Antes de fazer um passeio, é muito importante pesquisar a avaliação de viajantes para ter mais dados sobre o local que se pretende conhecer. Com essa medida, fica mais fácil saber informações fundamentais, como a temperatura da época, os melhores passeios, onde ficar, o que esperar da culinária e se o destino é compatível com todos os estilos de viagem e tipos de turistas, como os idosos e as crianças.

Com as novas tecnologias, fazer isso ficou muito mais fácil. Agora, você pode acompanhar os relatos de outras pessoas em diversos sites e ferramentas, como o TripAdvisor, canais no YouTube e blogs.

Quer saber melhor por que vale a pena investir neste tipo de consulta antes de fazer a sua viagem e quais são os lugares mais adequados para fazer a pesquisa? Acompanhe abaixo as informações que selecionamos para você sobre o tema e prepare-se para a sua próxima viagem!

Por que é importante pesquisar bem o local de destino antes de viajar?

Qualquer viagem ganha em qualidade e pode ser melhor aproveitada quando os turistas sabem quais são as reais condições do lugar. Viajar é sempre bom, mas quem costuma comprar as passagens em cima da hora e dedicar pouco tempo à pesquisa pode ter surpresas desagradáveis, como aquelas que envolvem o orçamento.

Afinal, não importa quanto você pretende gastar com um passeio: planejar antes é fundamental para conseguir dedicar seu tempo efetivamente à viagem e não aos gastos que ela acarreta. Por isso, lembre-se de que a vantagem número um de quem faz planos é estar seguro em relação ao que se deve esperar do orçamento.

Outro ponto importante tem a ver com a melhor época para determinados passeios. Cada fase do ano apresenta características específicas que podem influenciar a participação em alguma atividade. Quem quer aproveitar a maior visibilidade das águas de rios e nascentes em Bonito, por exemplo, pode preferir ir até lá durante os meses de inverno.

Outra questão tem a ver com as atividades paralelas disponíveis na região a ser visitada, como os festivais. Em Bonito, continuando o exemplo, é possível aproveitar o Festival de Inverno no mês de julho, a Festa do Peão de Boiadeiro nos meses de abril e maio, a de São Pedro em junho e o Festival da Guavira em dezembro.

A época a ser escolhida também interfere nos preços, já que a alta temporada normalmente apresenta valores mais “salgados”. Assim, é importante avaliar a disponibilidade dos viajantes e planejar a melhor época do ano para a sua viagem, sempre levando em consideração o que se quer fazer, as atividades paralelas e o clima.

Além das questões relacionadas a preços e tempo meteorológico, pesquisar ajuda a escolher com mais consciência e eficiência outros tópicos importantes, como hospedagem e local de alimentação. Nesse aspecto, a avaliação de viajantes que já fizeram o percurso que você pretende realizar pode ser essencial, como veremos a seguir.

avaliacao-de-viajantes-bonito-msComo a avaliação de viajantes pode ajudar?

Não é bom ter a recomendação isenta de um amigo sobre alguma dica de passeio ou viagem? A vantagem de procurar pela avaliação de viajantes é que ela é normalmente confiável e livre de segundas intenções. Além disso, o ambiente on-line permite que se encontre com facilidade um apanhado significativo de opiniões sobre o mesmo tópico, o que garante que se tenha acesso à opinião da maioria e que não seja necessário se contentar com a experiência isolada de uma pessoa.

Assim, dá para utilizar a avaliação de viajantes como um recurso seguro na busca de informações compatíveis com a realidade. Além de pesquisar por dicas de orçamento (há sites especializados que simulam os gastos segundo o tipo de viagem e a quantidade de dias que se pretende gastar), é possível ver informações relacionadas ao clima, à temporada e a atrações turísticas.

Essa ajuda é também especialmente válida para buscar informações sobre a hospedagem. Alguns sites dão dicas detalhadas sobre isso e mostram as notas que os turistas dão para quesitos como limpeza, localização, hospitalidade e segurança. O mesmo acontece para uma busca consciente de onde comer: é possível encontrar informações sobre a história do lugar, curiosidades, quais pratos se destacam, bem como informações sobre os preços.

Outro tópico bem importante é investigar as melhores formas de chegar ao seu destino. Com um pouco de pesquisa, dá para encontrar informações completas voltadas para todos os tipos de viajantes, desde os aventureiros aos que farão o passeio com crianças e idosos, por exemplo.

Em que lugares pesquisar a avaliação de viajantes?

É possível achar basicamente toda a informação necessária para fazer um passeio consciente em sites que disponibilizam a avaliação de viajantes. Quer conhecer os principais locais para fazer essa pesquisa? Acompanhe.

avaliacao-de-viajantes-em-bonito-msTripAdvisor

Muito conhecido e respeitado, o TripAdvisor é um site com alcance mundial que oferece avaliações sobre destinos de viagem, hotéis, restaurantes etc. Nele, é possível encontrar a opinião dos internautas, bem como fotos e dicas. Além de ver essas informações, você também pode fazer a sua contribuição e compartilhar com as pessoas a sua experiência da viagem.

A empresa também concede selos de qualidade a locais com boa reputação, o que também ajuda a escolher a melhor opção durante um passeio. Se você encontrar um estabelecimento com o certificado de excelência, pode ter a certeza de que o lugar é considerado pela comunidade de viajantes como de alta qualidade.

A Nascente Azul, em Bonito, é um exemplo de instituição que atende aos padrões da TripAdvisor e, por isso, conta com o certificado de excelência

Booking

Essa é outra ferramenta bastante reconhecida para quem quer buscar a opinião de viajantes. Ela permite fazer a reserva de quartos de hotel e acompanhar o que as pessoas dizem sobre aquele lugar, entre outras funcionalidades. É possível ver fotos, localizações detalhadas, principais comodidades, preço e o que os clientes acharam de quesitos como segurança e limpeza.

Blogs e vlogs

Para uma recomendação mais intimista e detalhada, é possível ver a opinião de pessoas experientes em “sites pessoas”, os blogs, ou em canais do YouTube. Basta digitar em um buscador de notícias por dicas de viagem sobre um determinado lugar e comparar a opinião dos influenciadores digitais.

As opções são muitas, o que ajuda a escolher o que se adéqua melhor ao seu caso, de maneira que você possa ter uma opinião embasada sobre o seu destino antes mesmo de colocar o pé na estrada.

Convencido de que pesquisar pela avaliação de viajantes ajuda e muito a fazer do seu passeio uma experiência ainda melhor? Com a prática, dá para pesquisar sobre orçamento, temporada, clima, atividades, hospedagem, alimentação e muito mais.

Assim, na hora de fazer a viagem, sobra mais tempo para aproveitar os dias e o passeio fica muito mais agradável! Gostou da dica? Entre em contato conosco e veja o que a Nascente Azul tem a oferecer.