fbpx
Início » Conheça tudo sobre o Turismo Responsável em Bonito MS

Conheça tudo sobre o Turismo Responsável em Bonito MS

por Nascente Azul

Bonito MS é um destino procurado durante o ano todo. Mas, durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, as atividades turísticas foram paralisadas. Agora, com um plano seguro de retomada, a visitação a Bonito voltou a crescer. Assim, seguimos em frente com todos os cuidados previstos pelo selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. Continue lendo e conheça mais sobre os protocolos e diferenciais do nosso destino!

O que é o selo Turismo Responsável

O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” foi criado pelo Ministério do Turismo em meados de junho de 2020 com o intuito de estabelecer boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

Selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro

A ideia da iniciativa é fornecer uma base para a retomada gradual e segura das atividades turísticas. Além disso, o programa visa fornecer maior confiança para as pessoas viajarem durante a pandemia. Uma vez que as devidas medidas estão sendo tomadas pelo estabelecimento, é possível viajar com responsabilidade e segurança.

Assim, os protocolos visam englobar tanto a responsabilidade dos atrativos quanto a dos turistas. Desse modo, cabe a todos seguir as novas diretrizes.

Segundo o governo, já foram emitidos mais de 20 mil selos desde o seu lançamento. Isso mostra a preocupação do setor em se atualizar, inovar e fornecer a melhor experiência ao visitante, apesar dos desafios.

Desse modo, as empresas que atuam com selo Turismo Responsável são aquelas que cumprem todos as boas práticas determinadas pelo Ministério do Turismo. Veja a seguir quais são as principais medidas.

Principais medidas de segurança

De acordo com o levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, 6 em cada dez turistas consideram fundamental que os protocolos sejam cumpridos.

Em Bonito, a biossegurança foi reforçada. Além do selo Turismo Responsável, também tivemos programas locais que destacaram nossa região. Nesse sentido, o turismo de Bonito recebeu contribuição da Fundação de Turismo de MS, do Sesc e do Sebrae para formar os protocolos.

Assim, nesse meio tempo, surgiu também o selo Bonito Seguro. Ao concluir todas as boas práticas de prevenção de Covid-19, os estabelecimentos recebem o certificado. Desse modo, as principais práticas para atrativos são:

  • Medição de temperatura de todos os visitantes antes de entrar no atrativo.
  • Uso de máscara obrigatório para todos.
  • Marcadores no piso, para melhor orientação dos visitantes quanto ao distanciamento de 1,5m entre as pessoas.
  • Uso de máscaras e viseiras de proteção facial pelos profissionais da recepção.
  • Higienização de todas as superfícies e objetos constantemente com álcool 70%.
  • Limites específicos de visitantes e restrições de horários das atividades.
  • Disponibilização de álcool em gel 70% em vários pontos.

Selo Bonito Seguro

Dessa forma, a união dos dois selos, Turismo Responsável e Bonito Seguro, fortalece a credibilidade de quem os detém. Para conferir a validade do selo, os estabelecimentos fornecem seu respectivo QR Code. Ao receber este código, o turista poderá atestar que o certificado do local é válido e ainda ver a lista completa dos protocolos adotados.

Bonito MS já era referência em responsabilidade

Muito antes da pandemia, Bonito já era um destino reconhecido pelo turismo responsável, seguro e sustentável.

Em primeiro lugar, a cidade possui um sistema de voucher para controlar turistas. Afinal, Bonito é popular por suas águas cristalinas, grutas, montanhas, fauna e flora. O controle de visitantes visa preservar este rico ecossistema.

Nesse sentido, Bonito já recebeu prêmio internacional como melhor destino para turismo responsável. A premiação também destacou a economia local e projetos de proteção da criança e proteção da água.

Não à toa, Bonito foi eleito dezenas de vezes como o melhor destino de ecoturismo no Brasil. Os passeios locais oferecem uma experiência única em meio a uma natureza encantadora. Aqui tem espaço para aventureiros, famílias e apaixonados pelo meio ambiente. Na Nascente Azul, por exemplo, você encontra no mesmo lugar diversas atividades ao ar livre. Conheça nossas atrações!

Essas conquistas são resultado da dedicação dos atrativos e todo turismo local. Portanto, responsabilidade já é uma tradição da cidade.

Protocolos da região são reconhecidos internacionalmente

Com esta tradição de turismo responsável, os protocolos adotados na região de MS foram reconhecidos internacionalmente.

Mais recentemente, o estado foi premiado com o selo “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo. Isso mostra que os destinos sul-mato-grossenses têm seguido as boas práticas de turismo responsável. Mais que isso, os atrativos têm se tornado referência nacional e internacional nesse sentido.

Selo Safe Travels

Bonito já era um lugar procurado por viajantes do mundo todo. Após a pandemia, a tendência é que os cuidados continuem para prevenir contágios por microrganismos. Estes resultados de sucesso atestam o comprometimento local com o bem estar de todos. Sem dúvida, isso diferencia o turismo no Mato Grosso do Sul. Nesse cenário, Bonito é uma das principais opções para o viajante regional, nacional, bem como internacional.

