Conheça o Turismo de Natureza no Brasil e viaje com segurança!

As melhores atrações pós-pandemia são do Turismo de Natureza no Brasil
12 minutos para ler

Está procurando um destino sem aglomeração e seguro para viajar no pós-pandemia? O turismo de natureza no Brasil é a melhor alternativa para quem deseja se refugiar, respirar ar puro e viajar com tranquilidade.

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para embarcar neste conceito de turismo e aproveitar seus passeios com plenitude. Confira!

Turismo de Natureza Conceito

Turismo de natureza é um segmento de turismo desenvolvido em áreas naturais com o intuito principal de contemplar a fauna e a flora, relaxar, renovar o corpo, a alma e a mente e curtir passeios ao ar livre.

Assim, o turismo de natureza proporciona maior contato com o meio ambiente. Permite a observação de pássaros, mamíferos e de toda biodiversidade do destino.

Nesse sentido, é realizado em locais com grande preservação ambiental. Além disso, se mistura a outros tipos de atividades. Por exemplo, a relação entre turismo de natureza e aventura é bem próxima. Continue lendo e conheça os principais passeios desta modalidade turística.

Turismo de Natureza Atividades

O foco do turismo de natureza é o contato com o meio ambiente. Por isso, é essencial escolher um destino com uma rica fauna e flora.

Dessa maneira, você pode se encantar com as maravilhas de recursos hídricos, como:

  • Cachoeiras
  • Piscinas naturais
  • Cascatas naturais
  • Mergulho
  • Flutuação
  • Trilhas
  • E muito mais!

Conheça a seguir as atividades mais emocionantes do turismo de natureza no Brasil.

Trilha

Em primeiro lugar, este é um passeio acessível a todas as idades. Pois, um dos pilares do turismo de natureza é ser inclusivo e desburocratizado. Assim, as rotas geralmente atendem a aventureiros e também a famílias com crianças e idosos.

Desse modo, trata-se de caminhadas leves em meio a paisagens inesquecíveis. Na Nascente Azul, por exemplo, contamos com estrutura com piso tátil, sinalização e equipamentos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

Viajantes de todas as idades podem aproveitar nossa trilha acessível, que fecha com chave de ouro com nossa atividade de flutuação.

Durante o percurso, você ainda pode ter a sorte de observar animais incríveis como este!

Fauna em Bonito MS

Afinal, estamos em Bonito Mato Grosso do Sul, um destino que apresenta uma vegetação de transição, com áreas de Mata Atlântica e do cerrado. Somos um dos destinos com maior preservação ambiental do país! Logo, tem muito verde e vida para você conhecer ao longo das trilhas!

Flutuação

A flutuação é como boiar de barriga para baixo. Só que em um lugar como Bonito MS, esta simples atividade ganha muito mais cores e emoção devido à biodiversidade local.

Flutuação Nascente Azul - Bonito MS

Como mencionamos anteriormente, a flutuação da Nascente Azul começa com a trilha. Então, você já vai contemplando toda a vida ao redor da nascente: área ampla e verdejante, animais nativos, como macacos, catetos, cervos, antas e muitas aves. Uma paisagem realmente incrível!

Quando chegamos à sala de treinamento, o participante tem mais uma vista privilegiada da Serra da Bodoquena. Depois, recebe todo o equipamento necessário para realizar a atividade:

  • Roupa de neoprene
  • Colete salva vidas
  • Máscaras
  • Snorkel
  • Calçado

Nesse meio tempo, nossos guias vão ambientando os turistas ao rio e é possível observar o fenômeno natural chamado espelhamento, que ocorre aqui na Nascente Azul.

Este é um fenômeno natural raro, em que a água reflete um tom azul turquesa. Dessa maravilha natural se originou nosso nome, Nascente Azul!

Devido a este cenário privilegiado e nossas águas cristalinas, é possível contemplar nitidamente toda a vida aquática da região. Assim, após se encantar com a mata exuberante ao redor da nascente, você ainda encara estes peixinhos coloridos.

Peixes coloridos - Flutuação Nascente Azul

Mergulho

E ainda tem muito mais para desbravar no turismo de natureza no Brasil! Se você quiser ir mais fundo na diversão, o mergulho é a melhor opção.

Mergulho em Bonito MS - Nascente Azul

Esta atividade é praticada com um cilindro acoplado ao colete, usado para a respiração e movimentação do participante dentro d’água. O objetivo do mergulho é submergir a uma profundidade um pouco maior. Assim, você vai se deparar com o maravilhoso mundo subaquático.

Mas, você já sabe. Para curtir um passeio emocionante, tem que ser um destino rico em água e ampla biodiversidade, não é?

Aqui na Nascente Azul em Bonito MS, quando as águas do rio formam as águas de nossa nascente elas se transformam em um verde-esmeralda profundo. Ou seja, é o cenário perfeito para mergulhar em meio ao rico ecossistema aquático de Bonito. E nem precisa saber nadar para praticar! Nossos guias acompanham o visitante e prestam todo o suporte necessário durante o percurso.

As imagens nem precisam de filtro, gente! Dá só uma olhada:

Mergulho Nascente Azul

E ainda tem muito mais atividades de turismo de natureza por aqui. Só para ilustrar, na Nascente Azul, os participantes de flutuação ou mergulho ganham um passe livre para nosso balneário! Continue lendo e conheça mais esta oportunidade de relaxar ao ar livre e sem risco de aglomeração.

Balneário

Os balneários são estruturados em praias e oferecem diversas atrações no mesmo lugar. Trata-se de um dos atrativos mais populares do turismo de natureza do Brasil justamente por mesclar lindas paisagens com ótimas opções de lazer.

Balneário Nascente Azul - Bonito MS

Os balneários em Bonito MS, por exemplo, são instalados nas chamadas praias de água doce. Assim, são formadas por águas correntes e cristalinas vindas diretamente da nascente. Desse modo, é um contato super diferenciado com o meio ambiente, conectando você a um cenário único, perfeito para relaxar.

Um dos diferenciais da Nascente Azul é que nosso balneário está em lago ao invés de rio. Dessa maneira, as águas são bem rasinhas e as crianças podem brincar sem perigo.

Bonito MS com crianças - Balneário Nascente Azul

Recentemente, investimos também na ampliação da área do balneário visando maior distanciamento social entre os turistas. Afinal, operamos com todos os protocolos de biossegurança durante a pandemia do novo coronavírus. Assim, você pode curtir todas as atividades disponíveis sem temer aglomerações:

  • Aqualokko: multiplataforma com pontes suspensas sobre nosso lago.
  • Tirolesa Aquática (Adulta e Kids): plataforma sobre o lago onde você pode deslizar e cair na água esverdeada, cristalina e repleta de peixes e plantas.
  • Praia de Água Doce: para relaxar, pegar um sol, curtir o ar puro e um tempo em família.
  • Cascata: queda d’água de águas revigorantes. Impossível não relaxar!
  • Trilha das Cachoeiras: que dá acesso às atividades de aventura, flutuação e à Cachoeira de Tufas da Nascente Azul, sendo um espaço incrível para caminhar e se reconectar com a natureza.

Tudo isso e mais você encontra no balneário Nascente Azul.

Turismo de Natureza Covid

Segundo informações do Ministério do Turismo, destinos nacionais próximos à natureza e que proporcionam bem-estar são os mais citados entre viajantes.

Depois de muito tempo em isolamento, as pessoas sentem a necessidade de respirar novos ares. Porém, é preciso manter os cuidados para evitar contaminações.

Por isso, os destinos mais amplos, ao céu aberto e sem risco de aglomeração são os mais requisitados no momento. Além de variedade de lazer ao ar livre, destinos como Bonito MS permitem uma experiência completa para toda a família. Aliás, viajar com entes queridos e amigos também é uma tendência terapêutica neste momento de pandemia.

Viajar com quem já mora com você é mais seguro e ao mesmo tempo reduz o estresse dento de casa. Assim, é possível sair da rotina, fugir de tanta tensão e preocupação e ao mesmo tempo ser responsável.

Turismo de Natureza no Brasil: Destinos Seguros para Viajar

A retomada do turismo ocorreu gradativamente durante a pandemia. Para isso, diversas medidas foram tomadas visando o bem-estar de todos os envolvidos.

Selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro

Nesse sentido, o Ministério do Turismo inaugurou, em meados de 2020, o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. Em apenas 6 meses, mais de 20 mil estabelecimentos foram certificados. Isso mostra o comprometimento do setor turístico com uma retomada segura para todos.

O objetivo desta iniciativa é de fato proporcionar protocolos eficientes aos atrativos e serviços turísticos, bem como gerar confiança no viajante. Assim, o incentivo é que as pessoas não deixem de fazer os passeios, mas sejam responsáveis junto com empreendimentos.

Dessa forma, uma das medidas adotadas foram os protocolos de biossegurança. Com ele é feito rigorosamente:

  • Medição de temperatura na entrada do estabelecimento
  • Uso obrigatório de máscaras o tempo todo
  • Distanciamento social com faixas de espaçamento necessário indicado no piso
  • Uso de películas protetoras nos instrumentos e na recepção dos locais
  • Álcool em gel 70% disponível nas áreas do estabelecimento
  • E procedimentos específicos por passeio

Protocolos de Biossegurança no Mato Grosso do Sul Ganha Prêmio Internacional

Falando mais especificamente de destinos nacionais, o estado do Mato Grosso do Sul tem sido destaque nesta retomada com a biossegurança.

Além de práticas recomendadas pelo Governo Federal, os destinos locais também contaram com iniciativas de órgãos regionais, como Fundação de Turismo de MS, do Sesc e do Sebrae.

Assim, a região foi pioneira no Brasil quanto à criação e implantação de protocolos específicos de biossegurança. Só para exemplificar, a flutuação, que mencionamos anteriormente, recebeu seus próprios protocolos de higienização mediante os treinamentos fomentados por estas iniciativas.

 

Desse modo, operamos com mais um selo, o Bonito Seguro. Este, garante que todas as boas práticas de biossegurança são adotadas pelo estabelecimento.

Selo Bonito Seguro

Como resultado deste trabalho, MS foi um dos primeiros estados brasileiros a ganhar o prêmio internacional Safe Travels, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Portanto, é um dos destinos nacionais mais preparados para receber os turistas com segurança.

Selo Safe Travels

Bonito MS é o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil

Antes mesmo destas preocupações sobre Covid, MS já era referência em turismo de natureza no Brasil. Sobretudo em ecoturismo, um segmento que mescla atividades em contato com o meio ambiente com uma consciência ecológica, sustentável e ambiental.

Nesse sentido, Bonito já ganhou dezenas de vezes o prêmio de melhor destino de ecoturismo do Brasil. A cidade é extremamente comprometida com seu patrimônio cultural. Em Bonito, você encontra as maiores reservas ambientais do país!

Além disso, o controle de visitantes a cidade já era limitado antes da pandemia a fim de preservar a fauna e a flora local. Para realizar este controle, os passeios são feitos exclusivamente por agências de viagens. Com elas, você recebe seu voucher para cada atividade. Somente com os vouchers é possível realizar cada passeio, respeitando os respectivos horários.

Décadas de pioneirismo neste segmento ajudaram a preservar as características mais marcantes do ecossistema bonitense:

  • Águas cristalinas
  • Grutas naturais
  • Variedade de peixes, mamíferos e aves
  • Partes da Mata Atlântica e cerrado altamente preservadas
  • Áreas verdes abundantes
  • Cachoeiras caudalosas
  • E muito mais!

Turismo de Natureza no Brasil - Ecossistema de Bonito MS

Desse modo, Bonito MS é o cenário perfeito para as atividades do turismo de natureza, ecoturismo e turismo de aventura. Todos estes imersos em uma paisagem mais linda que a outra.

Como chegar a Bonito MS

A forma mais popular de ir a Bonito é pelo voo a Campo Grande, cidade vizinha e capital do estado do Mato Grosso do Sul. Neste caso, o turista precisa de uma opção de transfer de Campo Grande a Bonito, sendo 297 km de distância da capital ao município. A viagem fica em torno de 4 horas em condições normais de trânsito.

Porém, o que poucos sabem é que existem voos diretos para Bonito MS. Embora estes sejam mais raros e menos econômicos, é uma alternativa para quem deseja reduzir o tempo de deslocamento.

Como curtir ao máximo seu passeio a Bonito MS

O transporte pode ser um grande desafio para quem viagem a Bonito. Os passeios mais procurados, geralmente, exigem um grande tempo de deslocamento. Assim, em alguns casos, é possível realizar apenas uma atividade por dia.

Por outro lado, existem atrativos que comportam diversas atrações em um único lugar, eliminando este problema. Na Nascente Azul, você encontra os passeios mais aclamados de Bonito MS: flutuação e mergulho.

Isso com a vantagem de economizar tempo de locomoção em cada um deles e ainda ganhar acesso free ao balneário, com diversas opções de lazer já citadas acima.

Portanto, na hora de pensar em seu roteiro para Bonito MS, priorize atrativos completos, como a Nascente Azul!

Outros destinos de turismo de natureza no Brasil

Bonito MS é incomparável devido a tanta variedade de lazer, bem-estar, contato com o meio ambiente e belezas naturais que oferece.

Mas, sem dúvidas, não é o único dentro do turismo de natureza no Brasil. Outros destinos que não podemos deixar de mencionar são:

  • Fernando de Noronha – PE
  • Foz do Iguaçu – PR
  • Serras Gaúchas
  • Serra do Cipó – MG
  • Socorro – SP
  • Brotas – SP
  • Águas de Lindóia – SP
  • Paraty – RJ
  • E entre outras cidades

Viva o Melhor do Turismo de Natureza no Brasil!

Nosso país possui as formações naturais mais incríveis do mundo. No pós-pandemia, essa riqueza ambiental tende a ser mais valorizada pelos viajantes.

Isso porque o turismo de natureza no Brasil é a alternativa com menor risco de aglomerações e que proporciona bem estar a todos. Os passeios são inclusivos a pessoas de todas as idades e mobilidades. E, sabendo escolher o destino e o atrativo, você poderá viver o melhor destas maravilhas naturais.

Então, venha a Bonito MS, um dos destinos mais preparados em termos de biossegurança. Não deixe de visitar a Nascente Azul! Estamos operando com os selos Turismo Responsável e Bonito Seguro. Conheça nossa política Covid-19 e venha se divertir com segurança no nosso espaço.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

0Shares