer!

Para tanto, a última dica é conhecer o restaurante da Nascente Azul, opção perfeita para quem quer apostar em um almoço repleto de comida típica mato-grossense. O local funciona das 11h30 às 14h30 na baixa temporada e das 11 às 15 horas na alta.

Gostou da ideia? Então, aproveite para conhecer mais informações sobre o restaurante da Nascente Azul!