Prova disso, foi o aumento da procura pelo destino por turistas do próprio estado. Nos últimos meses de 2020, a busca do público nacional também subiu e a tendência para 2021 é de record de visitantes de todo país.

Natureza é mais requisitada no pós-pandemia

Embora o pós-pandemia seja uma incógnita, sem dúvida, a segurança e as práticas do Turismo Seguro são indispensáveis. Além disso, outra procura identificada após o relaxamento do isolamento social foi por destinos com natureza.

Afinal, as pessoas ficaram meses entre quatro paredes e agora sentem o valor de respirar ar puro, se reconectar com a natureza e se exercitar ao céu aberto. Ainda tem os benefícios já existentes do contato natural, como:

  • Melhora na saúde física, principalmente na função renal, cardíaca e respiratória.
  • Ajuda na saúde mental, por exemplo, redução de estresse e ansiedade.
  • Melhora na memória, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan, o contato com áreas arborizadas pode aumentar a eficácia da memória em 20%.
  • Contribui para a concentração, uma vez que os sons naturais ajudam a relaxar e manter o foco.
  • Ajuda o processo cognitivo e social das crianças, elas aprendem a se relacionar com o meio ambiente e a conviver em sociedade.
  • Entre outros benefícios cientificamente comprovados por diversos estudos reconhecidos.

Desse modo, recorrer à natureza é uma das soluções para aliviar a tensão, recuperar o físico e o emocional decorrentes da pandemia.

Nesse sentido, Bonito é um dos maiores destaques nacionais. Afinal, nossas atividades ocorrem em meio a águas cristalinas, áreas amplas e arborizadas, onde é possível observar animais nativos, como onça pintada, anta, jacaré do pantanal, cobra sucuri, lobo guará, araras e muito mais!

Natureza em Bonito MS - Fauna

Situado ao sul do Pantanal, no Planalto da Bodoquena, Bonito tem as mais belas reservas ambientais do mundo. As paisagens são encantadoras e você encontra uma variedade incrível de passeios em água, terra e atividades de aventura.

7 motivos para visitar a Nascente Azul depois da quarentena

A Nascente Azul é um complexo turístico com balneário, trilhas, flutuação, mergulho, a maior tirolesa do MS e ainda contamos com restaurante e vestiários. Atuamos no nosso espaço desde 2008, tendo recuperado a natureza do local ao longo destes anos.

Política de Segurança - Nascente Azul

Nossos atrativos possuem uma rígida política de segurança, sendo que somos uma empresa certificada pela norma internacional ISO-21101, no Sistema de Gestão da Segurança, que garante as melhores práticas de atividades do turismo de aventura.

Durante a pandemia, com a ajuda dos programas Turismo Responsável e Bonito Seguro, implementamos nossa política para Covid-19. Assim, nossas certificações demonstram nosso comprometimento com o bem-estar de todos e o divertimento seguro dos visitantes.

Dito isto, conheça agora as principais vantagens de visitar a Nascente Azul depois da quarentena!

1. Aproveitar ao máximo sua diária em Bonito

Na Nascente Azul, você encontra toda estrutura para passar seu dia em Bonito. Conosco, você pode desfrutar de 4 modalidades de atividades e realizar várias delas no mesmo dia.

Afinal, você não precisa perder tempo se deslocando do atrativo. Dentro da Nascente Azul, você consegue mesclar diversos passeios. Contamos com:

Praia de Água Doce - Balneário Nascente Azul

Entre um passeio ou outro, você ainda tem a opção de degustar as delícias do nosso restaurante ou se refrescar com um dos drinks do nosso bar. Tudo em um único lugar!

2. Comprar Flutuação ou Mergulho e ganhar Balneário Free

Ainda pensando em aproveitar ao máximo seu passeio em Bonito, na Nascente Azul você tem a possibilidade de ganhar passe livre para as diversas atividades do nosso balneário. Como? Basta comprar flutuação ou mergulho da Nascente Azul para receber acesso free ao nosso balneário.

Só para exemplificar, na flutuação, você aproveita todo o percurso até a água. Pois, o passeio começa com uma trilha dentro do nosso espaço. Nossa estrutura inclui piso tátil e equipamento especial para pessoas de todas as mobilidades. Então, pode comprar o passeio, pois é super acessível e tranquilo.

Flutuação Nascente Azul

Depois da caminhada e do treinamento com nossos guias, você deixa o corpo flutuar na água e curte a vida aquática repleta de peixes coloridos! Essa atividade leva, em média, 2 horas. Então, depois de se encantar com as águas cristalinas de nossa nascente, você ainda tem tempo para aproveitar as diversas atrações do balneário. Assim, na Nascente Azul seu passeio é mais completo!

3. Garantir variedade de lazer para o dia todo

Apenas no balneário você encontra:

Aqualokko - Balneário Nascente Azul

  • Aqualokko: tipo de circuito multiaventura montado sobre o lago onde se encontra nosso balneário.
  • Tirolesa Aquática (adulto e Kids): plataforma para descer pelo nosso lago e cair na água com muita emoção!
  • Praia de Água Doce: localizada em lago, com águas correntes, cristalinas e rasinhas, onde as crianças podem nadar sem medo e com todo cuidado dos nossos salva-vidas. É também pertinho do bar, com espreguiçadeiras e tudo o que você precisa para relaxar.
  • Cascata massagem: para deixar a água relaxar seu corpo.
  • Cachoeira de tufas: contemple esta formação natural incrível e tire as melhores fotos neste espaço completamente integrado ao meio ambiente.
  • E muito mais!

OBS: algumas atividades estão restritas devido aos protocolos anti Covid-19, por isso não foram citadas.

Maior Tirolesa do MS - Nascente Azul

Além disso, você consegue fazer vários passeios no mesmo dia. Por exemplo, mesclar aventura e mergulho. Já imaginou conhecer o mundo subaquático de Bonito MS e ainda descer a maior tirolesa do Mato Grosso do Sul? Aqui na Nascente Azul você pode!

4. Se divertir com segurança

Pode vir sem medo, pois contamos com o selo Turismo Responsável, Bonito Seguro e o certificado SGS (Sistema de Gestão da Segurança), da ISO 21101.

Dentro dos protocolos adotados pela Nascente Azul, também tivemos o investimento de ampliação da área do nosso balneário. Aumentamos a área de calçamento e implantamos um novo bar a fim de fornecer maior distanciamento entre os visitantes durante sua estadia. Nossa estrutura já é completamente integrada à natureza, agora, está ainda mais ampla e espaçosa. Tudo para garantir as melhores práticas de prevenção de Covid-19.

Além disso, nossos guias e salva-vidas estão sempre à disposição para fornecer tudo o que você precisa para se divertir com tranquilidade. Desse modo, a Nascente Azul é o atrativo para todas as idades, gostos e estações!

5. Incluir toda a família no passeio

Nossas atividades foram projetadas para desburocratizar aventuras e passeios. Nossa estrutura inclui sinalização, piso tátil, equipamentos adaptados e guias treinados para prestar todo suporte necessário.

Lazer para toda família - Nascente Azul

Nosso espaço é amplo e a variedade de lazer atende a quem deseja relaxar, se aventurar, divertir ou ficar mais introspectivo, contemplando a natureza. Assim, todo mundo vai ter lazer de sobra, o vovô e a vovó, os netinhos e filhinhos, a mamãe, o papai e quem mais vier com você!

6. Se reconectar com a natureza

Vivemos há mais de dez anos o respeito e o cuidado com o meio ambiente. Nosso espaço é cercado de verde, água e muita vida. A preservação da natureza local é contínua e verdadeira aqui na Nascente Azul.

Ampliamos as áreas de reservas, plantamos e mantemos árvores nativas, tornando nosso espaço de vegetação maior e mais vivo, protegemos o curso da água e entre outras ações ecológicas.

Natureza - Cachoeira de Tufas - Nascente Azul

Um monumento vivo do nosso cuidado com a natureza é a Cachoeira de Tufas Calcárias (formações naturais de travertinos compostas por desníveis e degraus). Um verdadeiro espetáculo da natureza! Consiste em uma longa cachoeira que deságua em forma de véu. Então, se você ama apreciar a biodiversidade, você precisa conhecer a Nascente Azul em Bonito MS!

7. Viver uma experiência inesquecível

Quem visita a Nascente Azul sente desde o início nossa dedicação ao turista. A experiência em nossas águas cristalinas é sem igual. Ainda mais considerando todas as atrações adicionais do nosso balneário. Confira abaixo um pouco dos depoimentos de quem viveu esta experiência:

“Foi uma experiência incrível, pois eu nunca tinha feito flutuação. Agradeço muito ao nosso guia, o Pedro, porque sem a ajuda dele eu não teria conseguido fazer o passeio. — Ana Marta Azambuja Romero.”


“Ótima experiência, parabéns a todos os funcionários pelo atendimento prestado. Adorei a infraestrutura do local.” — Elaine Gomes.


“Foi uma experiência incrível. Você pode viver uma aventura e relaxar ao mesmo tempo. Tenho a intenção de retornar um dia.” — Elizabete.

Turismo Responsável e de Qualidade é na Nascente Azul!

A segurança está em primeiro lugar, sempre. Durante a pandemia, tanto nosso destino como nosso atrativo se adaptaram para receber você com todos os cuidados especiais diante a Covid-19.

Vendo nossa história, você pode perceber que o turismo responsável é um dos nossos pilares. Além deles, somos pautados na acessibilidade e sustentabilidade. Então, vem conosco nesta vibe! Programe sua viagem a Bonito MS e vem para a Nascente Azul!

#turismoresponsavel

#bonitoseguro

#NascenteAzul

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais