Se você está pesquisando destinos e atrações turísticas para a sua próxima viagem, muito provavelmente já descobriu que Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das cidades mais encantadoras e procuradas do país.

O que se torna ainda mais nítido quando nos referimos ao ecoturismo ou turismo sustentável. O que você talvez ainda não saiba é que a cidade conta com infraestrutura e segurança ideal para receber pessoas na terceira idade.

Na verdade, os atrativos de Bonito para idosos estão entre os melhores do Brasil. E você sabe por quê? Vamos contar tudo neste post!

Bonito para idosos: o destino ideal

Além de ser uma cidade pequena e sossegada, com elevado índice de segurança e um povo muito acolhedor, Bonito oferece aos idosos a possibilidade de experiências únicas. Desde a oportunidade de se deliciar com a típica comida pantaneira, até o privilégio de realizar atividades como mergulho e flutuação, passando, é claro, pelos passeios de contemplação e proximidade com a natureza.

De fato, o destino agrega um conjunto de atrativos, atividades e práticas que têm todas as propriedades necessárias para transformar as suas férias em um momento de comunhão com a natureza e, até mesmo, com o seu eu interior.

Uma viagem a Bonito para idosos pode ser bem mais do que diversão e descanso, pode ser rejuvenescedor e revigorante. Uma oportunidade para lembrar que sempre devemos ter novas metas e objetivos, que não há limites para se experimentar novas possibilidades e viver mais e melhor.

atracoes de bonito para idosos

Flutuação: uma experiência única e incrível

Sabe uma daquelas coisas que todo mundo deveria realizar pelo menos uma vez na vida? Então, assim é o passeio de flutuação em Bonito. Só para se ter ideia, é uma atividade realizada unicamente neste destino. Contudo, não é apenas a exclusividade que faz esta atividade ser uma experiência especial.

Na verdade, o grande destaque do atrativo é o contato com a natureza. Uma vez que, ao optar pelo passeio de flutuação, o turista descerá o rio flutuando na superfície de águas cristalinas. Ele também desfrutará a oportunidade de observar de perto a fauna e flora exuberante, com espécimes raros e de uma beleza incrível — tudo isso usando apenas uma roupa de neoprene, papete e snorkel .

Nossa sugestão é que o turista inicie a prática pelo Complexo de Ecoturismo Nascente Azul. Não apenas pela tranquilidade das águas, mas, sobretudo pela infraestrutura e segurança oferecida pelo espaço. Tanto que, na Nascente Azul, os passeios de flutuação são permitidos para crianças a partir de 04 anos de idade, gestantes até 24 semanas de gravidez, pessoas com dificuldade de mobilidade e idosos.

Isso só é possível porque, além de oferecer toda a estrutura de acessibilidade, acompanhamento de guias e orientadores, a Nascente Azul conta com um Sistema de Gestão da Segurança no Turismo, que identifica, trata e monitora os riscos da atividade. Inclusive, o empreendimento recebeu recentemente um certificado internacional pelas boas práticas de segurança, o selo ISO 21101.

Cachoeiras: beleza incomparável

As cachoeiras da região de Bonito e Serra da Bodoquena são simplesmente fantásticas. E isso não é propaganda não, é a mais pura realidade. Em boa parte delas formam-se pequenas e médias grutas sob suas quedas d’água, com piscinas naturais de águas límpidas e tranquilas.

A Boca da Onça, o Buraco do Macaco, a Estância Mimosa e o Parque das Cachoeiras são algumas das opções mais procuradas. Assim como a Cachoeira do Rio do Peixe, localizada bem próxima ao Complexo de Ecoturismo Nascente Azul.

No entanto, e apesar da variedade de atrativos deste gênero, é importante avaliar o desgaste físico exigido por cada trilha de acesso às cachoeira, especialmente na terceira idade. Além disso, é importante considerar a infraestrutura e o sistema gerenciamento de segurança. Mas não se preocupe, há opções para todos os perfis.

Balneários: águas cristalinas e tranquilidade

Para os dias de descanso e contemplação da natureza, os balneários são as melhores opções, pois a cidade tem excelentes estabelecimentos nesse gênero. Valendo, inclusive, o esforço de conhecer mais de um, incluindo o balneário da Nascente Azul.

O local conta com infraestrutura completa, acessibilidade, tirolesa aquática, corda bamba, vôlei de areia, receptivo, Wi-Fi, deck flutuante, cama elástica, playground e almoço (opcional).

bonito para idosos

Gastronomia: impossível não se deliciar

Bonito é uma cidade tipicamente conhecida pela calorosa recepção aos turistas. Contudo, é claro que nesse roteiro não poderia faltar bons restaurantes, e o principal prato da cidade é, sem dúvida, o peixe fresco.

Traíra, piraputanga, pacu e pintado, peixes típicos da região, compõem uma enorme variedade de receitas, muitas vezes exóticas. Assim como os pratos a base de carne de jacaré e de cobra. A culinária local também sofre influência da cultura boliviana, tendo praticamente adotado as “saltenhas” como prato típico. Então, não deixe de experimentá-las.

Por fim, não perca a oportunidade de provar a comida típica das fazendas pantaneiras: pratos feitos no fogão à lenha, saboreados tanto na hora do almoço quanto após as atividades de maior demanda física. Uma fartura de encher os olhos e saciar até o mais exigente paladar.

Bom, agora que você já sabe tudo que há em Bonito para idosos, uma última dica: a cidade não oferece passeios gratuitos. Todas as atividades devem ser adquiridas por meio das agências locais e, salvo raríssimas exceções, é preciso que isso seja feito com certa antecedência.

Isso porque a venda é realizada por meio de uma plataforma do governo municipal para emissão de vouchers. O sistema garante que os preços sejam tabelados, além de assegurar a observância ao número diário de visitantes permitidos, critério essencial à preservação das belezas desse paraíso natural e, claro, de todo o meio ambiente da região.

Gostou do artigo? Então, aproveite para entrar em contato com a gente! Nosso time está pronto para auxiliar você a montar todo o seu roteiro de viagem, garantindo que realize as melhores atividades e conheça os atrativos mais interessantes de Bonito para idosos. Além de estarem aptos para fornecer orientações sobre restaurantes, hotéis e transporte. Aproveite e transforme sua viagem em um passeio inesquecível!