Quem tem crianças em casa sabe que a época mais esperada por todos é a das férias, para a viagem em família, não é mesmo? Mas, com tanta empolgação, é preciso escolher com cuidado o destino ideal e as opções de diversão. Afinal, ninguém quer passar as férias frustrado e com pouca variedade de lazer.

Para ajudar você nesta tarefa, apresentaremos as vantagens de viajar para Bonito, no Mato Grosso do Sul. A cidade é um verdadeiro paraíso escolhido por turistas do Brasil e do mundo, e o que não faltam são opções para relaxar e se aventurar em meio a uma natureza intocada e paradisíaca.

Flutuações, passeio de bote, tirolesa, mergulho e cachoeiras são algumas das formas de se divertir em Bonito. Isso sem falar no contato com vários animais silvestres e nos ótimos restaurantes de culinária local, a maioria com deliciosos peixes no cardápio.

Gostou da ideia? Então continue a leitura e confira algumas dicas imperdíveis para organizar a sua viagem em família para Bonito!

viagem em familia para bonito

Planeje a viagem com antecedência

Bonito é um destino muito procurado na época de férias escolares e feriados prolongados. Por esse motivo, é muito importante que você planeje com antecedência a sua viagem, para garantir entrada nos melhores passeios. Isso porque, por motivos de controle ambiental, várias das atrações da cidade limitam número de pessoas que as acessam, por dia.

Vale ressaltar que vários dos passeios precisam, necessariamente, serem fechados por meio de uma agência de turismo. Essa é a maneira que as autoridades encontraram para controlar o acesso a lugares ainda intocados pelo homem, seguindo com a preservação. Portanto, reserve tempo para pesquisar uma agência de confiança.

Planejando com antecedência, você também tem mais chances de encontrar a hospedagem ideal e, ainda, consegue economizar na compra de passagens aéreas. Então, nada de deixar para a última hora!

Defina a melhor época para a viagem

A cidade de Bonito pode ser visitada durante todo o ano. No entanto, devido ao clima tropical, em algumas épocas pode ter chuvas, o que eleva o nível dos rios (mas não compromete a realização da maioria das atividades). Por isso, na hora de definir a época da viagem, leve em conta esses detalhes e a preferência dos membros da família.

De dezembro a março, o calor aumenta e as chuvas aparecem com mais frequência. Isso faz com que a paisagem fique ainda mais verde e as cachoeiras bem cheias. Já de maio a agosto temos o período mais seco, e os rios ficam com nível mais baixo e bem cristalinos.

Considere a opinião dos membros da família

Quando se trata de viagem em família, é preciso ter muita negociação e diálogo. Afinal, algumas pessoas podem preferir certos tipos de passeios, enquanto outros membros desejam se divertir de outra forma. Portanto, ao organizar as suas férias, leve em conta a opinião e as condições físicas de todos os integrantes da família.

Para visitar algumas atrações de Bonito, como o Abismo Anhumas, por exemplo, é preciso gozar de boa saúde e não ter medo de altura. Há outras opções de diversão para aqueles que adoram aventura na água, uma boa caminhada ou, mesmo, um relaxante banho de cachoeira.

Uma ótima pedida para uma viagem em família é o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul, que oferece inúmeras opções de lazer para agradar desde os pequenos hóspedes com muita aventura, até os idosos, por contar com total acessibilidade. Entre as principais atividades estão flutuação, mergulho, cachoeiras, trilhas, tirolesa etc.

A flutuação, por exemplo, imperdível carro chefe do parque, é realizada na Nascente Azul e em uma extensão do Rio Bonito. Assim, fica muito mais fácil encontrar passeios que agradam a toda a família. Vale a pena conferir!

viagem em familia para bonito mato grosso do sul

Escolha o tipo de hospedagem

Quando viajamos em família, principalmente com crianças e pessoas de mais idade, um dos pontos que merece atenção é a hospedagem. Afinal, é muito importante contar com conforto, estrutura e privacidade.

Por isso, avalie esses pontos antes de fechar com o hotel ou pousada, além de considerar a distância em relação aos passeios que a família quer realizar. Tudo isso deve estar bem detalhado em seu roteiro, para que nenhum dia das sonhadas férias seja desperdiçado.

A localização em relação ao aeroporto também deve ser levada em conta. A cidade de Bonito é atendida pelo aeroporto de Campo Grande, localizado a 300 quilômetros, e também pelo Aeroporto Regional de Bonito, que recebe voos de várias companhias diariamente. Então, é um ponto que vale a pena considerar.

Pesquise restaurantes na região

Uma das coisas mais prazerosas de viajar é poder experimentar iguarias da gastronomia local, provar diferentes sabores e conhecer lugares que são uma autêntica demonstração da cultura da região. Por isso, ao fazer sua viagem em família para Bonito, procure conhecer alguns dos restaurantes que oferecem deliciosos preparos de peixes (o ingrediente mais consumido na região).

Alguns restaurantes conhecidos e apreciados por turistas em Bonito são o Casa do João, Taboa Bar e Pantanal Grill — que tem no cardápio diversas carnes exóticas, como de jacaré e capivara. Alem destes, existem excelentes restaurantes em atrativos turísticos, como o restaurante da Nascente Azul que conta formato self-service, perfeito para quem quer fazer uma boa refeição e, ainda, aproveitar ao máximo todas as atrações.

Mas é preciso tomar o cuidado de não exagerar em alimentos nunca provados, pois o organismo, principalmente das crianças, pode não reagir bem. A dica é se hidratar muito ao longo do dia e fazer diversos lanches leves durante os passeios.

Faça um planejamento financeiro

Após as deliciosas férias, nada melhor do que voltar para casa com as energias renovadas, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso que seja feito um completo planejamento financeiro antes de iniciar a viagem. Assim, é possível evitar imprevistos ou surpresas desagradáveis com as contas da casa.

Ao colocar tudo na ponta do lápis, leve em conta a maior número de variáveis possíveis, como:

  • bilhetes aéreos para adultos e crianças;
  • deslocamento casa/aeroporto/hotel;
  • hospedagem;
  • malas adequadas;
  • despacho de bagagem;
  • seguro-viagem;
  • transporte no local de destino;
  • alimentação;
  • entrada para atrações turísticas.

Outro ponto importante é levar um cartão de crédito extra, afinal, nunca se sabe quando pode acontecer algum imprevisto ou surgir uma demanda de última hora.

Como você viu, ao fazer uma viagem em família, é necessário levar em conta vários aspectos e se organizar com bastante antecedência. Utilize a tecnologia a seu favor para montar planilhas e anotar todas as informações. Dessa maneira você pode avaliar com cuidado cada ponto e tomar as melhores decisões para as suas férias.

Tudo preparado para começar a organizar sua viagem para Bonito? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a familiares a se planejarem também!