A rotina atribulada dos centros urbanos, a correria do trânsito e a dificuldade de adotar hábitos mais saudáveis fazem com que cada vez mais pessoas e famílias queiram se aproximar da natureza quando vão desfrutar de suas férias. Por isso, quando o assunto é planejar uma viagem, destinos de ecoturismo estão muito em alta.

A fama não é para menos: colocar os pés na terra, se inspirar com nossa fauna e flora tão diversa e, sobretudo, se sentir reconectado com o meio ambiente são sensações que não têm preço.

Nesse sentido, para ter uma experiência incrível, é preciso se organizar e considerar alguns aspectos importantes para uma viagem de ecoturismo. Para ajudar você nessa tarefa, separamos, neste post, seis dicas preciosas que vão fazer toda a diferença no seu planejamento. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Escolha bem seu destino

Planejar uma viagem sempre começa com a escolha do lugar que será visitado. No Brasil, um país de grandes riquezas naturais, as opções são muitas, por isso, o desafio vai ser optar por um destino só.

Agora, se você busca aproveitar o sol e curtir lindas praias, locais como Fernando de Noronha, em Pernambuco, ou Ilhabela, em São Paulo, são boas ideias.

Entretanto, se você está interessado em trilhas, cachoeiras, mergulhos, flutuação e muita aventura, considere visitar Bonito, no Mato Grosso do Sul. Em termos de ecoturismo, esse destino é imbatível, sendo um dos mais conhecidos e procurados por turistas e amantes da natureza.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

2. Pesquise uma boa data para ir

Cada destino tem suas particularidades e é importante checar todas elas antes de bater o martelo. Comece pensando nos meses ao longo do ano: em geral, não é uma boa pedida ir para destinos de praia durante o inverno ou períodos de chuvas intensas, que inviabiliza muitas atrações. Afinal, quando falamos de ecoturismo, a maior parte dos passeios é feito ao ar livre.

Em Bonito, por exemplo, a melhor escolha é ir entre maio e agosto, justamente durante o inverno. Durante essa estação, o nível da água e as temperaturas não baixam, o que não atrapalha a programação. Além disso, é a época que menos chove na região.

Vale a pena também lembrar que dezembro e janeiro são marcados pelas férias escolares, e isso pode lotar algumas atividades.

3. Tenha um planejamento financeiro

Nada pior do que, depois de um ano de muito trabalho, não conseguir relaxar e fazer uma viagem dos sonhos. Por isso, o planejamento financeiro é essencial. Com organização, você consegue reservar os melhores hotéis e todos os passeios que preferir — até os mais disputados — e ter uma jornada mais tranquila, sem surpresas, tropeços ou prejuízos.

Uma vez definido o local e a época, decida — com base nas características e atrações do lugar — quantos dias vai ficar e atividades que pretende fazer. Um segredo para planejar uma viagem com sucesso é a antecedência. Em geral, muitos destinos de ecoturismo estão sob leis de controle ambiental, que visam proteger a fauna e flora local.

Consequentemente, existem limites de acesso e número de pessoas por passeio. Logo, se você se organizar o quanto antes, garante que vai participar de todas as atividades que deseja e tirar o melhor proveito da sua viagem!

4. Procure por boas opções de hospedagem

Na mesma linha do planejamento com antecedência, faça uma pesquisa de hospedagem com calma. Depois de um dia de caminhadas e aventuras, você vai querer estar em um espaço agradável e confortável para repousar. Sendo assim, considere fazer uma reserva em um hotel mais tranquilo e reservado para entrar em sinergia com a paz que a natureza transmite.

Outro fator a ser pensado é a localização. Você vai precisar de carro para se locomover entre as atrações? Se não estiver dirigindo, prefira regiões centrais de onde partem vans coletivas para as principais atrações.

Caso esteja em família, prefira hotéis com boa acessibilidade — especialmente para hóspedes idosos — e que oferecem programações voltadas para crianças, por exemplo. Resorts e spas também são excelentes alternativas para casais em busca de relaxamento total.

5. Descubra quais são os itens indispensáveis para a viagem

Uma viagem de aventura pede roupas confortáveis e frescas. O ideal é se sentir livre e tranquilo para fazer caminhadas e se mexer muito. Leve tênis ou sapatos robustos — que são mais indicados para trilhas — e não se esqueça da proteção: inclua na mala repelentes, protetor solar — ou até mesmo peças feitas com tecidos que protegem a pele dos raios UV — óculos de sol, chapéus e bonés.

Também não deixe de levar capas de chuva e uma mochila para carregar o que precisar com mais praticidade. No mais, é importante colocar na bagagem suas roupas de banho, alguns remédios, bem como câmeras ou filmadoras para registrar tudo!

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

6. Selecione as atividades que deseja fazer

Depois de resolver tantos detalhes, chegou a melhor parte de planejar uma viagem: as opções de entretenimento! São inúmeras as atividades que você pode fazer, tudo depende, como falamos, do destino. O recomendado é explorar todas as possibilidades e pontos fortes do local e eleger aquelas que agradam você e seus companheiros de jornada.

Trilhas, mergulhos em cavernas ou grutas, passeios de barco, banhos em cachoeiras e esportes emocionantes, como rapel e arvorismo, são apostas excelentes. A flutuação em águas cristalinas é uma experiência inesquecível — e é um grande diferencial de Bonito.

Na mesma região, o Balneário Nascente Azul é um complexo de lazer para todas as idades e funciona praticamente como um parque de diversões. Com uma ótima infraestrutura, é um ótimo espaço para passar um dia e se divertir com segurança e conforto.

Com essas dicas certeiras, você vai saber como planejar uma viagem para usufruir cada minuto do seu tempo livre em contato com a natureza. Sendo assim, coloque essas ideias em prática e prepare-se para criar memórias para uma vida toda!

Gostou do post? Quer mais dicas sobre viagem e ecoturismo? Então, assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão!