Mergulhar é uma experiência ímpar e absolutamente surpreendente. Afinal, quem se aventura pelo universo aquático encontra um novo mundo. Uma imensidão repleta de espécimes de fauna e flora únicos. Um conjunto de formas, cores e texturas difíceis de descrever com palavras. Ao contrário do que se imagina a princípio, a atividade pode ser praticada por qualquer pessoa, especialmente quando se trata do mergulho com cilindro.

Isto porque a adoção de equipamentos específicos que permitem respirar na água, assim como coletes e nadadeiras — além do acompanhamento especializado —, fazem desse tipo de mergulho uma atividade com menor exigência técnica quando comparada à prática da natação convencional.

Mas é claro que, para além do espírito aventureiro e desejo de integração com a natureza, o mergulho com cilindro também exige algum conhecimento. Quer saber mais sobre o assunto? Contamos tudinho para você neste post. Vem com a gente!

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Características do mergulho com cilindro

Também conhecido como mergulho subaquático ou mergulho autônomo, o mergulho com cilindro (internacionalmente denominado ‘SCUBA’ — Self Contained Underwater Breathing Apparatus) é a prática de submergir em profundidade utilizando aparatos externos para respirar e se locomover debaixo d’água.

No mergulho com cilindro, os mergulhadores carregam sua própria fonte de gás respiratório, geralmente ar comprimido. Assim, a pessoa é capaz de se manter por mais tempo submersa, se comparado às técnicas do mergulho de apneia e/ou snorkeling. 

Outra característica da modalidade é que, por serem responsáveis pelo transporte dos cilindros, os mergulhadores autônomos se beneficiam de maior independência e liberdade em relação aos praticantes de mergulho que utilizam equipamentos ligados à superfície por umbilicais de ar.

Praticada por recreação ou profissionalmente, a atividade proporciona aos adeptos sensações incríveis e experiências únicas, como descreveremos à frente. Antes, vamos abordar características importantes da modalidade.

mergulho com cilindro em bonito ms

Pré-requisitos para a prática

Conforme os equipamentos e as técnicas de mergulho recreativo foram evoluindo, a prática da atividade passou a estar disponível para mais pessoas corajosas em todo o mundo — o que inclui crianças (geralmente a partir dos 10 anos) e idosos.

No entanto, assim como em qualquer outra atividade que envolve esforço físico — e algum risco, ainda que controlado —, o mergulho com cilindro exige que seus praticantes estejam em boas condições de saúde. Por isso, o ideal é realizar exames para diagnosticar a capacidade cardíaca, pulmonar e vascular antes de iniciar a prática.

Em relação às crianças, além da idade mínima, é importante avaliar a maturidade e desenvolvimento cognitivo de cada uma. Isto é fundamental para determinar a capacidade de gerir os riscos invisíveis, bem como o potencial de agir de forma imprevisível e inadequada em circunstâncias estressantes.

Por fim, em relação aos pré-requisitos, vale ressaltar que a atividade não é indicada para gestantes, uma vez que a prática submete o mergulhador a variações de pressão. Ainda que não haja estudos que meçam os riscos e danos que podem ser causados às gestantes e seus bebês, é consenso não permitir a prática da atividade durante a gravidez.

Equipamentos utilizados

O conjunto de equipamentos para mergulho autônomo não é exatamente barato. Por isso, na maior parte das localidades que oferecem a atividade como atrativo turístico, os itens podem ser alugados ou já estão inclusos no valor dos passeios, como você pode conferir com a nossa equipe.

No entanto, se possível, é bom que você adquira sua máscara, snorkel e nadadeira. Afinal, contar com itens que se ajustam ao seu corpo — oferecendo conforto — pode ser um grande diferencial na fruição do passeio. Confira alguns dos equipamentos imprescindíveis para mergulhar com segurança:

  • snorkel: tubo de respiração, com aproximadamente trinta centímetros de comprimento e diâmetro não muito largo;
  • máscara de mergulho: oferece ao mergulhador uma visão nítida do fundo das águas ao possibilitar a existência de uma camada de ar anterior aos olhos;
  • nadadeiras ou barbatanas: confeccionadas em borracha ou silicone, garantem boa natação subaquática. São imprescindíveis, especialmente se consideramos que na modalidade as pernas são as responsáveis pelo deslocamento do mergulhador;
  • lastro: equipamento utilizado para compensar a flutuabilidade decorrente do uso de roupa isolante;
  • colete equilibrador ou BCD: utilizado para alcançar uma flutuabilidade perfeita do mergulhador. É composto por um colete com bolsas que se insuflam de ar na medida em que o mergulhador pressiona um botão ligado a uma mangueira de baixa pressão ao cilindro;
  • cilindro de ar comprimido: reservatório para armazenar o ar comprimido. Em conjunto com o regulador, possibilita a respiração embaixo d’água.

Outros itens necessários são as roupas de mergulho (geralmente neoprene), faca de mergulho, lanterna, regulador e Octopus, entre outros.

Interação com os animais

Ao realizar o mergulho com cilindro, o mergulhador tem o privilégio de entrar em contato com um universo — que além de belíssimo — observado por pouquíssimas pessoas no mundo.

Exatamente por isso, é importante que o praticante da modalidade tenha a consciência de que brincar com animais ou usá-los como comida para outras espécies pode causar enormes prejuízos ambientais.

Portanto, evite tocar, manusear e/ou alimentar as espécies em seu habitat natural. Ações como essas podem causar estresse, interrupção da alimentação, do acasalamento ou, ainda, provocar reações agressivas por parte dos animais.

Em resumo, como você pôde acompanhar até aqui, para que o mergulho com cilindro seja uma experiência fantástica, cabe observar alguns pontos fundamentais.

onde fazer mergulho com cilindro em bonito ms

Por isso, especialmente para quem está iniciando a prática — com profundo respeito pelo meio ambiente —, é essencial contar com uma boa equipe de treinamento e com equipamentos adequados, de preferência em um ambiente controlado.

Tudo isso é ofertado no Complexo Nascente Azul. Em seu Lago, formado pelas águas cristalinas da nascente do Rio Bonito, o visitante poderá mergulhar por até 5 metros de profundidade em um ambiente completamente monitorado.

Apesar de ser formado por águas correntes, o Lago não tem correnteza e conta com estrutura adequada e acessível. Além disso, toda a atividade, que tem duração de 40 minutos a 1 hora, é acompanhada por instrutores treinados e qualificados para garantir a segurança e a diversão dos mergulhadores.

Esse cuidado na preparação do mergulho torna possível que idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência possam apreciar a diversidade e a beleza da fauna e da flora subaquáticas da região.

Tudo realizado de forma a tornar a experiência o mais simples possível. Tanto que, diferentemente da maioria dos locais em que se pratica a modalidade, o mergulho com cilindro na Nascente Azul não demanda curso ou qualquer experiência prévia.

Já pensou em quão especial pode ser fazer mergulho com cilindro — entre cardumes e corais diversos — com seu filho ou com seu par perfeito? Um cenário inesquecível para toda a família. Um momento raro de comunhão com a natureza. Uma lembrança para ficar na memória por todos os dias da sua vida.

Enfim, tudo o que você pode querer para sua próxima viagem. Então, comece a se preparar para entrar para o clube dos praticantes de mergulho contando o que você achou do artigo!

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS