fbpx
Início » O guia definitivo sobre o que fazer em Bonito MS em qualquer época do ano, faça chuva ou faça sol

O guia definitivo sobre o que fazer em Bonito MS em qualquer época do ano, faça chuva ou faça sol

por Nascente Azul

Sem saber  o que fazer em Bonito MS? Este conteúdo tem absolutamente tudo que você precisa para programar um roteiro completo ao seu estilo de viagem!

Localizada no estado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito fica em área tropical, e possui o verão com muitas chuvas. Por isso, tem basicamente duas estações bem definidas: seca e úmida. Então, antes de programar sua viagem, confira nossas dicas e descubra qual o momento ideal para conhecer nosso paraíso.

Quando ir a Bonito

Sem dúvida, a cidade é encantadora durante todo o ano. Mas, há diferentes encantos entre as estações e temporadas

A alta temporada, entre dezembro e março, bem como julho. Ela oferece clima quente e animação, ideal para desfrutar de todas as atividades. 

Do período de abril a junho e de agosto a novembro, a baixa temporada, proporciona um clima mais ameno e menos agitação. Ou seja, proporciona uma experiência mais relaxante e tranquila.

Qual a melhor época para ir a Bonito MS?

Prefere evitar o período mais chuvoso? Então, o mais indicado é ir entre os meses de setembro e maio, assim consegue pegar boas estações em que o risco de chuva é menor. 

Além disso, é nesta época do ano que as águas se encontram mais cristalinas e por isso é possível observar os peixes em um cenário lindíssimo.

Ama calor? Então, aproveite os meses de outubro e março, quando estamos em pleno verão. Assim, é possível encontrar temperaturas mais altas nesta época do ano.

Água cristalina, azul e com temperatura agradável o ano todo é alternativa do que fazer em Bonito MS mesmo em tempo de chuva
Água cristalina, azul e com temperatura agradável o ano todo é alternativa do que fazer em Bonito MS mesmo em tempo de chuva

Apesar das chuvas, há passeios, como a flutuação na Nascente Azul, não são influenciados pelas chuvas ou o clima. Por isso, vale a pena conhecer mesmo na baixa temporada, aproveitando as promoções exclusivas da época.

Quando é alta temporada em Bonito MS

A alta temporada em Bonito MS ocorre principalmente durante os meses de férias escolares. Ou seja, o período de mais alta procura são os meses de janeiro, julho e dezembro. Mas, ainda há momentos específicos que são considerados de alta temporada na cidade, por exemplo, durante os feriados. Por isso, é importante acompanhar o calendário mais recente da cidade, que pode ser encontrado aqui.

Porém, de maneira geral, as datas de alta temporada são, em resumo:

  • Férias escolares (janeiro, dezembro e julho)
  • Carnaval
  • Semana Santa
  • Tiradentes
  • Independência
  • Nossa Senhora Aparecida
  • Finados

Durante este tempo, a cidade se torna particularmente vibrante, com uma atmosfera animada e agitada. 

No entanto, é importante notar que isso também significa mais visitantes, por isso é recomendado fazer reservas de passeios com antecedência para garantir a sua vaga.

O que fazer em Bonito em 4 dias

Para maximizar sua visita a Bonito MS em quatro dias, é fundamental planejar bem. Uma sugestão repleta de atrações é a seguinte: 

1º Dia – Chegada a Bonito MS

O primeiro dia é, basicamente, destinado a checagem dos ingressos junto à sua agência de turismo e viagens, acomodação na hospedagem e saídas para conhecer a vida urbana na cidade.

2º Dia (dia inteiro) – Flutuação Nascente Azul e Balneário (FREE)

Sim, comprando flutuação, você ganha todas as atrações do balneário. Isso significa mais de 20 atividades de lazer para todas as idades, como trilhas ecológicas, cascata, tirolesa aquática, piscina ecológica, aqualokko e muito mais. Ou seja, uma experiência completa para garantir um dia inteiro de aproveitamento de toda família

3º Dia (manhã) – Gruta do Lago Azul

Visite um dos cartões postais de Bonito MS. Uma maravilha natural com estalactites e estalagmites que irão deixá-lo sem fôlego. 

3º Dia (tarde) – Parque das Cachoeiras

Com mais de 20 cachoeiras e diversas trilhas, é o espaço ideal para se divertir e relaxar com toda a família. Aproveite para conhecer e curtir piscinas naturais de águas cristalinas!

4º Dia – Despedida da cidade e retorno

É hora de registrar momentos únicos em pontos icônicos, como os chafarizes e as esculturas de piraputanga, peixe de água doce nativo de Bonito, na Praça da Liberdade

O que fazer em Bonito em 7 dias

Com uma semana em Bonito, você pode curtir ainda mais as maravilhas naturais desta região incrível. Você já sabe: o primeiro e o último dia são, em suma, para acomodação e despedida da cidade, respectivamente.

Então, em resumo, você terá 5 dias inteiros de passeios. Vamos às dicas?

2º Dia (manhã) – Grutas

Após o café da manhã, você pode dedicar a primeira parte do dia a conhecer as incríveis grutas da região de Bonito. 

Além da Gruta do Lago Azul, experimente incluir a Gruta de São Miguel para descobrir mais formações impressionantes. Por fim, visite também a Gruta Catedral, onde verá formações calcárias incríveis e conhecerá mais um pouco da cultura regional através do museu presente no atrativo.

2º Dia (tarde) – Aquário de Bonito

Um local fascinante que abriga diversas espécies aquáticas da região. Você terá um aprendizado inesquecível sobre a biodiversidade local, o que tornará a experiência de flutuação mais enriquecedora. Aguarde o próximo dia!

3º Dia (dia inteiro) – Flutuação e Balneário

Você já sabe: um lugar, várias atrações. A flutuação começa pelas trilhas repletas de verde e vida selvagem, que pode ser observado durante todo o percurso até a água. Os guias locais acompanham e orientam todo o caminho pra você se sentir ainda mais conectado com a natureza exuberante que nos cerca.

E você ainda terá o dia inteiro para aproveitar o Balneário Nascente Azul, onde poderá relaxar na cascata, piscina ecológica ou ainda se divertir com toda a família no aqualokko ou tirolesas aquáticas. Dentre outras dezenas de atividades.

4º Dia (manhã) – Buraco das Araras

Visite a dolina impressionante que atrai centenas de araras-vermelhas durante todo o ano. O cenário ideal para uma caminhada contemplativa, observando essas lindas aves em seu habitat natural. Um passeio interativo repleto de lições sobre a biodiversidade local.

4º Dia (tarde) – Balneário Santuário Do Prata

Com ótimo espaço de banho às margens do Rio da Prata, um dos principais da região, oferece o cenário ideal para relaxar o restante do dia. Perfeito para complementar sua imersão no universo das Araras. Aliás, a distância de carro entre o Buraco das Araras e o Balneário Santuário do Prata é de aproximadamente 16 minutos. Logo, é possível aproveitar bastante a vista privilegiada das redondezas unindo essas duas atrações no mesmo dia.

5º Dia (manhã) – Abismo Anhumas

Uma caverna submersa que se revela como um novo mundo conforme você desce pela abertura no solo. Você vai se surpreender ao adentrar e ver o lago subterrâneo de águas cristalinas no interior do local. A beleza das formações rochosas subaquáticas é realmente encantadora.

5º Dia (tarde) – Museu Subaquático

O único formado em água doce, uma experiência única na cidade. O museu fica na Nascente Azul. Lá, você verá uma coleção exclusiva de obras submersas feitas com a colaboração humana e natural. Durante a atividade, você observará o museu e apreciará a beleza das esculturas submersas por meio do mergulho com cilindro. Ou seja, dois passeios em um.

Qual passeio fazer em Bonito

Escolher um passeio em Bonito é como escolher entre uma gama de tesouros brilhantes – todos são atraentes à sua maneira. 

A flutuação na Nascente Azul, com sua rica vida aquática e águas cristalinas, é uma escolha incrível para aqueles que amam a natureza.

Turista em plataforma de aventura usando equipamentos de segurança como uma opção sobre o que fazer em Bonito MS
Turista em plataforma de aventura usando equipamentos de segurança como uma opção sobre o que fazer em Bonito MS

Há ainda outros combos repletos de adrenalina, como o Adventure Nascente Azul. Inclusive, comprando esse combo você também ganha acesso gratuito ao balneário.

Quer experimentar um mergulho diferente enquanto contempla exposições artísticas exclusivas? Visite o Museu Subaquático, também no espaço da Nascente Azul. Um lugar com atrações para todos os gostos!

Com uma estadia maior, inclua ainda no seu roteiro as formações naturais icônicas da região. Por exemplo,  as grutas: Gruta do Lago Azul, Gruta de São Mateus. E também a cachoeira Boca da Onça, que é a maior queda d’água do MS. O Buraco das Araras ou ainda o Abismo Anhumas.

A criançada também adora as atrações da cidade. Por exemplo, o Projeto Jiboia oferece uma oportunidade de aprender sobre e interagir com estas serpentes fascinantes. Um contato lúdico e enriquecedor com a natureza, inesquecível

A visita ao Aquário de Bonito também é uma opção educativa, com informações preciosas sobre os peixes e toda a biodiversidade aquática da região.

Qual flutuação fazer em Bonito e região

As principais são:

  • Nascente Azul
  • Barra do Sucuri
  • Aquário Natural
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata
  • Nascentes da Serra
  • Lagoa Misteriosa
  • Abismo Anhumas
  • Gruta do Mimoso

Entre todas as opções disponíveis, a flutuação na Nascente Azul é verdadeiramente única. Pois, oferece uma experiência única em Bonito: você vai se surpreender com o azul intenso que toma a água em um fenômeno natural conhecido como espalhamento. 

É também a única flutuação na cidade onde é possível entrar na água usando apenas roupas de banho comuns, sem a roupa de neoprene, caso você prefira ter o contato dessas águas incríveis direto na sua pele. 

Além disso, o passeio é tão simples e acessível que até mesmo a quem não sabe nadar pode desfrutar do passeio com segurança.

Sendo assim, a Nascente Azul é a mais indicada para o grande público, uma vez que oferece equipamentos que promovem a acessibilidade e inclui atividades complementares do balneário. O passeio é tão tranquilo e seguro que até crianças a partir de 4 anos podem participar. Assim, envolve todas as pessoas em um ambiente altamente preservado. Não é à toa que este foi o primeiro atrativo de Bonito a conquistar o Selo Verde do Instituto Chico Mendes.

Selo Verde concedido a Nascente Azul pelo Instituto Chico Mendes
Selo Verde concedido a Nascente Azul pelo Instituto Chico Mendes

Resultado: uma beleza intocada que merece ser compartilhada.

O que fazer em Bonito em dia de chuva

Mesmo durante um dia de chuva, Bonito tem muitas atrações.

Uma boa opção é a visita às grutas. E, claro, a temperatura da água onde é feita a flutuação da Nascente Azul é basicamente a mesma o ano todo. Além disso, com a roupa de neoprene usada na atividade, você não sente interferência climática no corpo.

Grupo se preparando para a flutuação na Nascente Azul – o que fazer em Bonito MS mesmo com chuva

Quer sentir a energia da água direto na pele? Só na Nascente Azul você pode flutuar sem a roupa de neoprene com segurança e muita tranquilidade. A sensação única de poder estar junto com os peixes e a flora subaquática. 

Por isso, é a melhor escolha de flutuação quando você busca uma viagem mais completa.

Quer mais? Os passeios urbanos em ambientes fechados, como o Aquário de Bonito, são alternativas interessantes para o tempo chuvoso. E se você é mais aventureiro, pode apostar nas aventuras Nascente Azul.

Nesse sentido, a chuva pode ser o clima perfeito para os passeios por diferentes percursos de estrada de terra, oferecidos pela Rota Aventura.

Portanto, quando o assunto é o que fazer em Bonito MS, não faltam alternativas, faça chuva ou faça sol.

O que fazer em Bonito à noite

Após o pôr do sol, Bonito não deixa de brilhar.

Para quem gosta de apreciar a vida noturna local, há bares e restaurantes que oferecem a autêntica culinária sul-mato-grossense, além de música ao vivo com artistas locais.

Praça da Liberdade com chamariz e estátuas em forma de peixe, cartão postal da cidade e o que fazer em Bonito MS à noite

Vale também curtir uma caminhada tranquila pela Praça da Liberdade. E para os amantes da natureza, a observação de aves é uma atividade que vem ganhando novos apreciadores. E a cidade está repleta de espécies típicas da região!

O que fazer em Bonito no frio

Mesmo no frio, Bonito MS oferece muitas atividades encantadoras

A flutuação na Nascente Azul é uma ótima opção. Afinal, já explicamos como a roupa de neoprene funciona, ajudando a manter a temperatura amena do corpo.

Além disso, a água permanece agradável durante todo o ano porque ela nasce direto no solo, sem sofrer qualquer interferência climática externa. Por isso, a experiência de flutuação confortável mesmo no inverno.

Interior da Gruta do Lago Azul
Interior da Gruta do Lago Azul

Uma visita à Gruta do Lago Azul pode ser uma atividade interessante para um dia mais fresco, enquanto o calor de uma refeição saborosa na cidade pode ser uma maneira aconchegante de terminar o dia.

Bonito em Janeiro

Janeiro em Bonito é a época de alta temporada, com muito sol e calor. O clima torna as atividades aquáticas ainda mais atraentes. 

Prepare-se para chuvas ocasionais, típicas do verão, mas não se preocupe, elas costumam ser passageiras e não estragam a diversão. Então, você já sabe: a flutuação na Nascente Azul pode ser seu passeio “coringa” pra qualquer tempo na cidade. 

Bonito em Fevereiro

Fevereiro continua com o clima quente e úmido de janeiro, tornando as atividades aquáticas em Bonito muito atraentes. 

As chuvas de verão podem ocorrer, mas geralmente são rápidas e trazem uma refrescância agradável. Este é o período de Carnaval, então a cidade fica bastante movimentada, especialmente em torno deste feriado.

Bonito em Março

Março em Bonito marca o fim da alta temporada de verão. A cidade fica um pouco mais tranquila, mas o clima ainda é quente, com menos chuvas em comparação a janeiro e fevereiro. A flutuação continua sendo uma ótima opção, bem como as caminhadas ecológicas.

Bonito em Abril

Abril marca o início da baixa temporada em Bonito. O clima fica mais ameno, com temperaturas mais baixas e menos chuva, tornando-se uma época ideal para quem prefere evitar o intenso calor do verão. 

As atividades ao ar livre, como a visita ao Parque das Cachoeiras é especialmente agradável durante este mês.

Bonito em Maio

Maio em Bonito apresenta um clima mais fresco, com pouca chuva. Isso torna as atividades ao ar livre mais agradáveis. Por exemplo, as aventuras e pela Trilha Boiadeira, que oferece belas paisagens. 

Bonito em Junho

Em junho, o inverno começa a se instalar em Bonito. O clima fica mais fresco, mas as temperaturas raramente caem a ponto de impedir qualquer atividade. 

Lembre-se, porém, de que a temperatura da água na Nascente Azul permanece constante. Portanto, pode ser uma oportunidade interessante de flutuar, aproveitando a baixa temporada

Além disso, o ar mais seco torna a visualização da vida selvagem, especialmente os pássaros, particularmente boa durante este mês.

Bonito em Julho

Julho em Bonito é um período de alta temporada devido às férias escolares. Mesmo sendo inverno, as temperaturas são agradáveis durante o dia, permitindo que todas as atividades sejam desfrutadas ao máximo. 

As noites são mais frias. Assim, é aconselhável trazer algumas roupas mais quentes. Os passeios de flutuação, como na Nascente Azul, são atividades populares durante este mês, então reserve seu pacote com antecedência.

Bonito em Agosto

Agosto é o mês mais seco em Bonito, com baixas chances de chuva. As temperaturas durante o dia são agradáveis e as noites frias. 

A visibilidade para flutuação é excelente devido à falta de chuva. Portanto, a Nascente Azul é uma ótima opção para este período. 

Além disso, a observação da vida selvagem é favorecida pelo clima seco.

Bonito em Setembro

Setembro em Bonito é o mês de transição entre o inverno e a primavera. As temperaturas começam a subir novamente e o clima seco persiste, proporcionando excelente visibilidade para a flutuação e a observação da fauna e da flora

Bonito em Outubro

Outubro em Bonito é o mês em que a primavera está a todo vapor. As temperaturas sobem e a vegetação se torna mais exuberante. 

Ainda é uma época seca, proporcionando uma visibilidade excelente para a flutuação e contemplação da biodiversidade local. A água azul e cristalina da nossa nascente  fica ainda mais impressionante sob a luz do sol da primavera. Imperdível, venha conhecer!

Bonito em Novembro

Novembro em Bonito é marcado pelo aumento da temperatura e da umidade, antecipando a chegada do verão. O clima quente faz com que os passeios aquáticos sejam ainda mais agradáveis. 

Este também é o período em que as primeiras chuvas começam a cair, revitalizando a vegetação e a vida selvagem da região.

Bonito em Dezembro

Dezembro em Bonito é o começo do verão, com dias quentes e noites agradáveis. É uma época de alta temporada, especialmente em torno do Natal e do Ano Novo. 

As atividades, principalmente a flutuação, são extremamente procuradas durante esse período. As chuvas de verão começam a cair, mas geralmente são rápidas e não interferem tanto no seu dia.

E você, já sabe qual a melhor época para a sua visita a Bonito MS?

👉Clique aqui para encontrar uma agência local que pode te ajudar a montar um roteiro sob medida para sua viagem. E não se esqueça de incluir a Nascente Azul no seu pacote! Assim, você garante variedade de atrações com qualidade e segurança de alto padrão para todos. Estamos te esperando!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais