fbpx
Início » Turismo durante a pandemia: destinos em destaque

Turismo durante a pandemia: destinos em destaque

por Nascente Azul

Durante os primeiros meses de surto do novo coronavírus, em 2020, as atividades turísticas foram paralisadas. Nesse meio tempo, foram criados protocolos específicos para cada segmento. Assim, foi possível retomar com segurança e comprometimento com o bem-estar de todos. Nesse sentido, alguns destinos se destacaram no turismo durante a pandemia.

Os protocolos de biossegurança fizeram diferença no controle e prevenção contra o novo vírus. Desse modo, esses lugares alcançaram reconhecimento e mostraram eficácia nas práticas que visam a redução da transmissão de covid.

Quer saber quais são eles? Confira a seguir e veja onde você pode viajar com tranquilidade e confiança, mesmo em tempos de pandemia.

Como tem sido o turismo durante a pandemia?

De fato, a pandemia impactou o segmento de turismo. De acordo com uma pesquisa da FGV, em média, foram fechados 1,1 milhão de postos de trabalho no setor. Entre março e agosto de 2020, mais de 49 mil empresas de serviços turísticos fecharam as portas no Brasil. Destes, 96,7% foram pequenos e micronegócios.

Por outro lado, o setor também se adaptou na pandemia. Iniciativas como os selos Turismo Responsável e Bonito Seguro permitiram uma retomada segura e consciente.

Selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro

O modo de viajar mudou. As viagens internacionais foram adiadas e as pessoas tiveram a oportunidade de redescobrir as belezas nacionais. Os novos hábitos mostraram que é possível viajar com segurança e responsabilidade. Assim, o turismo durante a pandemia foi capaz de persistir por meio de protocolos de segurança específicos para cada segmento e atividade.

Protocolos

Em meio ao novo coronavírus, estamos construindo um novo normal. No contexto do turismo, isso significa se adequar com o uso máscaras, álcool em gel, distanciamento social e controle redobrado de visitantes a fim de evitar aglomerações.

Desse modo, a responsabilidade é compartilhada com turistas e estabelecimentos. Ou seja, cada um precisa fazer a sua parte e viajar de maneira consciente, mantendo os cuidados de higienização e distanciamento.

Dessa nova necessidade, surgiram protocolos do Ministério do Turismo e de outras iniciativas regionais, como as do Sebrae/MS com o selo Bonito Seguro. Em suma, as empresas que cumpriram as boas práticas receberam os selos, o que garante o cumprimento dos cuidados anti covid.

Dessa forma, os locais passaram a adotar procedimentos voltados para a:

  • Medição de temperatura
  • Limpeza de objetos e superfícies
  • Disponibilização de álcool em gel
  • Reformas na estrutura com uso de películas, faixas para afastamento entre os visitantes e etc.

Esse conjunto de medidas resultou em protocolos de biossegurança baseados nas indicações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Assim, o turismo durante a pandemia se manteve seguro, responsável e comprometido com o bem-estar de toda sociedade.

Qual a importância da retomada do turismo durante a pandemia?

Antes de mais nada, engana-se quem pensa que turismo é luxo. Além de proporcionar vários benefícios à saúde do corpo e da mente, o turismo movimenta a economia, gera novas oportunidades de negócios, emprego e renda.

Basta olhar para os números pré-pandemia. Em 2019, o turismo movimentou mais de 8 trilhões de dólares. Isso representou 10,3% do PIB global, além de gerar mais de 300 milhões de empregos. Sem dúvida, o turismo ainda tem um potencial gigantesco a ser desenvolvido no país. E os impactos de 2020 podem trazer novas oportunidades de desenvolvimento.

Os resultados do turismo durante a pandemia mostram isso. Com a adesão aos protocolos, a recuperação tem sido gradual. A partir de maio de 2020, o faturamento das empresas turísticas foi crescendo mês a mês. Isso mostra também a retomada de confiança dos turistas em voltar a viajar. Os resultados ainda não superam as perdas, mas o setor está no caminho de voltar ao crescimento.

Novas tendências

Os lugares com menor fluxo de pessoas ganharam preferência entre os viajantes. O controle de visitantes e cuidados com higienização, sem dúvida, vieram para ficar.

Devido ao tempo de isolamento social, a tendência também é de um “turismo escapista”. Ou seja, fugir para destinos seguros, sem aglomerações e em contato com a natureza a fim de aliviar a tensão de ficar em casa.

As pessoas também estão aproveitando a opção do home office para viajar para tais lugares integrados à natureza. Nesse sentido, com menos opções de viagens internacionais, bem como a alta do dólar, os destinos nacionais se tornaram preferência.

Em resumo, veremos nos próximos anos:

  • Mais viagens pelo Brasil
  • Maior procura por destinos de natureza e ecoturismo
  • Preferência por destinos com protocolos de biossegurança
  • Cuidados redobrados com higienização e distanciamento social
  • Maior conscientização do mercado e dos turistas

Destinos que se destacaram

Depois de entender como é possível viajar na pandemia com segurança, veja agora quais destinos chamaram atenção neste período:

Destaque nacional: Bonito MS

Bonito é uma cidade localizada no estado Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil. As diversas atrações em grutas, cachoeiras, piscinas naturais, rios e lagos de água cristalina e trilhas em meio à mata nativa já destacam o lugar como o melhor destino de ecoturismo do país.

Bonito MS - destino seguro no turismo durante a pandemia
Bonito MS – destino seguro no turismo durante a pandemia

Nesse sentido, Bonito já possui também uma postura ecológica e sustentável a fim de preservar seu rico ecossistema. Assim, o turismo local é praticado com muito cuidado aos recursos naturais. O cuidado é voltado também aos visitantes, que são recebidos com atenção, sendo contextualizados nesta cultura de preservação ambiental.

Dessa forma, desde antes da pandemia, Bonito possui um sistema de voucher que visa controlar o número de visitantes na cidade e nos passeios. O turismo durante a pandemia foi paralisado na cidade entre os meses de março e junho de 2020. Porém, foi adaptado para voltar a acolher a todos com segurança.

Reconhecimento internacional

Além das diretivas do Ministério do Turismo, com a iniciativa do selo Turismo Responsável, a região desenvolveu procedimentos específicos para suas atividades, bem como protocolos de biossegurança, previstos pela OMS. Dessa iniciativa regional surgiu o selo Bonito Seguro.

Selo Bonito Seguro

Assim, as atividades receberam medidas próprias de higienização, bem como regulamentação de horários e limitação de participantes voltadas para o contexto da pandemia. Com a tradição no turismo sustentável, Bonito conseguiu se restabelecer não apenas como melhor destino de ecoturismo, mas também como um destino internacionalmente seguro.

Selo Safe Travels

Os esforços da cidade foram reconhecidos pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, que concedeu a Bonito o selo “safe travel” (viagem segura). Dessa maneira, Bonito é um dos lugares seguros para viajar durante a pandemia. Onde você vai poder aproveitar mais e com toda segurança.

Melhores passeios em Bonito MS

As atividades mais procuradas em Bonito são as aquáticas. Afinal, os rios e lagos do destino possuem uma cristalinidade incrível, o que permite observar a ampla vida aquática da região. Além disso, observar fenômenos naturais surpreendentes, como o efeito de espalhamento. Ou seja, quando a luz incide sobre a água cristalina, ela vai tomando uma vibrante coloração azul. Absolutamente impressionante, olha só!

Águas Cristalinas - Nascente Azul

Nessa maravilha azul, você não pode deixar de fazer e visitar:

  • Flutuação: vestindo roupas próprias, você começa por uma trilha leve, contemplando a lista vista natural da Serra da Bodoquena, depois entra na água, sendo levado suavemente pela correnteza enquanto vê peixinhos coloridos e plantas aquáticas.
  • Mergulho: é como um “upgrade” da experiência de flutuação. Com equipamentos próprios, você vai conhecer os encantos do mundo subaquático. Além de peixes, flora e verdadeiras trilhas submersas. Incrível!
  • Balneário: estruturado em lago, oferece diversas atrações para toda família. É mais uma opção de divertimento na sua viagem!

O que visitar

Pensando nos principais passeios citados acima, você tem a oportunidade de experimentar todos eles aqui na Nascente Azul.

Tirolesa Nascente Azul
Tirolesa Nascente Azul

Além disso, ainda oferecemos atrações de aventura, com toda segurança certificada pelo sistema internacional ISO-21101. Assim, você poderá viver também as emoções da nossa Tirolesa (a maior do estado) e do Pêndulo Humano.

Pêndulo Humano - Nascente Azul
Pêndulo Humano – Nascente Azul

Dentro do contexto do turismo durante a pandemia, estamos atuando com os selos Turismo Responsável e Bonito Seguro, que garantem a adoção dos protocolos de biossegurança. Além disso, reformamos a área do nosso balneário a fim de aumentar o espaçamento entre os turistas. Isso qualifica a Nascente Azul como um dos atrativos de melhor custo-benefício em Bonito e um dos mais seguros. Somos um complexo de ecoturismo no qual você pode aproveitar mais sua viagem, uma vez que dentro do nosso espaço é possível realizar vários passeios sem perder tempo com transfer.

Outros pontos turísticos imperdíveis em Bonito MS e região:

  • Gruta do Lago Azul
  • Gruta de São Miguel
  • Gruta de São Mateus
  • Abismo Anhumas
  • Parque das Cachoeiras
  • Cachoeira Boca da Onça
  • Cachoeira Estância Mimosa
  • Cachoeira Serras da Bodoquena
  • Buraco das Araras

Destinos que foram destaques internacionais na pandemia

  • Aruba: pequena ilha do Caribe holandês, ao largo da costa da Venezuela, é conhecida por suas praias ensolaradas e ondas suaves. Embora tenha implementado restrições de entrada de brasileiros em janeiro, é destaque por retomar as atividades turísticas exigindo dos visitantes a apresentação do teste PCR negativo para covid, bem como um seguro de 30 dólares dos viajantes.
  • México: voltou a operar em seus principais atrativos com capacidade reduzida, evitando aglomerações e mantendo o controle de visitantes. Assim, o turismo do país foi capaz de receber 20 milhões de visitantes em 2020.
  • Egito: estabeleceu medidas amplas para o turismo global, porém com restrições de 50% da capacidade dos passeios, restaurantes e cafés, além de aplicar multa para quem não usar máscara. Brasileiros e pessoas de outros países podem visitar o Egito, desde que apresentem teste negativo de covid na chegada.

Para onde viajar na pandemia?

A definição de protocolos de biossegurança foi fundamental para o turismo durante a pandemia. Dessa forma, é possível viajar com segurança e responsabilidade.

As medidas devem ser adotadas pelos agentes de turismo, mas também pelos viajantes. Nesse sentido, é preciso respeitar as normas, horários e limite máximo de visitantes.

Desse modo, é possível usufruir dos benefícios deste amplo segmento econômico. Ainda mais nestes tempos de tanta tensão, os passeios turísticos representam o escape ideal para renovar as energias, respirar ar puro, se reconectar com a natureza, viver experiências belas e ao mesmo tempo seguras.

Assim, os destinos de preferência são os nacionais com atrativos de ecoturismo, bem como com certificações que garantem a adoção dos protocolos. No Brasil, Bonito é destaque nesses dois quesitos: ecoturismo e segurança anti covid. Então, se você quer realizar um turismo responsável, vem de máscara e conheça os principais passeios bonitenses aqui na Nascente Azul! Estamos esperando você e sua família com todos os cuidados em dia.

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais