Mundialmente reconhecido por suas belezas naturais, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerado o mais importante destino de ecoturismo no país. E a cidade não é apenas um destino para aventureiros. Curtir alguns dias em Bonito com as crianças pode ser uma experiência surpreendente. Afinal, é uma oportunidade incomparável de proporcionar aos pequenos uma experiência fantástica em meio a uma natureza de exuberância rara.

Nos últimos anos, a cidade tem demonstrado forte vocação para o turismo familiar. É, inclusive, uma excelente opção para grupos com crianças pequenas, idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade ou deficiência. Isto porque Bonito é uma das cidades brasileiras mais preparadas do ponto de vista da infraestrutura.

Se interessou? Quer saber mais se vale a pena ir a Bonito com as crianças? Neste artigo, vamos contar para você os principais diferenciais do destino e dar dicas valiosas para planejar sua viagem. Vamos lá?

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Por que Bonito é um excelente destino para passar alguns dias em família?

Quem tem filhos sabe que planejar uma viagem para toda a família exige um cuidado especial. De questões ligadas à alimentação e acomodações até o transporte, passando, é claro, por garantir diversão para todos. Afinal, o objetivo é proporcionar um tempo agradável para todos os membros da família; e, com a diferença de idade e interesses, essa não costuma ser uma tarefa fácil.

Por isso mesmo Bonito é um destino tão interessante para família. Além dos numerosos e diversificados atrativos, a cidade conta com ampla rede de acomodações, restaurantes e estabelecimentos comerciais e de serviços. Confira!

viajar para bonito com as criancas

 

Atrativos para todas as idades

Boa parte dos atrativos oferecidos na cidade pode ser desfrutada por crianças a partir dos 3 anos de idade. A partir de 5 a 7 anos, praticamente todas as atividades podem ser realizadas, com acompanhamento dos pais e dos guias e/ou instrutores.

Na verdade, o que mais interfere na participação infantil nos eventos é o perfil da criança: se sabe nadar ou tem medo de água, se tem maior ou menor disposição para caminhadas, se tem espírito mais aventureiro ou mais sossegado.

E se você não tiver certeza de como seu filho vai reagir às atrações, o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul pode ser o mais indicado, uma vez que o local é ideal para quem está começando a se aventurar, com águas tranquilas e claras.

Além disso, a área conta com atrações diversificadas — como Flutuação, Balneário, Complexo de aventura e Mergulho com Cilindro (este último sujeito a idade mínima) — e  infraestrutura excepcional.

Contato com a natureza

Ter contato com a natureza ajuda no desenvolvimento saudável das crianças. O contato com o meio ambiente melhora o entendimento delas sobre a responsabilidade de cada ser humano na manutenção do equilíbrio no planeta. Isso, em Bonito, é mais que compreensível. Afinal, é praticamente impossível não se sentir parte de um ecossistema perfeito ao se deparar com rios de águas transparentes, cachoeiras cênicas e toda a riqueza da fauna e da flora da região.

Outro benefício está na ampliação da percepção infantil, seja do ponto de vista sensorial (diferentes cheiros, texturas, cores, formatos), físico (aperfeiçoamento do equilíbrio) ou espacial (exploração de novos ambientes).

Além disso, ter a possibilidade de passar um tempo com os pais, sem as pressões cotidianas, promove o fortalecimento dos laços afetivos.

Variedade e qualidade das acomodações

Uma opinião unânime entre os turistas que escolhem Bonito como destino é que a cidade sabe exatamente como receber bem. Exemplo disso é a enorme variedade de acomodações.

As opções de hospedagem vão de modestos hostels, pequenos hotéis e pousadas no centro da cidade, à sofisticadas acomodações 5 estrelas e resorts incríveis.

Enquanto os estabelecimentos mais centrais oferecem o benefício de contar com vans compartilhadas para os atrativos locais, as opções mais afastadas dispõem de serviços diversificados e atrativos especiais. Esses locais oferecem desde espaços para as crianças até acesso direto a rios, passando por spas de relaxamento.

É claro que, com tanta variedade, às vezes fica difícil escolher o local mais adequado para sua estadia. Por isso, se precisar de ajuda, peça mais informações à nossa equipe!

Gastronomia

Experimentar os pratos típicos da região é um capítulo a parte da viagem a Bonito. A cidade oferece pratos com os tradicionais peixes locais (como o piraputanga, o pacu e o pintado), fartas refeições típicas das fazendas do Pantanal sul mato-grossense, e ainda salgados (como a saltenha boliviana) e doces deliciosos, incorporados à culinária local por forte influência dos imigrantes.

Há opções para satisfazer a todos os gostos e aos mais exigentes paladares. As especialidades locais podem ser uma oportunidade de novas experiências sensoriais para as crianças mais ousadas. Já para aquelas que preferem se arriscar um pouco menos, Bonito abriga cafés, espetinhos, hamburguerias e lanchonetes diversas.

bonito com as criancasSegurança

Com pouco mais de 20 mil habitantes e clima típico do interior, Bonito é uma cidade calma e pacata. Prezando manter esse estigma, o poder público realiza investimentos junto às três equipes de polícia (civil, militar e ambiental) e na instalação de um sistema de monitoramento eletrônico nos patrimônios públicos.

Outro diferencial é que garantir que a cidade seja um dos destinos mais procurados do país foi uma opção adotada pela população local. A segurança em Bonito tem forte relação com os esforços da comunidade para torna-la um destino turístico de ponta. E segurança é um ponto essencial para isso.

Dicas para aproveitar Bonito com as crianças

Como você pôde constatar, não faltam motivos para toda a família aproveitar Bonito com as crianças. No entanto, como em qualquer roteiro é preciso atentar às especificidades locais.

Viva esta experiência
Receba ajuda de nossa equipe para definir o seu roteiro em Bonito MS

Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para você considerar ao planejar sua viagem.

  • os preços dos passeios aumentam significativamente na alta temporada;
  • o número de visitantes por passeio é limitado, uma medida de preservação ambiental. O ideal é efetuar as reservas com antecedência, principalmente em alta temporada e sempre com uma agência local;
  • todos os passeios são pagos e, geralmente, não incluem traslado. Por isso, se programe. Chegue com alguma antecedência, assim não correrá risco de perder nada;
  • pode ser cansativo e desgastante esperar os horários das vans, especialmente com crianças. Então, avalie a possibilidade de alugar um carro. O conforto e a comodidade, ainda mais com todos os apetrechos infantis, pode ser um enorme diferencial;
  • leve uma papete. É o calçado ideal para a maioria dos passeios;
  • não se esqueça de levar protetor solar e repelente, mas leve em consideração que são proibidos nos passeios de flutuação, em função da conservação do ecossistema local;
  • condições atmosféricas e climáticas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios;
  • só beba água mineral. A forte presença de calcário na água pode causar efeitos colaterais;
  • nunca vá fazer um passeio sem um agasalho;
  • muitos passeios têm duração de meio período ou de um dia inteiro e, geralmente, levam as crianças à exaustão. Por isso, reserve um tempo para o descanso dos pequenos.

Como você pode acompanhar, tirar uns dias de descanso com a família em Bonito é uma excelente oportunidade para desfrutar de companhia das pessoas mais queridas. Tudo com excelente infraestrutura, contato com a natureza e diversão garantida para todas as idades. 

Então, agora que você já sabe por que vale a pena ir a Bonito com as crianças, é só observar as nossas dicas e aproveitar que as férias estão batendo a porta para começar a planejar a suas próximas férias. Boa viagem!