fbpx
Início » Roteiro para Bonito MS: um guia completo para sua viagem

Roteiro para Bonito MS: um guia completo para sua viagem

por Nascente Azul

Já começou a montar o seu roteiro para Bonito MS? Esse é um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros quando a intenção é conhecer a incrível biodiversidade do nosso país. E não é para menos!

Com exuberantes paisagens, cachoeiras, rios de águas cristalinas, grutas e vida selvagem, a cidade tem foco no ecoturismo e já foi considerada o melhor destino turístico responsável do mundo.

Esse reconhecimento é fruto da excelente infraestrutura presente na região, uma característica que faz com que o contato com a natureza seja ainda melhor para todos os turistas.

A cidade atrai pessoas de todos os tipos, já que é perfeita para crianças, jovens casais, turmas de amigos e também para reunir a família.

Para ajudar você na elaboração do seu roteiro para Bonito MS, vamos explicar a seguir o que é necessário ter em mente ao organizar a viagem para a região, indicar os locais que você não pode deixar de visitar, dar sugestões de restaurantes e dicas para aproveitar Bonito e muito mais.

Continue a leitura e prepare-se para essa incrível viagem!
roteiro para bonito ms

Comece o seu roteiro para Bonito MS

A cidade de Bonito fica a 300 quilômetros de Campo Grande e, apesar de contar com aeroporto, é muito comum que os turistas optem por desembarcar na capital, já que há mais opções de voos e companhias aéreas.

Para ir de Campo Grande até o destino final, é possível optar por ônibus, táxi ou mesmo pelo aluguel de carro no próprio aeroporto. Então, considere esse tempo de deslocamento ao organizar a sua viagem.

Confira a seguir outros detalhes que você deve considerar ao viajar para Bonito.

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Escolha a melhor época para viajar

Como estamos falando de um local imerso no bioma da Mata Atlântica, há que se considerar a influência da natureza na hora de programar os passeios. De forma geral, Bonito é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano, mas há algumas diferenças em cada período.

Entre dezembro e março, época de verão e bastante chuva, os rios ficam mais cheios, as matas mais verdes e as cachoeiras em Bonito com abundância de água. Por outro lado, há chance do mal tempo aparecer em alguns dias ou de em determinados locais a água não ficar tão cristalina.

Já na estação seca, que vai de maio a agosto, os rios ficam mais baixos e super cristalinos. Essa é a época ideal para se encantar com os peixes e com a incrível paisagem. Em contrapartida, as águas ficam mais frias, mas isso pode ser remediado com as roupas de neoprene utilizadas em alguns passeios.

roteiro para bonito ms

Programe sua viagem com antecedência

Devido ao seu grande potencial turístico, a cidade de Bonito recebe muitos viajantes em épocas de férias escolares, carnaval e outros feriados prolongados. Por esse motivo, se você quer economizar, procure comprar as passagens aéreas com bastante antecedência.

Também é fundamental se organizar para os passeios, já que a entrada em várias atrações é controlada, sendo permitido o acesso a um número restrito de pessoas a cada dia. E é justamente isso que faz com que as atrações naturais de Bonito permaneçam praticamente intocadas pela mão do homem.

Conte com a ajuda de uma empresa experiente

Algumas pessoas não sabem, mas todos os passeios em Bonito precisam ser reservados por meio de uma agência de turismo. A intenção é justamente controlar o número de visitantes, oferecer informação e treinamento, quando necessário, e promover o cuidado com o meio ambiente.

A agência também pode ser de grande ajuda com a reserva do hotel e indicação de passeios incríveis. Sem contar que, assim, você economiza o tempo que gastaria pesquisando informações e pode ficar livre para aproveitar o melhor da viagem.

Por isso, ao fechar seu roteiro para Bonito MS, não deixe de contar com o auxílio de uma agência de turismo especializada para garantir conforto, segurança e entrada em todas as atrações.

Outra excelente alternativa, tanto para quem viaja sozinho quanto para quem está se aventurando em grupo, é optar por um complexo de ecoturismo em Bonito. Assim, você tem a possibilidade de incluir em seu roteiro para Bonito MS as diversas atrações da região com muita comodidade e segurança.

Organize bem o seu tempo

Um ponto importante a ser considerado na viagem a Bonito é o tempo de deslocamento até as atrações. Isso porque alguns dos pontos mais procurados ficam a alguns quilômetros do local, o que exige bastante organização para aproveitar cada dia ao máximo.

Estude com cuidado quais opções de passeio podem ser realizadas em um mesmo dia e combine com sua turma os horários a serem seguidos por todos.

Conheça as opções de lazer em Bonito

Como você sabe, a cidade de Bonito oferece inúmeras opções e passeios para os viajantes que buscam contato com a natureza e aventura.

Cachoeira, mergulho, flutuação em água doce, passeio de bote, rapel e diversas outras formas de se divertir estão à disposição dos turistas.

Escolha as que mais combinam com você e coloque tudo em seu roteiro para Bonito MS!

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Complexo de Ecoturismo Nascente Azul

Para quem quer aproveitar o melhor de Bonito com a comodidade de encontrar várias opções em um só lugar, a melhor pedida é o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul.

O espaço surgiu a partir da recuperação de uma área totalmente degradada, até então destinada à agropecuária, e hoje é um grande complexo com várias opções de diversão em meio a natureza. A infraestrutura é perfeita para quem viaja com grupos e crianças.

A Nascente Azul conta com diversas atrações, como: Nascente Azul Adventure, mergulho com cilindro no Lago da Capela e flutuação em água doce — uma das principais atividades de Bonito e um dos grandes diferenciais da região. Afinal, Bonito é o único lugar do mundo que conta com essa opção de lazer.

Como o próprio nome sugere, a flutuação se difere do mergulho por ser feita por cima da água. É como se a pessoa ficasse boiando, mas de barriga para baixo. Essa atividade proporciona uma incrível sensação e uma vista privilegiada de todo o ecossistema da Nascente do Rio Bonito.

Outras opções de lazer oferecidas no complexo de Ecoturismo Nascente Azul são as trilhas ecológicas, visitas a cachoeiras e mergulho livre, além de vários outros diferenciais, como piscina ecológica, capela ecumênica, restaurante e bar, vestuários e wi-fi.

Ou seja, você encontra o melhor de Bonito em um só lugar e com muita comodidade e segurança.

Gruta do Lago Azul

Esse talvez seja um dos cartões-postais mais conhecidos de Bonito. E o motivo é o deslumbrante lago de água azul-turquesa inserido em meio às incríveis estalactites da gruta.

A Gruta do Lago Azul fica a 20 km do centro de Bonito e o passeio deve ser agendado com antecedência. É muito importante chegar na hora marcada. Do contrário, a entrada pode não ser autorizada.

Para chegar até o Lago Azul, é necessário fazer uma caminhada pela mata e depois descer por um trecho que pode ter degraus úmidos. Então, vale ter atenção e contar com o apoio do corrimão. O trecho é percorrido na companhia de um guia.

Estima-se que a profundidade do lago ultrapasse os 87 metros e no fundo já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos, como de uma preguiça gigante e de um tigre-dente-de-sabre.

Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel fica na mesma região que a Gruta do Lago Azul e é outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro para Bonito MS.

Chegando à Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas, o trajeto até a Gruta de São Miguel é de tirar o fôlego. Isso porque se trata de uma passarela suspensa entre as árvores! O visual, como você pode imaginar, é indescritível. A presença de muitas araras e pássaros torna o passeio ainda mais especial.

Já na gruta, que tem três mil metros quadrados de extensão, é possível admirar o trabalho feito durante séculos pela natureza. Para aproveitar o passeio, é muito importante prestar atenção às informações interessantes oferecidas pelo guia.

Abismo Anhumas

Para muitos turistas, um dos passeios mais incríveis disponíveis em Bonito é o Abismo Anhumas — uma caverna enorme cujo único acesso é uma fenda no chão. Por isso, a descida de 72 metros só pode ser feita de rapel!

Os mais aventureiros garantem que todo o esforço vale a pena. Afinal, o cenário é um dos mais deslumbrantes do mundo, já que no fundo da caverna há um maravilhoso lago de águas cristalinas.

Para fazer o passeio, é necessário fazer a reserva antecipadamente com uma agência. Depois, é preciso passar por um teste de esforço e preparação, geralmente dois dias antes da visita à caverna. Na verdade, esse teste é um treinamento básico de rapel, cujo objetivo é preparar o visitante para a descida ao Abismo Anhumas.

Também nesse teste fica definido se o visitante terá condições de sair da caverna escalando ou se precisará ser içado para fora. Como não é necessário ter prática com rapel ou ser atleta para encarar o passeio, fique tranquilo para optar por ser retirado de forma mecânica, pois isso é bem comum.

No entanto, pessoas cardíacas, diabéticas ou portadoras de problemas psíquicos não são autorizadas a descer à caverna.

Após a descida, o turista ainda pode fazer uma flutuação no lago. Aí, o grande atrativo é a maior floresta de calcários do mundo, localizada no fundo do lago. Também é possível realizar um passeio de bote pelas águas da caverna.

Passeio de bote pelo Rio Formoso

Se você está pensando que esse incrível passeio pelo Rio Formoso é uma aventura radical demais, pode ficar tranquilo! O trajeto é super tranquilo e perfeito para curtir a natureza.

Além disso, antes de iniciar o passeio, um guia local dá todas as informações necessárias e ensina os movimentos que devem ser feitos durante o percurso. Um ponto importante a ser ressaltado é que, por motivos de segurança, não são permitidas câmeras — a não ser que você tenha um modelo que possa ser acoplado em um suporte de cabeça ou de peito.

O passeio dura aproximadamente uma hora e 30 minutos e há várias pequenas cachoeiras ao longo do rio. A sensação é de muita diversão e adrenalina!

Flutuação no Rio Sucuri

Todo mundo que programa um roteiro para Bonito MS fica curioso com a flutuação, já que esse passeio é um dos mais incríveis para se fazer na região. No Rio Sucuri, que tem uma das águas mais cristalinas do mundo devido à quantidade de cálcio, a flutuação é particularmente deslumbrante.

O ponto para essa flutuação fica a 18 quilômetros do centro de Bonito, na Fazenda São Geraldo. Como todos os passeios na cidade são muito organizados, o grupo recebe todos os equipamentos necessários para a atração, como roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara, snorkel e sapatilhas. O visitante também pode utilizar o próprio equipamento, se preferir.

Em seguida, o guia dá as instruções e o grupo é levado para uma piscina de testes. Então, se você nunca fez flutuação e tem algum tipo de receio, não precisa se preocupar! A equipe é totalmente treinada e preparada para passar todas as orientações e conduzir até mesmo os mais inexperientes viajantes em todo o passeio.

Flutuação no Rio da Prata

Esse passeio é feito no município de Jardim, a 50 quilômetros de Bonito. Apesar de o trajeto parecer um pouco longo, pode ter certeza de que os encantos do local valerão a pena.

Assim como na flutuação no Rio Sucuri, todo o equipamento é fornecido por uma equipe especializada e as instruções e orientações são basicamente as mesmas. Então, é mais uma opção de lugar deslumbrante para visitar e se surpreender. Inclua as duas flutuações — no Rio Sucuri e no Rio da Prata — na sua programação ou escolha a que mais se adapta ao seu roteiro para Bonito MS.

Buraco das Araras

O Buraco das Araras fica também na região de Jardim e, além da ilustre presença das araras, tem como grande atração a imensa dolina com 160 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade. É uma vista impressionante e inusitada!

Durante o passeio, conduzido por um guia, é possível fazer incríveis descobertas sobre a região e avistar alguns dos 50 casais de araras que vivem no local. O percurso da visitação tem aproximadamente 900 metros e conta com duas paradas para observação.

Durante o mês de julho, fica mais fácil avistar a chamada revoada das araras, quando um bando dessas aves sai em busca de alimentos, oferecendo aos visitantes um espetáculo à parte.

Estância Mimosa

A Estância Mimosa é o lugar perfeito se você procura um lugar aconchegante em meio à natureza. E isso sem falar no excelente restaurante com pratos preparados no fogão a lenha e doces feitos de forma artesanal.

Mas o ponto alto do lugar são as trilhas com cachoeiras deslumbrantes. O percurso tem 2.800 metros e oito cachoeiras, como a Cachoeira do Mutum, a Cachoeira do Desejo, a Cachoeira do Sol e a Cachoeira Água Doce. Uma cachoeira muito procurada por quem gosta de aventura é a Cachoeira do Salto, já que os mais corajosos podem pular de uma plataforma de seis metros de altura.

Dependendo da época do ano, a cheia pode fazer com quem nem todas as cachoeiras fiquem disponíveis para banho. Ainda assim, o passeio vale muito a pena!

Veja quais os melhores locais para comer em Bonito

Uma das melhores partes de sair em férias é poder usufruir da gastronomia local e experimentar sabores e texturas totalmente diferentes das que encontramos em nosso dia a dia, não é mesmo? Confira algumas opções para desfrutar do autêntico sabor da amazônia.

Viva esta experiência

Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Nascente Azul

Depois de várias horas de passeio, nada melhor do que desfrutar de uma deliciosa refeição, capaz de repor as energias e proporcionar muito prazer a quem esperou tanto tempo para curtir as férias. O Balneário Nascente Azul conta com um restaurante da típica culinária mato-grossense em formato self-service, o que agrada muito os viajantes que buscam diferentes tipos de refeições com um preço justo.

Não deixe de fazer uma vista a esse restaurante após se aventurar pelas diversas opções de passeios presentes na incrível área do Balneário Nascente Azul. Sua viagem de ecoturismo precisa incluir essa atração!

Casa do João

Esse restaurante fica no centro de Bonito e chama atenção pelo estilo rústico e pelos incríveis peixes que fazem parte do cardápio. Para experimentar um pirarucu, uma traíra ou a pirarara, não deixe de conhecer esse local.

Taboa Bar

Para se divertir à noite, ouvir música ao vivo e tomar uma tradicional cachaça, a pedida é o Taboa Bar. O ambiente rústico, amplo e descontraído é ideal para terminar um dia de passeio com chave de ouro.

Pantanal Grill

Se você tem curiosidade de provar carnes exóticas, como a de jacaré, precisa ir ao restaurante Pantanal Grill. A casa também serve peixes de água doce e carnes de caça, como de capivara.

Sale e Pepe

Esse é um dos restaurantes mais bem avaliados e recomendados para se comer em Bonito. E o destaque, é claro, não poderia deixar ser a grande variedade de peixes e suas diferentes formas de preparo.

O carro-chefe da casa é a piraputanga, um peixe muito consumido na região. No cardápio, também estão o pintado empanado e pratos da culinária chinesa e japonesa. Então, Sale e Pepe é um dos restaurantes que você não pode deixar de visitar!

Confira algumas curiosidades sobre o local

Como você já pôde perceber, Bonito é uma cidade totalmente preparada para receber turistas dos mais variados perfis e faixas etárias. A cidade também conta com vários restaurantes e uma população local amistosa e hospitaleira. Ainda assim, nunca é demais ficar por dentro de algumas curiosidades e informações extras sobre o local, as quais podem ajudar muito o viajante durante as férias. Confira!

Fuso horário

Muita gente não sabe, mas em Bonito os relógios marcam uma hora a menos em relação a Brasília. Então, fique muito atento ao horário dos passeios e também dos voos!

Hidratação

A água da região de Bonito contém alto índice de calcário e magnésio. Por esse motivo, o recomendado é tomar apenas água mineral. E vale caprichar na hidratação durante os passeios embaixo de sol e sobretudo no verão, quando as temperaturas ficam bem elevadas.

Fotografias

Todo mundo que vai a um lugar deslumbrante como Bonito não quer perder a oportunidade de tirar fotos incríveis, certo? Mas, para isso, o ideal é que o turista conte com uma câmera subaquática, principalmente nos passeios de flutuação. Se você não tem uma, a boa notícia é que quase sempre é possível alugar uma com a sua agência ou mesmo diretamente no passeio.

Também é preciso de um pouco de atenção para fazer fotografias em grutas e outros locais com pouca luminosidade. Além disso, o ideal é que a câmera tenha um zoom potente, para captar vários detalhes dos ambientes. Então, não deixe de fazer alguns testes com o seu equipamento, para não deixar de registrar nada!

Conforto

Pode parecer óbvio, mas toda atenção com as roupas utilizadas no passeio é bem-vinda. Não deixe de apostar em peças confortáveis e leves, tênis e roupa de banho. Em alguns passeios, também é possível alugar sapatos especiais (geralmente papete ou bota de neoprene) para realizar determinados trajetos. Sempre que a opção for oferecida, o recomendado é aceitar, uma vez que em alguns casos os tênis podem se molhar e a caminhada ficar desconfortável.

Outros itens de muita ajuda são o repelente e o antialérgico, caso você tenha alergia a picadas de insetos. O agasalho e o protetor solar também não podem ficar de fora das suas malas para viagem. No entanto, não é permitido entrar com protetor solar em certos lugares, como nascentes de rios. Então, se você tem pele sensível, vale investir em uma roupa completa de neoprene para os passeios de flutuação.

Infraestrutura

A cidade de Bonito não conta com uma ampla variedade de agências bancárias. Portanto, se o seu banco não for Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, o ideal é que você tenha uma reserva em dinheiro.

Também é importante checar a forma de pagamento dos passeios, pois nem sempre é possível usar o cartão de crédito. Em caso de dúvidas, a melhor opção é entrar em contato com a agência de turismo escolhida por você.

Ao longo do post, você aprendeu o que é necessário levar em conta ao montar o seu roteiro para Bonito MS, conheceu as principais atrações da região, conferiu diversas dicas para aproveitar ao máximo os passeios, além de dicas de restaurantes e curiosidades para deixar a sua viagem inesquecível.

Então, o que você está esperando para conhecer um dos lugares mais lindos do Brasil e se reconectar com a natureza de forma realmente mágica e especial? Comece agora a elaborar o seu roteiro para Bonito MS e viva dias de relaxamento consigo mesmo ou com aqueles que ama!

Para elaborar seu roteiro para Bonito MS, é essencial contar com uma agência séria e preparada para fazer o agendamento de todos os passeios e oferecer todo o suporte e informações importantes aos turistas.

Portanto, não deixe de entrar em contato com a equipe da Nascente Azul. Estamos preparados para tornar as suas férias em Bonito ainda mais especiais!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais