fbpx
Início » Como organizar finanças para viajar nas férias?

Como organizar finanças para viajar nas férias?

por Nascente Azul

Chegando a época das férias é hora de programar a viagem, seja em família, com amigos ou até mesmo sozinho. Desse modo, algo muito importante é organizar as suas finanças, afinal, um bom planejamento é sempre bem vindo.

Independente do seu destino, uma coisa é certa, dinheiro é necessário para seus gastos durante a viagem, com os passeios, alimentação, hospedagem, entre outros.

Neste artigo, vamos mostrar como organizar as finanças para viajar nas férias. Continue lendo e confira!

Qual a importância de um planejamento financeiro antes de viajar?

Antes de mais nada, quando falamos em organizar finanças para viajar nas férias, não necessariamente estamos falando sobre economizar para conseguir viajar. Para não gerar dúvidas, vamos explicar a diferença.

Economizar para conseguir viajar, requer que ao longo dos meses que antecedem a viagem, você abra mão de algumas coisas no seu dia a dia para sobrar o dinheiro da viagem. Já organizar as finanças falamos sobre colocar no papel um planejamento do que será gasto na viagem. Esse planejamento ajuda a ter uma noção mínima das suas necessidades durante essa viagem.

É preciso saber essa diferença, em primeiro lugar, pois isso definirá todo o roteiro da sua viagem, começando pela hospedagem que será escolhida.

E a organização financeira tem relação também com as atividades que serão feitas na viagem, como falaremos abaixo.

Primeiro passo da organização financeira: Roteiro

O roteiro, para qualquer destino, é o básico e primeiro passo de planejamento de férias. A partir do roteiro você vai fazer a pesquisa de hospedagens, passeios, restaurantes, locais de visitação pagos e gratuitos e muito mais.

Para isso, faça um roteiro fechadinho, começando pelo dia da ida, e o horário de chegada ao destino, até o horário do check-in de volta da sua viagem.

Viajar sem roteiro pode gerar diversos imprevistos, além de deixar a viagem mais cara do que poderia ser.

Defina as atrações que deseja fazer

Se a viagem for para uma cidade histórica, com muitos museus, por exemplo, é necessário categorizar em: quais você quer muito visitar, e aqueles que você tem vontade, mas se não der tempo tudo bem. Assim, você tem opções extras em caso de algum imprevisto. Na hora do planejamento anote o valor de entrada de cada atração, para ser somado ao final do roteiro.

É muito importante definir o que você quer fazer na viagem com antecedência. Alguns lugares como em Bonito – MS, todos os atrativos precisam ser fechados antes da viagem, pois possuem um limite máximo de visitantes por dia. Isso acaba sendo uma grande vantagem, pois ao chegar na viagem, essa parte já está resolvida e paga.

Ao fazer seu planejamento de viagem, verifique se as atrações do local são fáceis de serem adquiridas na hora. Ou se, como em Bonito, é necessário encontrar um agência receptiva para fechar o seu pacote e garantir as atrações que você quer na suas férias.

Época da viagem

Saber bem sobre a época da sua viagem ajuda a organizar as finanças. Isso porque, se a viagem acontecer na alta temporada, como férias escolares, natal, carnaval e feriados. Você já sabe que são épocas concorridas e os preços estão mais altos.

Enquanto na baixa temporada, dependendo do destino, os valores são menores, podendo inclusive ser negociados.

Quem se planeja para viajar durante a baixa temporada, mas tem imprevistos e precisa remarcar, possivelmente terá que pagar mais do que o previsto. Com isso, suas finanças acabam ficando desorganizadas.

Desse modo, independente da época da viagem, é sempre bom colocar um valor para gastos extras no seu planejamento.

Tipo de hospedagem

Ao longo do texto falamos brevemente sobre a importância da hospedagem no planejamento da sua viagem de férias.

Existem os tipos “mochilão”, em que você pode se hospedar em hostels, casa de pessoas da região, pensões, etc. E existe o tipo de hospedagem conforto, que inclui hotéis, mesmo que simples, mas privativos, hotéis luxuosos, resorts, e assim por diante.

Esse item terá um peso grande no seu planejamento financeiro. Por isso, deve ser um dos primeiros a ser contratado. O quanto antes você faz as reservas, mais chances tem de conseguir bons preços em ótimos hotéis, por exemplo.

Planilha de viagem

Deixamos esse último item por último, mas isso não o faz menos importante. Pelo contrário é um dos mais importantes para organizar as finanças para viajar nas férias. Mas vamos falar dele por último, exatamente por englobar todos os itens anteriores.

A planilha é extremamente importante para a sua organização, é preciso colocar todo o roteiro da viagem, o que já foi reservado, o que está pago, o que será pago depois, etc. Para ter um controle 100% é necessário anotar exatamente tudo.

Mas a grande vantagem é que na véspera da sua viagem você estará tranquilo, podendo apenas aproveitar o merecido descanso. Pois tudo o que você precisa está discriminado na planilha para consulta.

Organizar as finanças para viajar nas férias é uma forma de você conseguir fazer uma viagem com tudo o que deseja, dentro do orçamento estipulado. Afinal, todo mundo tem um. Quando essa organização é feita com antecedência, as chances de imprevistos diminuem.

________

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. E se a sua escolha for Bonito -MS, não deixe de conhecer a Nascente Azul. Entre em contato através deste formulário, e em poucos minutos você receberá o orçamento de sua viagem! Aproveite!

 

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais