Está com as malas prontas para Bonito-MS, mas não sabe se precisa de tomar a vacina de febre amarela?

Essa é uma dúvida comum, pois a vacina não é obrigatória em todo o território nacional. Porém, para quem vai viajar para algumas cidade brasileiras, ou até mesmo no exterior, precisam apresentar o cartão de vacinação em dia.

É preciso tomar a vacina principalmente quem está indo para regiões de mata, pois nesse ambientes é possível ter mosquitos infectados.

E o centro-oeste é um dos locais onde é recomendado que se tome a vacina. Neste artigo vamos explicar melhor a importância dela e quando deve ser tomada.

Quem vai à Bonito precisa se vacinar?

Não é obrigatório que se tome a vacina de febre amarela para ir à Bonito. Ainda assim, o Ministério da Saúde aconselha que quem vá visitar a região esteja protegido, pois existem muitos mosquitos e eles podem ser contaminados pelo o hospedeiro e transmitir a doença aos viajantes.

Dessa maneira se você nunca tomou a vacina, ou se tomou há mais de 10 anos, é aconselhável que tome uma nova dose para prevenir.

Quantos dias antes da viagem deve-se tomar a vacina?

Se você nunca tomou a vacina de febre amarela, deve tomar a primeira dose, pelo menos 10 dias antes da sua viagem à Bonito-MS. Isso porque esse é o tempo necessário para que ela já esteja ativa no organismo e possa prevenir a sua contaminação com a doença, caso entre em contato com o mosquito transmissor.

Para quem já tomou a vacina pelo menos uma vez na vida, só precisa de se vacinar novamente, caso tenha se passado mais de 10 anos. E neste caso não é necessário esperar os 10 dias depois da vacinação para poder viajar.

É preciso apresentar carteira de vacinação em Bonito?

Não é preciso que se apresente a carteira de vacinação para ir à Bonito, ou para fazer qualquer um dos passeios na cidade. Uma vez que essa é apenas uma recomendação e não uma regra para visitar a cidade ou ir a qualquer uma das suas atrações.

Mas se você já está vacinado, leve o seu cartão junto com você, caso seja necessário em alguma emergência.

Onde tomar vacina de febre amarela

A vacina de febre amarela é distribuída gratuitamente e você pode tomar em qualquer posto de saúde público. Para tomar a vacina só é preciso de apresentar o cartão de vacinação e caso você não tenha um pode fazer no posto na hora.

Lembre-se de guardar o cartão de vacinas para que você saiba quando deve tomar outras doses das vacinas.

Além dos períodos de campanha e mobilização, a vacina está disponível nos postos de saúde o ano todo. Procure o posto mais próximo da sua casa, no Brasil são mais de 30 mil salas de vacinação.

Quem não pode tomar vacina de febre amarela

Mesmo sendo extremamente importante se vacinar, existem algumas pessoas que não podem tomar a vacina de febre amarela. São elas:

  • Pessoas alérgicas aos componentes da vacina e ao ovo
  • Crianças com menos de seis meses
  • Doenças que deixam as defesas do organismo baixas, sejam elas congênitas ou adquiridas ao longo da vida.
  • Quem já teve ou tem alguma doença relacionada com o timo.
  • Quem recebeu doses elevadas de corticoides ou que fizeram quimioterapia.

Outras vacinas recomendadas para quem vai à Bonito

Além da vacina de febre amarela, que já faz parte do calendário de vacinas de algumas regiões brasileiras, também é recomendado que se esteja em dia com outras vacinas ao ir para Bonito. Dentre elas a vacina de Hepatite B, Poliomielite, Tétano, Coqueluche, Difteria, Meningite e Caxumba.

Posso ir à Bonito se nunca me vacinei?

Conforme falamos no artigo a vacina não é obrigatória para poder ir à Bonito-MS. Por causa disso, se você nunca se vacinou contra febre amarela ou outras doenças, ainda assim pode ir à cidade.

Mas a vacina é importante para que você e quem está ao seu redor estejam protegidos de diversos tipos de doenças. Por isso, não deixe de se vacinar e cuidar da sua saúde.

Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentário, sua opinião é importante!