Já parou para pensar na importância e nos benefícios de viajar na terceira idade? Após ultrapassar a barreira dos 60 anos, é bem natural ter poucas responsabilidades no dia a dia. Quando já têm filhos crescidos e são aposentadas, as pessoas podem dedicar os momentos do seu dia unicamente ao seu bem-estar pessoal.

A maior preocupação, portanto, passa a ser cuidar da saúde física, manter-se ativo, ter independência e usufruir de boas relações sociais. Nesse sentido, viajar é uma ótima forma de colocar esses objetivos em prática, além de descobrir novas culturas e lugares ser um grande estímulo.

Outro ponto muito positivo é poder viajar sem ter preocupação com datas de ida e volta, já que compromisso e trabalho não costumam ser impedimentos. Quer saber mais sobre a importância de viajar na melhor idade? Continue acompanhando e boa leitura!

Quais os benefícios de viajar na terceira idade?

Confira as principais vantagens de viajar na terceira idade:

  • cérebro ativo, logo, menos chances de doenças mentais: atividades como conversar com pessoas desconhecidas, conhecer novos lugares e ver coisas nunca antes vistas acabam fazendo com que os músculos cerebrais se movimentem mais intensamente;
  • relaxamento: com menos relacionamentos e projetos complexos, a mente pode, enfim, descansar. Isso, sem dúvidas, reflete no relaxamento do corpo. E é claro que o resultado disso é o desestresse;
  • exercício físico: caminhadas são exercícios físicos de boa intensidade para quem está na melhor idade e ajudam a ficar saudável e em forma, desde que não haja esforço em excesso.

importancia-e-os-beneficios-de-viajar-na-terceira-idadeQuais os cuidados necessários para viajar na terceira idade?

É bom se preparar e atentar para alguns detalhes que fazem a diferença em uma viagem. Quer saber quais são? Confira!

Verificar os remédios e visitar o médico antes do passeio

Levar os remédios certos deve ser uma prioridade se você toma alguma medicação diária ou se necessita de algo para momentos específicos, como estômago sensível ou pressão alta. Jamais pense que vai haver uma farmácia no local de destino, afinal, elas podem estar fechadas ou não ter a medicação. Lembre-se de que prevenir é sempre a melhor solução.

Além disso, procure o seu médico para fazer uma avaliação e os exames necessários que possam atestar que a sua saúde está boa e em condições de fazer a viagem. Anote o telefone do médico, caso seja preciso entrar em contato.

Levar os documentos

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se todos os documentos estão em mãos para viajar. Lembre-se de que a carteirinha do SUS ou do plano de saúde e o RG jamais devem faltar na bolsa. Afinal, eles podem ser necessários.

Planejar todas as etapas da viagem

Não deixe de planejar todas as etapas da sua viagem. Independentemente de ser curta ou longa, é importante definir a rota com bastante antecedência. O principal motivo é se organizar e saber o que vai ser feito, o tempo percorrido, como chegará ao local e muito mais.

Além disso, lembre-se de se alimentar nas horas certas e de modo muito mais saudável. Se você for para um local muito quente, frutas e muita água não devem faltar no cardápio diário. Se o destino estiver em uma região mais fria, prefira refeições que aqueçam. As sopas, nesse caso, podem ser ótimas opções.

Quais são as dicas de viagem para idosos?

Para garantir que a sua viagem seja perfeita, é importante seguir algumas recomendações básicas:

  • evitar trajetos longos: considere a quantidade e a duração dos deslocamentos em ônibus, carros ou dos voos, para não abusar de trajetos longos. No transporte aéreo, a dica é evitar conexões, especialmente as que têm um intervalo bem curto entre um voo e outro;
  • montar um roteiro mais leve: inclua menos passeios no roteiro. Assim, é possível aproveitar o lugar com mais calma;
  • ficar atento a possíveis golpes: é imprescindível que se preste mais atenção aos golpes que são aplicados em turistas. Lembre-se de que idosos são vistos como mais vulneráveis, podendo ser um alvo fácil. Em hipótese alguma passe seus dados para desconhecidos. No entanto, tenha sempre um cartão com informações básicas, incluindo telefones importantes e endereço do hotel.

destino-ideal-para-a-terceira-idadeComo escolher o destino ideal para viajar na terceira idade?

O problema que surge no momento de escolher o destino ideal é que muitos acabam se sentindo perdidos em meio a tantas opções de viagem. Conciliar atividades adequadas, conforto e infraestrutura é o grande desafio.

Por isso, para facilitar a sua vida, destacamos os diferenciais que tornam Bonito/MS a melhor opção para você conhecer. Afinal, o turismo nesse lugar é único, pois é sustentável, atendendo a turistas com diversas idades, gostos e desejos. Há aqueles que preferem opções mais leves, os que não abrem mão de uma aventura mais radical e os que escolhem Bonito para recarregar as energias, descansar e contemplar a natureza.

Por essas e muitas outras razões, Bonito é um incrível destino para você que está na melhor idade. As águas cristalinas e a natureza proporcionam um ambiente pacífico e revitalizante.

Você pode, por exemplo, passar o dia em um dos balneários à beira dos rios (um spa natural), caminhar nos passeios de cachoeiras e trilhas mais leves — lembrando, ainda, que há também passeios de contemplação e de observação de pássaros — e curtir uma aventura de bote, que é bem segura e tranquila.

Confira outras opções de passeios nesse lugar perfeito!

Flutuação: uma experiência incrível e única

Sabe uma daquelas coisas que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida? Pois então, o passeio de flutuação em Bonito é uma delas! Para que você tenha uma noção, é uma atividade feita unicamente nesse destino.

Uma dica importante é que o turista comece a prática pelo Complexo de Ecoturismo Nascente Azul. Isso não só pela tranquilidade das águas, mas, principalmente, pela segurança e infraestrutura oferecidas pelo espaço.

Balneários: águas cristalinas e tranquilidade

Para os dias de contemplação da natureza e de descanso, os balneários são as melhores opções, afinal, a cidade tem ótimos estabelecimentos nesse gênero. O balneário da Nascente Azul é um que você não vai se arrepender de conhecer.

O local conta com acessibilidade, infraestrutura completa, deck flutuante, corda bamba, tirolesa aquática, playground, vôlei de areia, Wi-Fi, cama elástica e almoço (opcional).

Cachoeiras: beleza incomparável

As cachoeiras da região de Bonito são simplesmente fantásticas. Em boa parte delas, pequenas e médias grutas se formam sob suas quedas d’água, com piscinas naturais de águas tranquilas e límpidas.

Por fim, não perca a oportunidade de experimentar a comida típica das fazendas pantaneiras. São pratos feitos no fogão à lenha e uma fartura que enche os olhos de qualquer um. Viu só como viajar na terceira idade pode ser inesquecível? Não deixe de seguir essas dicas para fazer uma ótima viagem!

Ficou interessado ao ver tantos passeios incríveis em Bonito/MS? Então, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo!