fbpx
Início » Turismo Inclusivo: Bonito MS para todos!

Turismo Inclusivo: Bonito MS para todos!

por Nascente Azul

Quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência, segundo levantamentos do IBGE. Só isso já seria motivo para refletirmos sobre a importância do turismo inclusivo.

Além disso, o número de idosos no país cresceu 20% de 2012 a 2020, de acordo com estudos feitos pela FGV. Nesse sentido, as famílias estão mais diversificadas. Desse modo, é necessário criar alternativas de lazer que integre a todos para um convívio social saudável e democrático.

Dessa forma, a inclusão transcende questões de deficiências. Pois, todos têm o direito de ter condições de lazer e se divertir com sua família e amigos. Assim, o conceito envolve pessoas com mobilidade reduzida, baixa visão e audição, bem como idosos, crianças e o público em geral.

A ideia é facilitar o acesso às atividades, remover barreiras e desburocratizar passeios. Se faz sentido para você, continue lendo e confira como o turismo pode e deve ser mais inclusivo.

O que é turismo inclusivo?

É uma abordagem no turismo para tornar destinos e atividades mais acessíveis a pessoas com algum tipo de necessidade especial. Cadeirantes, cegos, surdos e mudos são apenas alguns dos que se beneficiam dessa abordagem.

Como mencionado anteriormente, o turismo inclusivo também visa incluir todos os membros da família e grupo de viagem. Por exemplo, o vovô e a vovó, o netinho e etc. Para isso, além de estrutura, é preciso proporcionar ao turista informação, orientação e acompanhamento total.

Nesse sentido, rampas, cadeira anfíbia, piso tátil são apenas alguns elementos do turismo inclusivo. Para gerar uma inclusão completa é preciso contar com guias turísticos capacitados e atentos às necessidades do viajante. Ou seja, o destino e os atrativos devem estar preparados para receber todo público. Estes são os esforços de uma abordagem inclusiva no segmento turístico.

Por que o turismo inclusivo é importante?

Em primeiro lugar, a sociedade não é homogênea. Ou seja, só no Brasil, temos uma população incrivelmente diversificada. Segundo o IBGE, em 2019, pelo menos 45 milhões de brasileiros afirmaram ter alguma deficiência. Isso representa 25% da população.

Pessoas com 65 anos de idade ou mais são quase 11% da população brasileira e a expectativa de vida tem crescido cada vez mais. Nos últimos anos, o Brasil teve 6 milhões de idosos a mais do que crianças de até 9 anos. Ainda assim, precisamos também olhar para as necessidades especiais do público infantil, que tende a acompanhar os adultos.

Assim, cada um à sua maneira, todos precisam de atenção. O turismo inclusivo compreende essa realidade e opera para integrar os membros da sociedade a condições dignas de lazer, cultura e esporte. Portanto, tem uma importância social inquestionável.

Quais os exemplos de turismo inclusivo, afinal?

Agora que já vimos bastante o conceito e a importância desta abordagem inclusiva no turismo, vamos a alguns exemplos práticos?

Ricardo Shimosakai, cadeirante, consultor de acessibilidade e diretor da empresa Turismo Adaptado, aponta alguns destinos com infraestrutura acessível. Para ele e outros viajantes com mobilidade reduzida, um dos destinos nacionais com estrutura preparada para receber visitantes com necessidades especiais é Bonito MS.

Shimosakai destaca a capacitação dos guias turísticos para atender este público. Além disso, os vários aparatos para viabilizar passeios de natureza a pessoas com condições especiais de mobilidade.

Segundo ele, as aventuras e atividades em natureza são acessíveis com a ajuda destes guias. Além disso, o contato com os sons naturais, tato com a fauna e o curso da água em uma atividade de flutuação, por exemplo, permite que cegos desfrutem bastante dos passeios ao ar livre. Desde que haja o acompanhamento de um profissional de turismo, como temos aqui em Bonito MS.

Nosso destino tem uma pegada ecológica, de preservação ambiental e responsabilidade social. Amamos nossa fauna e flora nativas, mas o meio ambiente também é composto por pessoas.

Por isso, nossos guias compartilham o cuidado com a natureza em cada atividade. Dessa forma, contextualizam a atividade e envolvem os visitantes neste ecossistema privilegiado, repleto de águas cristalinas, peixes, aves e animais silvestres.

Águas cristalinas e peixes em Bonito MS

Desse modo, incluir o turista faz parte do nosso DNA! Logo, expandir esse cuidado para tornar as atividades mais acessíveis é um desafio que abraçamos e queremos vencer cada vez mais.

Trilha Acessível

A Nascente Azul é um complexo de ecoturismo em Bonito MS. Desde 2008, trabalhamos para recuperar e cuidar da nossa natureza exuberante. Esta linda paisagem natural é fruto deste empenho desde o início de nossas operações.

Paisagem natural trilha acessível Nascente Azul

Assim, nomeamos nosso paraíso de Nascente Azul. Daí se origina o nome do nosso atrativo. Totalmente alinhado com nossa visão e missão. Tem tudo a ver também com a experiência que proporcionamos aos nossos visitantes.

Nesse meio tempo, identificamos a necessidade de tornar essas maravilhas mais acessíveis a pessoas com necessidades especiais. Assim, investimos na nossa estrutura e na capacitação de nossos monitores.

Nosso espaço é plano e o passeio de flutuação começa por uma trilha acessível até a nascente. O veículo que conduz os participantes até a atividade possui estrutura para cadeirantes e a trilha em si foi pensada para viabilizar a mobilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Transporte acessível até a nascente

Os guias estão sempre presentes e atentos a qualquer necessidade especial do participante. Assim, pessoas de todas as idades e condições físicas podem usufruir das belezas naturais da Nascente Azul.

Piso tátil

A trilha que começa no nosso balneário, que leva até a Cachoeira de Tufas, Cascata e Piscina Ecológica, conta com piso tátil. Esta estrutura auxilia a orientação e caminhada de pessoas com algum nível de deficiência visual. Para quem possui baixa visão, este tipo de piso faz toda diferença, pois proporciona segurança e autonomia.

Piso tátil balneário Nascente Azul

O piso tátil também ajuda a orientar a caminhada de crianças e adultos. Assim, visitantes em geral podem passear com tranquilidade pelo nosso balneário. Logo, é possível desbravar ao máximo a natureza ao nosso redor.

Equipamentos adaptados

Já mencionamos a trilha acessível que precede nossa flutuação. Mas, e quando o visitante chega à água?

Aqui na Nascente Azul, contamos com cadeiras especiais para pessoas com mobilidade reduzida conseguirem fazer a trilha. Os veículos também possuem acesso para este tipo de cadeira.

Cadeiras especiais e turismo acessível

Então, quando chegamos à água, nossos guias auxiliam o turista com outros aparatos para realizarem a flutuação. Assim, até mesmo cadeirantes podem flutuar e ter uma experiência completa na atividade.

Acessibilidade na flutuação da Nascente Azul

Desse modo, é possível viver essa sensação de liberdade, relaxar com o curso suave da água e desfrutar da natureza exuberante que nos cerca. Tudo isso com o acompanhamento sempre atento de nossos guias.

Guias preparados

Como Ricardo Shimosakai bem destacou, o ecoturismo ou turismo de natureza só é viável com o auxílio de profissionais bem capacitados. Isso porque não é tão possível ter elevadores ou até mesmo rampas em meio à mata nativa, por exemplo.

Assim, os aparatos e equipamentos adaptados são tão importantes quanto os guias que orientam o uso desses recursos. Desse modo, os profissionais de turismo fazem parte de uma estrutura acessível de turismo.

Por isso, aqui na Nascente Azul todas as atividades são acompanhadas por seus devidos monitores e guias turísticos. Nossa equipe está sempre à disposição para explicar algo sobre nosso espaço, destino e instruir sobre a prática segura das atividades. Isso faz toda a diferença para todos os públicos.

Só para ilustrar, nosso balneário é estruturado em lago e delimitamos a parte mais rasa para que as crianças possam ter a autonomia de brincar na água em companhia dos peixes que ali nadam.

 Crianças brincando com segurança no balneário da Nascente Azul

Os pais podem observá-las tranquilamente da areia e ainda pedir um drink do nosso bar, que é levado até o visitante pelos nossos garçons. Enquanto isso, nossos salva-vidas também estão sempre atentos a qualquer necessidade de auxílio.

Viu como a inclusão vai muito além de deficiências? Existem várias formas de tornar o turismo mais seguro e acessível. Outro exemplo foi a nova necessidade de distanciamento social ocasionada pela pandemia.

A partir disso, ampliamos nosso balneário a fim de fornecer mais espaçamento entre os visitantes. Assim, pudemos retomar as atividades com responsabilidade e segurança.

Aventuras seguras

O ecoturismo em Bonito MS também está muito associado ao turismo de aventura. Só para exemplificar, aqui na Nascente Azul temos a maior tirolesa da cidade.

O participante faz um trajeto aéreo em cordas de aço do ponto mais alto ao mais baixo, passando por nossa Cachoeira de Tufas e árvores imponentes. São 20 metros de altura que possibilitam uma deslumbrante vista da Serra da Bodoquena. O percurso resulta em 450 metros de muita emoção e sensação de liberdade.

Tirolesa Nascente Azul

Embora seja uma atividade de baixo impacto, a tirolesa demanda certificações de segurança. Por isso, aqui na Nascente Azul trabalhamos com os padrões mais modernos e atualizados de segurança. Nossos passeios de aventura são certificados pela norma internacional ISO-21101, no Sistema de Gestão da Segurança para a prática das atividades de turismo de aventura.

Desse modo, a atividade é segura até mesmo para crianças e idosos. Por isso, trata-se de uma aventura acessível a todas as idades. Basta respeitar os limites de peso e restrições médicas, se for o caso.

De igual modo, temos o Pêndulo Humano. Nesta plataforma, você vai se divertir com a ação da gravidade. Suspenso até 12 metros de altura, o participante balança de um lado para o outro contemplando a linda vista do nosso espaço. Basta ter uma altura mínima de 1,20 metros e respeitar as restrições. Aí, se você for mais ousado, pode sentir a adrenalina de desafiar a gravidade.

Pêndulo Humano Nascente Azul

Passeios para todas as idades

Como já mencionamos anteriormente, o turismo inclusivo engloba várias faixas etárias. Um dos diferenciais de Bonito MS e da Nascente Azul é oferecer variedade de lazer, o que facilita a viagem em grupo e com toda família.

Só para ilustrar, a flutuação é uma atividade tão simples e segura que até crianças de 4 anos podem praticar. Já destacamos que o passeio também é acessível a pessoas com baixa mobilidade.

Além disso, a caminhada até a nascente é leve, plana e repleta de árvores, o que favorece a respiração e o bem-estar. Os nossos guias respeitam o ritmo do grupo e, dentro d’água, o trajeto é tão suave que pessoas acima de 4 anos conseguem praticar sem esforço algum.

Depois disso, os participantes de flutuação ainda tem acesso gratuito ao balneário. Lá, você encontra várias atrações:

  • Aqualokko
  • Tirolesa Aquática
  • Piscina Ecológica*
  • Praia de Água Doce
  • Capela Ecumênica
  • Cachoeira de Tufas e Micro Central Hidrelétrica (MCH)

*Fique por dentro de nossa política de Covid.

Mais atrações

Também temos o passeio do mergulho, um dos mais procurados em Bonito MS. Crianças a partir de 10 anos e adultos sem limites de idade podem realizar a atividade sem nem saber nadar!

O mergulho é ideal para quem deseja desbravar mais a fundo as águas cristalinas de Bonito, passando por peixes e verdadeiras trilhas submersas.

Olha só os tesouros escondidos que temos por aqui.

Mergulho Nascente Azul

E tem mais: quem faz mergulho na Nascente Azul também ganha balneário free! Aí, você pode se emocionar com toda família e depois relaxar na linda paisagem natural do nosso espaço enquanto a garotada continua se divertindo com as diversas atividades do balneário.

Se ainda sobrar energia (e pode crer que sobra sim!), inclua nossas aventuras no seu pacote. Aí, as emoções serão ainda mais completas! 😉

O mais legal é que dá para fazer isso tudo no mesmo dia. Só depende da sua disposição. Afinal, você pode circular por toda Nascente Azul sem precisar de transfer para cada passeio. Assim, dá tempo de realizar várias atividades em apenas um dia de viagem.

Turismo para todos!

Essa é a pegada do turismo inclusivo. Nosso objetivo com esta abordagem é criar condições para que todo o público possa ter acesso às nossas atrações.

Não é fácil e é preciso melhoramento contínuo na estrutura e atendimento ao cliente. Em se tratando de passeios na natureza, o desafio é ainda maior. Porém, basta vontade, criatividade e capacitação dos profissionais para criar soluções inclusivas.

Assim, Bonito MS é um destino reconhecido pelo próprio público como um destino atento às questões de acessibilidade. Nesse paraíso do ecoturismo você encontra a Nascente Azul. Estamos comprometidos com o bem-estar e atendimento de todos que nos visitam. Você pode verificar isso pelos depoimentos dos nossos visitantes. Então, se você gostou desta abordagem, compartilhe com mais viajantes e ajude a divulgar este conceito de turismo!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais