fbpx
Início » 3 dicas de atividade física e saúde para melhorar sua qualidade de vida

3 dicas de atividade física e saúde para melhorar sua qualidade de vida

por Nascente Azul

Atividades físicas estão diretamente relacionadas à saúde, tanto física quanto mental. Um estudo divulgado pela BBC News mostra que o sedentarismo (falta de atividade física), causa tantas mortes quanto o tabagismo. Por isso, se você se encontra nessa situação, é preciso mudar! E para ajudar nisso, temos 3 dicas de atividade física e saúde para o corpo e para mente. Continue conosco e confira!

Por que atividade física e saúde estão relacionadas?

As atividades físicas oferecem vários benefícios à saúde de maneira geral. Não apenas para questões de estética. Mas também para a socialização e redução de estresse, por exemplo.

Nesse sentido, saiba que quando realizamos exercícios, nosso corpo libera naturalmente serotonina e endorfina. Estes são dois neurotransmissores associados à sensação de bem-estar. Desse modo, ajudam também a diminuir a ansiedade, bem como o estresse

Além disso, se você precisa ou deseja emagrecer e também ter maior fortalecimento muscular, a atividade física é essencial. Estudos ainda revelam que os exercícios ajudam a manter o cérebro jovem. Também proporcionam melhoria na memória, redução do sentimento de estafa e fadiga mental. E entre outros pontos positivos relacionados.

Sem contar o que já mencionamos sobre a letalidade do sedentarismo. Este mal cresceu depois da pandemia. Principalmente, devido ao tanto tempo em casa e em isolamento social. Mas, é preciso buscar formas de conciliar a atividade física e saúde, mantendo a segurança. Assim, é possível continuar com boa saúde.

Finalmente, mas não menos importante, fazer atividade física é também uma maneira de se divertir. Assim, é possível descobrir um novo hobby, ter um tempo de lazer e relaxamento, só para exemplificar. 

Dicas de atividade física e saúde para o corpo e a mente

Então, veja agora como é possível sair da monotonia e buscar um ambiente tranquilo para começar a praticar já!

1. Faça caminhadas ao ar livre

Em primeiro lugar, se você está muito tempo parado, talvez seja mais fácil começar com exercícios leves. Então, experimente uma caminhada tranquila em contato com a natureza

Trilhas acessíveis em meio à mata ciliar – Nascente Azul em Bonito MS
Trilhas acessíveis em meio à mata ciliar – Nascente Azul em Bonito MS

O contato com plantas, ar puro e com os animais ajuda a relaxar, contribui para a respiração e bem-estar. Isso vale tanto para adultos quanto crianças. Então, outra dica é levar a criançada para sua caminhada. De preferência em trilhas arborizadas.

2. Viva novas experiências em contato com a natureza 

Nossa segunda dica é fazer das atividades físicas um estilo de vida. Após retomar o ritmo dos exercícios, por que não buscar novas experiências? 

Por exemplo, as emoções do ecoturismo podem ser divertidas, prazerosas e seguras. Ao mesmo tempo, podem servir para relacionar atividade física e saúde.

Se você gostou da ideia, o melhor destino do ecoturismo do Brasil é Bonito, no Mato Grosso do Sul. O lugar foi eleito dezenas de vezes nessa categoria pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril. O resultado é baseado na opinião dos próprios visitantes. Então, reflete bem a realidade.

Assim, duas dicas de atividades que vão contribuir para sua saúde tanto física quanto mental são:

Flutuação 

Os esportes aquáticos são benéficos para a capacidade respiratória e condicionamento físico de maneira geral. 

Na flutuação em Bonito MS, além desses benefícios, você ainda vai poder entrar em contato com uma fauna e flora subaquática surpreendente. Trata-se de uma atividade leve, simples e repleta de surpresas em meio à natureza. 

Novas experiências de atividade física e saúde – Flutuação Nascente Azul

Antes de entrar na água, você faz uma pequena caminhada em meio à mata ciliar. Depois, deixa o corpo ser levado suavemente pela nascente do rio enquanto observa peixes, plantas e toda vida aquática. Sem dúvida, é muita emoção!

Mergulho

Já o mergulho é feito com equipamentos para respirar debaixo d’água, como o cilindro de oxigênio, por exemplo. Além de outros aparatos para se locomover no mundo subaquático. 

Porém, é também uma atividade leve e nem precisa saber nadar para praticar. Em Bonito, um dos passeios de mergulho mais procurados é o da Nascente Azul. Até crianças de 10 anos podem praticar a atividade. Todos com acompanhamento de guias certificados e treinados.

Novas experiências em atividade física e saúde – Mergulho Nascente Azul
Novas experiências em atividade física e saúde – Mergulho Nascente Azul

Desse modo, é possível observar ainda mais preciosidades do rico ecossistema da região. Além de exercitar o corpo, você vai se sentir um peixe entre os que nadam nessas águas maravilhosas! 

3. Experimente um pouco mais de aventuras 

A adrenalina é um hormônio neurotransmissor responsável por preparar o corpo para a ação. Quando praticamos uma atividade um pouco mais radical, estimulamos a produção dele. 

Aventuras no Pêndulo Humano – Nascente Azul em Bonito MS
Aventuras no Pêndulo Humano – Nascente Azul em Bonito MS

Assim, o corpo passa por uma sensação de energia e também um sentimento de êxito. Afinal, saímos de nossa zona de conforto, vencemos um novo obstáculo, bem como um desafio. Isso tudo ajuda a liberar os chamados “hormônios da felicidade”. Só para exemplificar, serotonina, endorfina e dopamina.

Desse modo, ao praticar aventuras você se sente mais livre, confiante, motivado e menos estressado

Aventuras do ecoturismo em Bonito MS

Falando da cidade do ecoturismo, em Bonito você pode experimentar:

Tirolesa Nascente Azul em Bonito MS
Tirolesa Nascente Azul em Bonito MS
  • Tirolesa: na Nascente Azul, você faz um percurso por cima de uma Cachoeira de Tufas incrível. E uma paisagem única da Serra da Bodoquena.
  • Pêndulo Humano: ainda na Nascente Azul, você também pode viver essa experiência incrível. É só deixar o corpo balançar pela ação da gravidade, suspenso por uma corda de aço e equipamentos de segurança.
  • Boia cross: que pode ser feito em outros atrativos de Bonito MS. Você pode experimentar a emoção de descer por corredeiras em botes infláveis. A cidade possui vários rios, lagos e cachoeiras de águas cristalinas. Todos impressionantes!
  • Rapel: em Bonito, você ainda encontra opções de rapel em meio a cachoeiras. Por exemplo, o da Boca da Onça — a maior queda d’água do MS! Você vai descendo enquanto contempla a linda paisagem e sente a emoção de descer mais de 150 metros de altura.
  • E muitas outras aventuras!

Tenha mais atividade física e saúde na sua vida!

Atividade física e saúde são igualmente importantes. Afinal, diferentes exercícios ajudam a melhorar a qualidade de vida. A prática contribui para o condicionamento físico e bem-estar. Mas, também ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e outros problemas que afetam a mente.

Por isso, é importante encontrar a atividade física que melhor se encaixe às suas preferências! Uma forma de se motivar a sair do sedentarismo é mesclar essas atividades ao lazer.

Nesse sentido, vale buscar experiências novas, conhecer novos lugares e novos passeios. O ecoturismo oferece várias atrações em meio à natureza. Isso por sua vez ajuda na sensação de prazer, satisfação e alívio da fadiga mental. E o destino de ecoturismo que se destaca no Brasil é Bonito MS. Logo, vale a pena conhecer e viver as várias emoções que citamos anteriormente. 

Gostou e quer colocar em prática essas dicas de atividade física e saúde? Se sim, leia também estes outros artigos para saber mais:

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais